como aumentar a taxa de retenção do segurado

Como aumentar a taxa de retenção do segurado na corretora?

Para todo corretor que deseja manter uma lista fiel de clientes, é preciso pensar em como aumentar a taxa de retenção do segurado. 

Afinal, manter um cliente é muito mais barato para a empresa do que investir em novos clientes. Mesmo que o tema da taxa de retenção do segurado não seja um assunto muito comum entre os profissionais da área, ela é fundamental para nutrir sua base de clientes. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te explicar a importância de manter uma taxa de retenção do seguro alta no seu negócio e como criar estratégias eficientes para conquistar mais pessoas sem grandes esforços. 

Vamos lá?

O que é a taxa de retenção do segurado?

Imagine que você consegue um novo cliente, através de alguma ação de marketing que você promoveu. Como garantir que, da próxima vez que esse cliente precisar de um corretor de seguros, ele contará com o seu serviço? 

Para que esse cliente se fidelize, são necessárias diversas ações para melhorar a taxa de retenção do segurado. 

Esse trabalho reúne atividades e boas práticas que a corretora realiza para construir um relacionamento próximo do cliente, conseguindo assim reduzir o número de abandonos por cliente. 

Qual a importância de manter uma boa taxa de retenção do segurado na sua corretora? 

Como já falamos, manter um cliente fiel à sua corretora é muito mais barato do que conquistar um novo. 

Além disso, em pesquisa realizada pela Harvard Business School, uma das mais importantes escolas de negócio do mundo, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a lucratividade de 25% a 95%. 

Manter uma boa taxa de retenção do segurado clientes, não é somente mais barato, como mais lucrativo! 

7 dicas simples e objetivas para manter a taxa de retenção do segurado na sua empresa! 

Que a retenção é importante para todas as empresas você já sabe. Agora, é a hora de descobrir como fazer isso! 

Em uma realidade em que já existem diversas estratégias que aumentam as chances dos seus clientes voltarem a buscar os seus serviços, não faz sentido ficar de fora desses benefícios, não é? 

Então confira as dicas que preparamos para você manter a taxa de retenção do segurado dentro da sua empresa de maneira constante!

1. Se faça presente na vida do segurado ao longo do ano

O seu cliente não precisa ser um grande amigo com quem você fala todos os dias. Mas, para aumentar a taxa de retenção do segurado, pode ser necessário ativar o contato dele ao longo do ano. 

Lembre-se, por exemplo, do aniversário dele e envie uma mensagem de parabéns. Após um atendimento, vale consultá-lo periodicamente para garantir que ele não precisa de mais de um apoio profissional. 

Atitudes como essa ajudam a fazer com que o segurado lembre-se sempre do seu serviço! 

2. Lembre de datas comemorativas importantes

O aniversário do segurado é importante, mas há outras datas que também podem ser celebradas para que você possa parabenizá-lo, por exemplo: 

  • Dia das mães e dos pais; 
  • Natal; 
  • Ano novo; 
  • Dia do Cliente.

Todo mundo adora ser lembrado em datas importantes. Faça seu cliente sentir-se especial. Temos certeza que no momento da renovação, ele levará muitas coisas em consideração. E esse processo certamente será um deles.

3. Eduque seus clientes

Ofereça, de forma gratuita, informações sobre o seu negócio que possam ajudar o seu cliente no dia a dia. Assim, ele entende melhor sobre o seu negócio e se sente até mais confortável para conversar com você. 

Esses conteúdos não são feitos para explicar como você faz o seu trabalho e sim ajudar o cliente nas suas principais dores e problemas do dia a dia.  

Distribua esses conteúdos nos formatos de artigo para blogs, e-book, e-mail marketing e quais formatos conversem melhor com os seus clientes. 

4. Informe o que está acontecendo dentro da apólice dele 

Enquanto uma apólice está em construção, pode ser que demore um tempo. É sua obrigação, como corretor, informar o seu segurado sobre o que está acontecendo dentro do documento emitido pela corretora para formalizar o contrato. 

Lembre-se que uma atitude de confiança e transparência, muitas vezes é o suficiente para que o cliente entenda que não é apenas um número em seu negócio. 

5. Trabalhe mimos e brindes em troca de renovações

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em diferenciais que atraiam o cliente e gerem resultados. 

No caso das corretoras, pode ser interessante oferecer mimos no momento da renovação. É um atrativo para o cliente e um bom negócio para a empresa.

