Abrir corretora de seguros? Aprenda 05 dicas práticas!
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5 Dicas para abrir uma corretora de seguros na prática!

Abrir corretora de seguros é essencial para quem deseja alcançar maiores e melhores resultados financeiros, além de buscar criar um negócio efetivo de verdade. 

No entanto, isso não quer dizer que esse é um processo simples, uma vez que é necessário dar conta de algumas solicitações de órgãos reguladores e conhecer muito bem o segmento que se pretende desbravar.

No começo dessa caminhada para abrir uma corretora de seguros, é habitual ter algumas dificuldades em determinados pontos e dúvidas de como proceder a determinadas situações que aparecem no meio desse processo.

Pensando nisso, montamos um guia prático para mostrar tudo o que se precisa saber para alcançar essa meta, tornar-se uma referência e abrir uma corretora de seguros na prática.

Por que abrir uma corretora de seguros?

Qualquer profissional que almeja abrir uma corretora de seguros deve estar atento a situação desse setor. E, felizmente, o mercado de seguro nacional passa por um período de alta e chegou a crescer 10% no mês de novembro, obtendo o terceiro melhor resultado no ano passado.

Mesmo com a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 em todo o planeta, a área registrou aumento de quase 5% nos primeiros 11 meses de 2020. As informações pertencem ao IRB+Inteligência, um serviço de inteligência de dados que possui o intuito de propagar estatísticas e as tendências do setor de seguros.

Ainda conforme o relatório, essa boa fase acontece especialmente em função de alguns tipos de seguros, como seguros de vida e algumas categorias rurais. Todavia, as informações gerais também fornecem otimismo para todo o mercado de seguros brasileiro.

Qual a importância de abrir uma corretora de seguros?

A quantidade de clientes de seguros só está aumentando no país, sobretudo, porque muitos brasileiros ainda não contam com um serviço desse tipo. Atualmente, milhares de pessoas já estão tomando consciência e entendem que um seguro é uma necessidade básica.

Portanto, abrir uma corretora de seguros agora é uma excelente pedida. Mas, se precisar de mais algumas razões, veja bons motivos abaixo!

Trabalhar de maneira formal

A formalização é algo necessário para alcançar e transmitir credibilidade e segurança aos clientes. Portanto, contar com um CNPJ, uma sede comercial para atendimento do público, telefone para contato e referências no mercado asseguram muito mais prestígio ao abrir uma corretora de seguros.

Todos esses fatores despertam o interesse da clientela e demonstram mais profissionalismo para quem está procurando um serviço para contratar. 

Ao trabalhar de modo formal, se torna possível comprovar que o negócio é plenamente sério e atua corretamente.

Aumentar o valor de mercado

Como citado anteriormente, abrir corretora de seguros faz com que o empreendedor agregue ainda mais valor para a sua própria atuação e potencialize o que pode fazer legalmente em um mercado em franco crescimento.

Além disso, uma corretora devidamente formalizada concede muito mais confiança e pode chamar atenção de um número maior de clientes. 

Em contrapartida, o responsável por uma nova empresa também eleva o seu valor, já que está operando em um outro patamar a partir de agora.

Escalar as vendas

A capacidade de escalar as vendas é relevante em um mercado tão concorrido, especialmente, ao considerar o dinamismo das empresas e a capacidade em atender as demandas do seu público.

Ao abrir a corretora de seguros, é necessário mapear e monitorar os seus procedimentos e definir melhorias no desenvolvimento das atividades, de maneira que se alcance o nível desejado.

Essa capacidade de escalonamento apenas depende da empresa e/ou da equipe e de sua gestão, visando unificar as forças, estabelecer sinergia, permitindo uma melhor entrega de serviços e produtos para se projetar no mercado.

Contar com uma equipe qualificada

Como crescer a corretora de seguros passa por contar e gerenciar a sua própria equipe. Sendo assim, o treinamento contínuo e apropriado dos seus colaboradores é essencial.

Portanto, o empreendedor necessitará investir tempo e dinheiro em qualificações e em profissionais que demonstrem talento e conhecimento para lidar com clientes e com o setor de seguros.

Afinal, atender e atrair potenciais clientes são pontos chaves nesse tipo de negócio.

