De acordo com um comunicado divulgado nesta segunda feira (11/11), a SUSEP acabou desregulamentando a atividade de corretores de seguros. Mas afinal, quais serão os impactos que essa decisão terá daqui para a frente?
É isso o que a UpHold Contabilidade analisa de forma simples e objetiva neste texto.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma entidade governamental de regulação dos profissionais que trabalham com seguros, e todas as sub-classes, inclusive a tão nobre profissão de corretor de seguros.
Em nota oficial, o órgão disse que a medida foi tomada com o objetivo de gerar mais eficiência à gestão pública e concentrar esforços em atividades que de fato demandem regulamentação específica.
Ainda em nota, a SUSEP disse que a categoria de corretores de seguros trabalha de maneira bastante madura, podendo atuar em ambientes mais flexíveis, onde esta decisão acabará trazendo mais liberdade e eficiência nos trabalhos.

Quais os impactos que essa decisão traz ao corretor de seguros?
Ainda é prematuro para se dizer, mas aparentemente, este comunicado pode ser visto com bons olhos para os profissionais que trabalham no universo de corretoras de seguros.
Esta iniciativa por parte da SUSEP era esperada a bastante tempo pelos profissionais e em algum momento ela realmente aconteceria.
O momento agora é extremamente favorável para que os profissionais mais experientes e corretores de seguros possam se unir para criarem um próprio conselho regional, impondo as regras que uma corretora de seguros realmente necessita para trabalhar com qualidade a longo prazo.
Para você que sempre esperou uma oportunidade de fazer a diferença dentro do universo das corretoras de seguros, sua chance chegou. Essa é a oportunidade dos corretores de seguros transformarem a categoria em algo mais sério e profissional.
Portanto, neste primeiro momento, não temos motivos para temer uma grande mudança. Conte com a UpHold Assessoria para informar todas as novidades que estarão por vir sobre o assunto!
E você? O que acha desta nova mudança para os corretores de seguros? Comenta conosco nos comentários abaixo!
Seja atendido por quem realmente é especialista em contabilidade para corretora de seguros.
A profissao de corretor ainda será mantida a necessidade de curso de habilitaçao? Registro? e outras exigencias que a SUSEP fazia? ou a partir de agora a profissão poderá ser exercida por qualquer pessoa que esteja ligado a vendas?
Olá Elisa, ainda é muito cedo para saber essas questões, pois esse processo ainda está apenas no começo. Eu acredito de verdade que deve ser mantido. Mas será tudo reestruturado pelo novo modelo de autorregulação. Acredito que é uma grande oportunidade para se criar um Conselho Regional (ou Federal) de Classe, e ele terá essa missão de pensar na profissão.
Campo aberto para criação de Conselhos de Classe que nada fazem em beneficio da categoria mas que cobram fábulas, algumas como o CRECI não oferecem um copo dàgua sequer aos filiados, somente não esquecem de mandar um boleto gigante a cada novo ano. Citei este mas poderia citar outros tantos. Mais uma vez chance de riqueza a apadrinhados políticos, bem vindos ao Brasil. Aos Corretores que já vivem a mingua a tempos (raras excessões). Logo veremos as grandes corretoras dominando os Conselhos de Classe.
Ola Armindo, sim é provável a criação de um Conselho de Classe dos Corretores, e certamente as mesmas pessoas que fazem políticas no seguro hoje (sindicalistas, deputados e etc) com certeza estarão a frente disso. Mas cabe aos próprios corretores montarem chapas concorrentes para mudar esse processo. O que acontece é que as pessoas estão tão chateadas com todo o processo político que vemos no Brasil, que acabam se afastando da “boa política” e com isso quem ganha é a “velha política”.
Sua explicação foi otima, muito obrigada
Olá Rita, boa noite! obrigado pela sua visita em nosso blog.
Pergunto ao comando da SUSEP. Esse é um pleito antigo da categoria exatamente quem da categoria, das seguradoras que desejam fazer a venda direta ou de quem não teve QI suficiente para passar na prova da SUSEP????
Tenho certeza que dos corretores de seguros que sustentam todo o sistema securitário não foi.
Olá Edson, pense que a “corretagem de seguros” era gerida por uma autarquia de pessoas que não são “corretores de seguros”, diferente da categoria de médicos, contadores e advogados por exemplo. É nesse sentido em que a própria categoria vêm se manifestando interesse em assumir. O certo era se instituir um Conselho Federal de Corretores de Seguros, e vir de cima para baixo criando-se Conselhos Regionais de Corretores de Seguros. Somente assim a atividade será regulada por gente que entende da área. Essa é nossa visão.
Muito obrigada pela explicação!
Vejo com muita preocupação essa medida, pois, há tempos, se houve falar que existe um forte loby no congresso para liberar a venda direta pelas seguradoras, deixando mais de 100 mil profissionais a merce de em um mercado que hoje já é bem concorrido.
Olá Benê, mas a ideia da autorregulação não é permitir a venda direta da Seguradoras, até porque, não existe impeditivo sobre isso (apenas as Seguradoras que fazem venda direta têm que pagar comissões para a Escola Nacional de Seguros), as a questão central é que seja um mercado regulado por pessoas de “corretagem de seguros” mesmo, e não como é hoje, por uma autarquia que não tem nenhum corretor de seguros no comando.