Como aproveitar a sazonalidade para vender seguros? - Uphold
sazonalidade para vender seguros

Como aproveitar a sazonalidade para vender seguros?

Usar a sazonalidade para vender seguros é uma ótima forma de aumentar resultados com pouco investimento.

Isso acontece por conta de muitos fatores, seja pelo alinhamento da sua venda com a tendência do mercado, pela maximização do alcance etc.

Milhares de empresas usam as datas comemorativas para atrelar um serviço com algum acontecimento, e dentro do mercado de apólices não é diferente.

Contudo, vale destacar alguns pontos específicos e entender em sua totalidade o assunto, caso contrário um gestor dificilmente consegue potencializar suas vendas tão bem quanto poderia.

Agora que você sabe que a sazonalidade para vender seguros é uma realidade, você aprenderá como tornar isso possível durante os seus processos de vendas no restante deste artigo que a Uphold Contabilidade preparou.

O que sazonalidade e mercado de corretores de seguros têm em comum?

A sazonalidade e o mercado de corretores de seguros possuem traços em comum, como aumento de vendas devido às tendências de mercado e acompanhamento de acontecimentos positivos e negativos.

Um exemplo pode ser usado para você entender melhor as peculiaridades que ambas têm em comum.

Imagine que o Governo apresentou propostas para incentivar o mercado de seguros. Este evento atípico e sazonal impacta diretamente no processo de vendas.

Algo real e que aconteceu recentemente e pode ser usado a partir da sazonalidade para vender seguros é o fim do DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

A partir de 2020 entrou em vigor a medida provisória 904/2019 que extingue a modalidade.

Desta maneira é natural que essa MP provoque um aumento da procura por seguros com funções parecidas ou próximas, sendo uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e prospectar clientes órfãos do benefício DPVAT.

Por isso, você, gestor ou empresário, precisa estar atento ao mundo corporativo e acompanhar as novidades que estão ligadas diretamente ou indiretamente ao processo de vendas de seguros.

Vale destacar também que as datas comemorativas podem ser relacionadas aos seguros de diferentes maneiras.

Uma data recorrente e muito usada por gestores é o carnaval.

Por ser um feriado extenso, muitas famílias usam esse hiato para viajar de carro e as seguradoras aproveitam para sensibilizar os potenciais clientes sobre a segurança dos entes queridos.

Isso faz todo sentido e a mensagem pode ser potencializada com as notícias de acidentes nas rodovias que, infelizmente, são frequentes neste período.

Ainda sobre as datas comemorativas, leia o tópico seguinte e entenda a razão e a importância de usar a sazonalidade para vender seguros.

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Por que usar datas comemorativas para vender seguros?

O uso das datas comemorativas para vender seguros precisa ser uma prática recorrente para maximizar resultados e, principalmente, economizar com as verbas voltadas para a promoção.

Embora seja uma prática fácil e com pouca necessidade de investimento, poucas empresas dão a devida atenção.

Além disso, se você levar em consideração que, de acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), de janeiro a setembro de 2020, os seguros contratados somaram R$ 14,6 bilhões em receitas.

Com essa informação é possível acreditar que as seguradoras mais experientes no uso da sazonalidade para vender seguros têm melhores resultados.

Os dados recentes da SUSEP também mostram uma alta de 11,7% em relação ao mesmo período do ano retrasado.

Ou seja, a tendência de alta mostra um ótimo momento para passar a colocar em prática o uso das datas comemorativas no processo de venda.

Mas afinal, como usar a sazonalidade para vender seguros? A Uphold Contabilidade vai te mostrar no tópico a seguir!

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5 dicas de como aproveitar a sazonalidade para vender seguros

As datas comemorativas devem ser implementadas no processo de vendas de seguros e para isso acontecer basta seguir 5 dicas consideradas cruciais para uma implementação rápida e assertiva.

Ainda assim, é necessário analisar o momento e, se possível, potencializar essa data comemorativa por meio da publicidade.

Seja com artigos para blogs, posts nas redes sociais ou até materiais impressos, sempre busque manter uma comunicação alinhada com seus propósitos.

Dito isso, vamos as 5 dicas de como aproveitar a sazonalidade para vender seguros!

1. Planeje suas ações com dois meses de antecedência à data comemorativa

Ao início de um planejamento anual, você precisa considerar as datas comemorativas que mais chamam atenção dentro do seu nicho.

Se você quer realizar uma ação no Natal, por exemplo, é preciso estruturar tudo com dois meses de antecedência pelo menos.

Isso é algo relativamente fácil uma vez que a data comemorativa é algo previsto para acontecer.

Ainda assim, caso encontre algum tipo de dificuldade, tente separar as datas mais pertinentes dentro do seu nicho de seguros e crie marcações dois meses antes.

Com isso, você terá mais facilidade para gerenciar os eventos sazonais.

2. Otimize seu tempo livre

O uso estratégico das datas comemorativas na venda de seguros começa com planejamento e por isso você precisa contar tempo livre.

Isso significa que a redução de ciclos e a criação de intervalos maiores para o planejamento se faz necessário.

Esse processo também pode ser feito de dezenas de formas e a Uphold Contabilidade conta com um artigo sobre gestão de corretora de seguros.

Ali, ensinamos como fazer para otimizar os processos de maneira inteligente e eficiente. Dê uma olhada e otimizar o seu tempo não será problema!

3. Trabalhe sua carteira de clientes e produtos

Outra dica fundamental para conseguir mais seguros através da sazonalidade é trabalhar sua carteira de clientes e produtos de maneira prévia.

Uma vez que as datas comemorativas estão planejadas com dois meses de antecedência, você pode trabalhar sua carteira de clientes e produtos de uma forma mais eficiente.

Ainda no exemplo do carnaval, você pode aproveitar a data e buscar formas de aumentar o ticket médio entre os atuais segurados da sua empresa.

4. Mantenha um relacionamento próximo com o seu cliente

Outra dica indispensável para usar a sazonalidade para vender seguros é usar as datas comemorativas para estreitar o laço entre a sua empresa e seu cliente em potencial.

Caso você tenha uma lista de newsletter, por exemplo, é possível criar felicitações e assim manter a sua empresa viva no inconsciente do futuro cliente por mais tempo.

Desta maneira, uma peça de publicidade tem seu efeito potencializado no momento da tomada de decisão.

5. Venda online

Por fim, a última dica e talvez uma das mais importantes é manter uma plataforma para vendas online com atendes dedicados unicamente para o canal online.

Para muitos, a presença digital ainda não aconteceu e se este for o caso do seu negócio, saiba que as vendas sazonais têm um importante papel nos e-commerces por ser um canal fácil e ágil.

Vale a pena trabalhar a sazonalidade para vender seguros?

Usar a sazonalidade para vender seguros é um importante diferencial que pode determinar o sucesso e o futuro do seu negócio, justamente por isso ela é tão importante.

Se você deseja resultados ainda maiores e ao mesmo tempo pretende estreitar a relação entre a sua empresa e o seu atual ou futuro cliente no mercado de seguros, a melhor maneira é partir de datas comemorativas.

Felizmente, a implementação de ações que trabalham eventos sazonais é algo relativamente simples e partir deste artigo é bem mais fácil.

Além disso, saiba que se você precisa ter um planejamento bem elaborado com todos os passos necessários para a abertura e bom andamento da sua corretora de seguros, pode contar com a Uphold Contabilidade.

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