Cadernos, canetas, chaveiros e pen drives são opções interessantes e que não caem tão facilmente no esquecimento do cliente. 

6. Tenha um atendimento humanizado

Fale com cada cliente individualmente, entendendo os seus problemas, dores e dando todo o suporte necessário. Trate cada cliente como uma pessoa única e um atendimento próximo. 

Esteja próximo diante dos principais canais de contato que ele costuma utilizar, seja um e-mail, um chatbot ou no WhatsApp. Tente sempre escutar qual é a demanda do cliente e sempre faça questão de dizer que esse atendimento é único e personalizável. 

Afinal, nem todas as pessoas precisam realmente da mesma resolução de problemas. E é nesse momento que você consegue se destacar de corretoras de seguros na região. Pensando como uma empresa nacional!

7. Avise sobre a renovação com tempo suficiente

O contrato do seu segurado precisa ser renovado? Avise-o com antecedência! Essa é uma forma de lembrá-lo que você está atento ao contrato dele e faz questão de que ele continue contando com o seu serviço. 

Por necessitar de um atendimento individualizado que aumenta a confiança e melhora a taxa de retenção do segurado, essa também pode ser a oportunidade de escutar possíveis novas demandas e aumentar o ticket médio da empresa.

Neste caso, a antecedência pode ser sua aliada. Muitos corretores empreendedores acabam perdendo boas oportunidades por deixar para avisar da renovação na última hora com “medo” de perder o cliente. 

Se a sua empresa não tiver este tipo de cultura enraizada, avisar sobre a renovação do seguro pode ser uma outra maneira eficiente de aumentar a taxa de retenção do segurado dentro da sua empresa!

O que uma corretora de seguros ganha com uma boa taxa de retenção do segurado? 

Manter os bons clientes, conquistar novos e aumentar o lucro é o objetivo de qualquer empresa, certo? 

Para que tudo isso aconteça, são necessárias uma série de ações integradas, que envolvem praticamente todos os setores da empresa. E uma boa taxa de retenção do segurado também está entre essas estratégias. 

Veja só qual a importância de uma boa taxa de retenção do segurado: 

a. Lucratividade

Mantendo bons relacionamentos e clientes fiéis, você ganha uma boa segurança financeira, permitindo que você invista na ampliação do seu negócio. Com a segurança financeira vinda dos clientes retidos, você ganha espaço para investir em novos clientes. 

Afinal, como empreendedor, você certamente sabe que um cliente que já conhece o seu trabalho e confia na experiência de trabalho acaba custando muito menos do que “procurar” novos consumidores de maneira aleatória.

Por isso, podemos dizer que conquistar novos clientes é excelente. Mas somente mantendo os que você já possui é possível aumentar a lucratividade da empresa de diferentes formas, inclusive, utilizando recursos como o upsell

b. Crescimento simplificado

Para transformar novos clientes em consumidores fidelizados, é preciso uma série de ações para reter esse segurado. 

Se você entende e usa as ferramentas que aumentam a taxa de retenção a seu favor, fica muito mais fácil ter um crescimento orgânico e simples. 

Desta forma, não abra mão do marketing digital e principalmente, de escutar o que as pessoas que já compram de você buscam. Isso pode ser o melhor caminho para ter um crescimento orgânico e simplificado.

c. Clientes fiéis

Ter clientes fidelizados, que usufruem do seu serviço pelo resto da vida é uma das grandes conquistas de um corretor. 

E isso só é possível quando se constrói um relacionamento sólido e de confiança com o cliente. 

Neste caso, busque sempre ter em mente que a taxa de retenção do segurado é uma ferramenta fundamental para criar esse relacionamento de longo prazo.

Vale a pena investir em manter uma taxa de retenção do segurado na empresa? 

Podemos dizer que clientes são conquistados por uma boa experiência de atendimento. E quando falamos em estratégias de retenção de clientes, o atendimento de qualidade pode garantir a permanência dos consumidores por mais tempo. 

Por isso, podemos concluir que manter uma taxa de retenção do segurado faz toda a diferença quando pensamos em crescimento a longo prazo e construção de cases de sucesso dentro de qualquer corretora de seguros. 

Quando um negócio, seja ele qual for, faz questão de lidar bem com o seu público, buscando qualificar suas equipes de atendimento, isso acaba refletindo de maneira positiva nas vendas e na satisfação com a empresa de modo geral.

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