Como definir os preços dos seus serviços de forma correta?

Precificação: como definir os preços dos seus serviços de forma correta?

A precificação de produtos e serviços é um dos maiores desafios no mundo do empreendedorismo.

Isso porque estipular o valor de algo vai muito além do que se basear apenas na concorrência e nos objetivos da empresa.

Para conseguir chegar ao preço de venda ideal, é preciso considerar diversas diretrizes do negócio que vão desde de todos os custos da empresa, até a percepção de valor dos clientes da marca.

Seguindo esse caminho será possível ter preços coerentes com o mercado, garantir o faturamento suficiente para cobrir gastos e gerar lucro e ainda manter o consumidor sempre satisfeito.

Como dito antes, o processo até chegar ao ideal é longo e trabalhoso, mas, para te ajudar neste ponto, a Uphold Contabilidade criou um conteúdo com tudo o que precisa saber sobre Precificação.

O que é precificação?

A precificação significa “o ato de determinar um preço”, no entanto, o seu sentido no mundo corporativo é muito mais complexo do que isso.

Para uma empresa, atribuir um preço de venda aos seus produtos e serviços é uma das principais atividades estratégicas de um negócio.

Isso porque você dependerá dos recursos obtidos com as vendas para cobrir os gastos, manter o seu estabelecimento aberto e ainda conseguir lucro.

No entanto, para que esse tipo de situação seja possível, é preciso que o valor cobrado pelos seus produtos seja o suficiente para bancar todos os custos que o negócio possui, sem abrir mão dos padrões da concorrência e da aprovação dos clientes.

Mas, como já podemos imaginar, alcançar a precificação ideal e conquistar esse equilíbrio, não é uma tarefa fácil.

Por conta disso, é fundamental conhecer todas as estratégias e cálculos envolvidos no processo de definição de preços.

Por que ter uma boa precificação é fundamental para a saúde do negócio?

Ter uma boa precificação é muito importante para a saúde do negócio porque com ela você estará garantindo que todas as necessidades da sua empresa sejam atendidas.

Se você simplesmente estipular um valor qualquer para o produto ou sempre se basear apenas nos concorrentes, a sua companhia poderá ter problemas financeiros muito sérios e isso considerando o curto prazo.

Por conta disso, devemos sempre estudar cada um dos casos para que assim a sua empresa continue tendo os resultados esperados.

Principais objetivos de uma precificação

Apesar do que muitos imaginam, a precificação não tem como objetivo apenas atrair a maior quantidade de clientes possível.

Quando os valores dos produtos oferecidos são bem escolhidos, a empresa pode apreciar os mais diversos benefícios que essa prática pode oferecer.

Conheça os principais objetivos da precificação:

1. Ser competitivo no mercado

Se você souber precificar os seus serviços e/ou produtos, terá a oportunidade de se tornar competitivo no mercado dentre os concorrentes.

Mesmo que não seja a opção mais barata para o seu cliente, se a empresa oferecer uma venda que englobe o melhor valor de acordo com o que está sendo vendido, a sua marca se tornará uma das mais consumidas pelas pessoas.

2. Satisfazer o cliente

Uma boa escolha de precificação pode se ajustar facilmente ao bolso dos clientes da sua empresa, além de oferecer exatamente aquilo que eles estão buscando.

Com isso, você com certeza conquistará a satisfação do seu consumidor, fazendo com que ele volte a fazer negócio com a sua marca.

3. Melhorar resultados

Quando uma empresa opta por um bom preço de vendas, ela conseguirá atingir todas as suas metas de lucro e desenvolvimento.

Por outro lado, uma decisão equivocada pode acabar comprometendo os resultados, fazendo com que a companhia corra o risco de falência.

4. Cumprir com suas obrigações

Produtos com uma boa precificação garantem que o estabelecimento consiga cumprir com todas as suas obrigações no decorrer dos meses.

Com ela, a empresa terá recursos em caixa, para que assim possa custear o pagamento do salário de todos os seus funcionários e os impostos obrigatórios da companhia.

Como chegar ao ponto de equilíbrio com uma boa precificação?

Ao chegar no ponto de equilíbrio com uma boa precificação, significa que os seus custos se igualam à sua receita, o que marca o momento em que o seu negócio finalmente se torna sustentável e está pronto para gerar lucros.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso que os seus preços estejam bem estipulados. Mas tenha em mente que o crescimento da companhia não pode parar por aí.

Esse equilíbrio deve ser apenas uma meta inicial para o seu negócio e também deve ser sucedido pela conquista de lucro, que é aquilo que realmente é importante para os sócios e investidores da empresa.

Ou seja, uma boa rentabilidade (o que garante o pagamento de todas as despesas) não é suficiente, é preciso ter lucratividade para que o negócio continue funcionando.

Portanto, o ideal é que o empreendedor tenha em mente que operar acima do ponto de equilíbrio é essencial para a ascensão da empresa e que toda essa jornada deve ser iniciada na precificação dos produtos da marca.

