Atualmente uma das maiores dúvidas dos corretores de seguros acabam sendo relacionadas às comissões pagas pelas Seguradoras. Afinal, elas devem realmente constar nas apólices de seguros?
Em sua grande maioria os corretores de seguros lutam contra isso, com argumentos fortes, tais como: Em nenhuma outra profissão é obrigatório a exposição de suas rendas, porque temos que expor as nossas?
Apesar da confusão mental que pode causar no seu consumidor final, ter uma resposta rápida para esse tipo de questionamento é essencial para manter a credibilidade do seu trabalho.
Afinal, ao se depararem com uma comissão marcada de 30%, muitos consumidores vão querer negociar essa comissão para pagarem mais barato no serviço.
Por isso, a Uphold separou este artigo de hoje para discutir exatamente esse assunto. Será que é realmente certo constar o valor das comissões pagas aos corretores de seguros?
Comissões dos Corretores de Seguros – O que fazer?
Apesar de você como corretor de seguros, talvez não gostar da sugestão, acreditamos que ela seja a mais viável para o atual momento. Se feitas de uma forma estruturada.
Em determinados produtos como: CARRO FÁCIL, CONSÓRCIOS, SEGUROS SAÚDE, a grande maioria das Seguradoras já trabalham com padronizações nos valores pagos de comissionamento. Porém, no seguro de automóvel isso não existe. Fica a cargo do próprio corretor de seguros decidir a taxa de carregamento.
Logo, o plano é o seguinte, a padronização das corretagens de seguros também nesse produto: AUTOMÓVEL. Porém, com mais um atrativo, o pagamento de bonificações.
Por isso, se o cliente fechar com o corretor A ou com corretor B, o mesmo produto, será pago o mesmo comissionamento. Que por sua vez será mencionado na apólice de seguros da mesma forma, ou seja, o cliente final não faria concorrência por preço, mas por outros atributos que os corretores de seguros se diferenciam, tais como: bom atendimento, prestatividade, consultoria sobre o produto, etc.
Portanto, o sistema de bonificação pode se tornar bastante atrativo quando falamos de diminuição de comissões específicas.
E as Seguradoras, o que acham disso?
A maioria das SEGURADORAS ainda não se manifestaram sobre a exposição de valores comissionáveis em apólices de seguros. Mas é fato, que nenhuma delas está preparada de forma sistêmica, para cumprir tal exigência da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.
Apesar de parecer simples, sabemos que esse é um processo complicado e que muitas vezes, exige mudanças de rotina e movimentação específica. Por isso, ter um relacionamento próximo com as empresas responsáveis por esses produtos é fundamental.
E com relação à padronização de comissões e pagamentos de bonificações, certamente nunca foi levado um projeto aprofundado nesse caminho. Mas certamente é uma solução viável.
Agora, conte para nós: Você acredita que as comissões pagas aos corretores de seguros devem ser marcadas nas apólices de seguros de maneira efetiva? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Por: Everton Rocha
Uphold Contabilidade especialista em corretores de seguros