Dicas para abrir uma corretora de seguros de sucesso

Abrir uma corretora de seguros demanda investimento, preparação, planejamento e muita pesquisa sobre o setor e o local onde se pretende iniciar os trabalhos. Além disso, o ideal é avaliar a área de atuação, a viabilidade do seu plano de negócio e muito mais!

E, qualquer um que queira saber como crescer a corretora de seguros poderá aproveitar as dicas a seguir!

Estude a concorrência

De acordo com o tipo de serviços que cada negócio poderá fornecer para o seu público, é de vital importância conhecer muito bem os seus concorrentes. Assim, é recomendado efetuar uma detalhada pesquisa de mercado tanto municipal quanto regional.

Essas ações podem ser efetuadas de maneira prévia, ou seja, até mesmo antes do início dos trabalhos para que ninguém se surpreenda com os rivais ao abrir as portas oficialmente.

Tenha uma persona definida

Como fazer crescer a corretora de seguros envolve ações de marketing assertivas. No entanto, esse caminho pode ser muito mais caótico e problemático quando não se sabe quem é o seu cliente.

Basicamente, a persona é a representação do seu cliente ideal, unificando todas as características que interferem ou não ao efetuar uma aquisição do produto e/ou serviço online ou offline. Ou seja, a persona é a versão mais próxima do seu cliente ideal.

A partir disso, essa definição da persona acaba por conduzir toda a estratégia de marketing do negócio, em qualquer canal que se opte por utilizar para anunciar o empreendimento.

Construa uma rede de apoio para trabalhar em conjunto

Pessoas com experiência no segmento, que tenham passado por períodos de crescimento e recuo do mercado, são ótimas aliadas na procura e retenção de clientes.

Afinal, uma performance alta é imprescindível, entretanto esse networking de qualidade pode conceder uma boa vantagem competitiva e posicionar o seu negócio à frente da concorrência.

Dessa maneira, o trabalho não se torna baseado em uma única fonte, porém se beneficia de um conjunto.

Defina sua área de atuação

Ao abrir uma corretora de seguros é necessário definir a sua área de atuação, uma vez que esse mercado possui diversos nichos a serem explorados. A empresa pode fornecer uma grande variedade de seguros tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

A lista é considerável e contempla seguro para carros, seguros de vida, seguro residencial, seguro viagem, seguro safra, entre diversos outros tipos. 

No entanto, cabe ao empreendedor estabelecer qual maneira de atuar é a ideal para o seu estilo de vida, produtividade da sua equipe e capacidade de investimento, bem como aquele campo que encontraria mais abertura na sua região.

Conheça o mercado

Para abrir uma corretora de seguros não adianta somente colocar dinheiro e encontrar uma equipe. Tentar se destacar em um mercado concorrido pode ser mais complexo do que se imagina. 

É necessário entender que quanto mais se conhece as nuances do mercado e se prepara para a condição econômica do Brasil, mais longe se irá nessa jornada. 

Portanto, esse início de negócio deve passar pela avaliação das taxas de investimento no campo de atuação desejado, juros repassados aos credores e outros dados. 

Além disso, qualquer iniciativa tomada na hora errada pode consideravelmente diminuir as oportunidades de despontar no setor. Por isso, planejamento e conhecimento sempre são os melhores aliados quando se começa a empreender.

Quando vale a pena abrir uma corretora de seguros?

A ideia de abrir uma corretora de seguros compensa muito quando o trabalho de maneira individualizada já não é suficiente para atender a demanda e o profissional necessita escalar as vendas de modo estratégico, dividindo os processos com uma equipe.

Afinal, iniciar uma empresa nesse setor é um verdadeiro desafio, só que fornece boas oportunidades tanto de mercado quanto de ascensão. 

Além da enorme diversidade de serviços, que abrem possibilidade para alcançar vários públicos, ainda há muitos nichos no mercado nacional com amplo espaço para investimento.

Além dos dados de resultados positivos ao longo do ano passado, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também divulgou informações que mostram o aumento da contratação de diversos tipos de seguros nos primeiros meses de 2021.

Por exemplo, a aquisição de seguro de vidas subiu mais de 11% e aproximadamente 120% entre a parcela mais jovem da população. Portanto, vários tipos de serviços ainda possuem um grande mercado a ser desbravado e serviços mais conhecidos estão conquistando cada vez mais atenção da população.  

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