UpHold
  • Home
  • Para você
    • Corretores de Seguros
    • Profissional Liberal
    • Profissionais de Saúde
  • Abertura de Empresas
  • Blog
    • Corretor de Seguros
    • Pejotização
  • Contato

Como começar a se organizar na pejotização? Aprenda os principais passos

Como começar a se organizar na pejotização? Aprenda os principais passos

Ao deixar a vida de trabalhador CLT para trás, é muito importante que você aprenda os caminhos certos para começar a se organizar na pejotização.

Afinal, todos os processos da empresa, tomadas de decisões e organizações financeiras, pelo menos inicialmente, dependerão exclusivamente de você e do seu sócio, se esse for o caso. 

E aprender algumas estratégias para organizar sua vida empresarial pode se tornar determinante no longo prazo, visando principalmente, o crescimento do seu negócio no longo prazo.

Desta maneira, a Uphold Contabilidade preparou este conteúdo exclusivo para te ajudar exatamente a começar a se organizar na pejotização de maneira simples, porém, efetiva.

Aprendendo a se organizar na pejotização

O primeiro passo, é você colocar em frente todos os setores que precisa lidar inicialmente, e organizar esses processos um de cada vez. Afinal, sabemos que neste início, muitas vezes, é preciso lidar com setores financeiro, comercial, administrativo e também o de produção.

Pensando nisso, separamos algumas etapas importantes que você pode seguir para conseguir manter sua vida empresarial sempre em ordem. 

Conta corrente jurídica

Ao começar a vender seus serviços, você começa a ver o caixa da empresa a crescer, o que é totalmente normal. Porém, o maior erro é você achar que todo aquele montante de dinheiro, é efetivamente seu. 

Portanto, o segundo passo, é você abrir uma conta corrente específica para a sua conta jurídica. 

Inclusive, nos dias de hoje existem diversas opções simples e práticas para isso, como contar com a abertura de contas correntes digitais gratuitas, como o Banco Inter e outras com tarifas extremamente reduzidas, como o Banco Original.

Separar os custos fixos da empresa

Neste momento, com a conta corrente da empresa aberta, você irá se deparar com os custos fixos que englobam o seu negócio como um todo. 

Desta forma, você irá analisar valores como:

  • Impostos;
  • Custos com a sua contabilidade;
  • Valores operacionais como telefone e internet, por exemplo.

Assim, você certamente terá uma visão muito mais estratégica de quanto é necessário para fazer o seu negócio funcionar como um todo. 

Reserva de emergência para a empresa

O terceiro passo nesta lista, mas jamais o menos importante, é conseguir separar pelo menos 10% do faturamento mensal para garantir uma “reserva de emergência” para o seu negócio.

Com isso, você sempre terá um dinheiro separado para imprevistos e poderá se manter “tranquilo” com o dinheiro fixo das contas da empresa.

Controle financeiro

Outro ponto que poderá te ajudar muito na questão de começar a se organizar na pejotização, é iniciar um controle financeiro estratégico.

Além da sua contabilidade, e ajuda de contadores, como a Uphold, auxiliar no fluxo de caixa e no balanço patrimonial do negócio, é fundamental que você tenha um controle estratégico de gastos.

Por isso, ao começar a enxergar quais são os custos fixos da sua empresa, comece a gerenciá-los em uma planilha de excel ou em aplicativos especializados para o controle financeiro de micro ou pequenos negócios.

Atualmente, existem diversas opções no mercado que certamente irão te ajudar neste processo como:

  • Quickbooks;
  • Controlle;
  • Nibo;
  • Entre outros.

Este controle, facilitará não somente a sua vida empresarial, mas servirá para o envio de um relatório para a sua contabilidade acompanhar quais são as movimentações da sua empresa de maneira estratégica, auxiliando assim, no controle do seu negócio de maneira muito mais assertiva.

Exemplos de cálculos para se organizar na pejotização

Falando agora sobre exemplos estratégicos, vamos imaginar que a sua empresa atualmente emite uma nota fiscal por mês, ganhando assim, a quantia de R$ 15 mil ao mês, e sua empresa esteja enquadrada no modelo de Simples Nacional.

Dentro deste enquadramento, você pode estar pagando a quantia de 6% de imposto sobre o seu faturamento. Logo, você terá uma despesa de R$ 900 reais de imposto em cima deste montante específico.

Desta maneira, o cálculo dos impostos precisa ser somado diante das contas fixas relacionadas na etapa anterior. E por esse motivo, é importante ter uma reserva de emergências voltada para a empresa, justamente para prevenção de gastos não previstos.

Por isso, é importante que você coloque este dinheiro em uma poupança ou aplicação com liquidez diária, para que o resgate possa ser feito de maneira imediata, se necessário.

Neste momento, é importante que você não pense em rentabilidade e sim, em liquidez caso precise de um dinheiro extra no seu caixa e não queira comprometer as finanças anteriores.

O que difere na hora de se organizar na pejotização?

Além de conseguir organizar todo o controle financeiro quando você está no processo de pejotização, é muito importante que você controle todos os gastos.

Entretanto, a grande diferença será você saber qual o ganho real do negócio, e principalmente, qual o seu salário. Em outras palavras, qual o seu custo fixo para a empresa.

Desta forma, para que você também não precise se preocupar em fazer transferências manuais todos os meses, ao estipular um valor de acordo com a realidade do negócio, é possível transferir TED’s gratuitas para que você não se preocupe com mais uma função.

É realmente possível se organizar na pejotização?

Se você seguir todos os passos que mencionamos ao longo do conteúdo, certamente não terá problemas em começar a se organizar na pejotização, e nem precisará ser mais um na estatística de pensar que “Ter CNPJ é extremamente complicado”.

Inclusive, caso você decida encerrar a empresa, com todos os impostos em dia, você não terá nenhum tipo de problema. Os imprevistos, neste caso, acabam acontecendo para pessoas sem planejamento ou que estão com as guias atrasadas.

Desta maneira, além de evitar qualquer tipo de problema e confusão patrimonial, você sempre terá controle e noção do quanto o seu negócio custa de maneira efetiva.

Agora que você já sabe como se organizar na pejotização, a Uphold Contabilidade quer saber: Você já faz alguma dessas etapas mencionadas conteúdo? Qual será a mais simples de colocar em prática?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

arquitetos corretor de imóveis engenheiros pejotização profissionais de ti promotores de vendas representantes de vendas

Artigo anteriorEcossistema para corretores de segurosuphold_ecossistemaPróximo artigo Modelos de negócios aplicáveis para corretoras de segurosuphold_modelo_de_negocios

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Empresa LTDA: Entenda tudo sobre esse tipo de empresa26/02/2021
Entenda tudo sobre o a Declaração Anual de Renda Pessoa Jurídica24/02/2021
Identidade visual – Por que sua empresa precisa de uma?22/02/2021

Categorias

  • Blog
  • Corretor de Seguros
  • Pejotização

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

#clt #corretora de seguros #corretor protagonista #custodefuncionario abertura de empresa advogados apólice de seguros arquitetos capital social comissões em apólices contabilidade especializada em corretora de seguros contabilidade para corretora de seguros em SP contabilidade para corretores corretor corretora de seguros em SP Corretor de Seguros corretor de seguros em SP corretor de seguros protagonista corretores de seguros covid covid19 crm CRM de Vendas empreendedorismo engenheiros gestaofinanceira lgpd mei microempreendedor individual médicos network nome sujo pejotização plataforma de seguros profissionais de ti pró-labore recadastramento susep salveseunegocio seguros simples nacional sincor sociedade limitada susep tercerização de serviços uphold contabilidade

Temos mais de 10  anos no mercado e nossa prioridade é o tempo do nosso cliente, nosso time é ágil e assim atendem nosso cliente na velocidade que eles necessitam.

Fale Conosco

Rua Itapura, 239 - CJ 1504, Tatuapé, São Paulo, SP, 03310000
(11) 99432-3964 WhatsApp
contato@uphold.com.br
Seg. - Sex. 9h às 18h
Uphold Assessoria Contábil
Up Hold Assessoria Contábil. Site Contábil Desenvolvido pela Tactus

Sobre Nós

Temos mais de 10  anos no mercado e nossa prioridade é o tempo do nosso cliente, nosso time é ágil e assim atendem nosso cliente na velocidade que eles necessitam.

Posts recentes

Empresa LTDA: Entenda tudo sobre esse tipo de empresa26/02/2021
Entenda tudo sobre o a Declaração Anual de Renda Pessoa Jurídica24/02/2021
Identidade visual – Por que sua empresa precisa de uma?22/02/2021

Categorias

  • Blog
  • Corretor de Seguros
  • Pejotização