Diferença entre preço e valor

Você sabe a diferença entre preço e valor? Para conseguir obter uma boa precificação, é muito importante conhecer tudo o que os tornam diferentes.

Podemos dizer que o preço de um serviço ou produto representa a quantia em dinheiro que o consumidor ou os revendedores deverão pagar para adquiri-lo, o que limita o processo à questão monetária.

Já o valor representa os benefícios e diferenciais que aquele determinado produto ou serviço entrega aos seus clientes.

Por exemplo: o preço de um sofá é apenas um número que a loja coloca no item, já o seu valor estará no conforto e bem-estar que serão proporcionados às pessoas que comprá-lo.

Ou seja, se você está em busca de um sofá que seja confortável e bonito para sua casa, então não se importará de pagar um preço mais elevado por ele, já que os seus valores (seus benefícios) se sobressairão.

Portanto, no momento de definir a precificação dos produtos que está vendendo, considere sempre o valor agregado à ele.

Isso também vale para o contrário, um produto que apresenta um preço baixo deve ser conciliado aos poucos valores que ele possui.

Fazendo isso, a sua marca conquistará muitas vendas e a sua empresa não precisará se preocupar com a falta de lucratividade.

Como fazer a precificação dos seus serviços na prática?

A partir de todas as informações dadas anteriormente, chega o momento de aprender como realizar a precificação dos seus serviços na prática.

Sabemos que esse é um processo longo, no entanto, não se preocupe, conhecendo todos os requisitos comentados nos outros tópicos, você conseguirá formular preços de forma estratégicas, sem grandes problemas.

1. Definir o custo da sua hora

O primeiro passo para definir a sua precificação é fazendo o levantamento detalhado das suas horas na empresa.

Isso porque, assim como todos os seus colaboradores, você também estará dedicando o seu tempo ao negócio e, por conta disso, é preciso ter o seu próprio lucro.

Essa é a etapa inicial, pois a partir dela você terá uma noção muito maior de quanto esperar da lucratividade da sua empresa.

2. Saber quais são os custos fixos e variáveis da empresa

Após saber o valor da hora da empresa, chega o momento de ter o conhecimento de quais são todos os custos fixos e variáveis do negócio.

Se você pular essa etapa, correrá um grande risco de ter prejuízo, mesmo que esteja fechando muitas vendas.

Isso acontece quando os preços estão muito abaixo e o faturamento da companhia não é o suficiente para cobrir todos os custos e despesas.

Em um cenário deste tipo, o dono do negócio acaba se iludindo com o volume de clientes, mas a precificação não está boa e a sua margem de lucro está tão baixa que a empresa acaba acumulando dívidas e não consegue sair do vermelho.

Sendo assim, podemos concluir a importância de conhecer de perto todos os gastos do seu negócio antes mesmo de definir os seus preços.

Quando falamos de custos, estamos nos referindo aos gastos que são próprios da atividade da companhia, como a compra da matéria-prima e o pagamento dos fornecedores.

Enquanto as despesas são aquelas que dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como o aluguel do imóvel e o salário dos colaboradores.

3. Margem de lucro

Qual lucro você pretende obter com cada uma das vendas dos produtos da sua empresa? Essa é uma questão muito importante, pois não basta que o valor cubra os custos e despesas, como também é preciso gerar lucro para cumprir o propósito do negócio.

O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria e os custos e despesas já existentes.

Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa, por conta disso, você deve sempre buscar por equilíbrio, visando a rentabilidade responsável do seu negócio.

Porém, é importante lembrar que os preços baixos comprometem as finanças, enquanto os valores altos afastam os clientes e fazem com que as mercadorias não saiam do estoque.

4. Valores aplicados na concorrência

Além da precificação, precisamos ter em mente sobre os valores dos nossos produtos e aplicá-los na concorrência.

Ou seja, o seu preço deve ser compatível com as exigências do mercado e ainda assim, deve se manter próximo ao que os seus concorrentes estão usando.

Não podemos negar que determinadas campanhas de venda podem acabar jogando o preço abaixo do comum por um curto período de tempo.

Porém, essa é uma estratégia de enfrentamento pontual com o mercado e não um valor fixo da empresa.

É muito importante ter em mente que fazer de uma “guerra de preços”, uma ação permanente, pode acabar atrapalhando a lucratividade da empresa.

Isso porque o seu concorrente pode acabar conseguindo um preço melhor que você com os fornecedores e também porque a falência pode se tornar um caminho sem volta ao tomar esse tipo de decisão.

5. Definir um modelo de precificação

Por último, mas não menos importante, devemos então definir um modelo padrão de precificação para o nosso negócio.

Ao fazermos esse tipo de estratégia, estaremos garantindo que o processo de estipular preços aos nossos produtos seja mais rápido de ser realizado.

Isso porque já teremos um cálculo como base e poderemos aplicá-lo a todo aquilo que for vendido no negócio.

O ideal também é sempre vender com o mesmo valor para todos os seus clientes, dessa forma, a empresa não corre o risco de sofrer uma retaliação de seus consumidores quando os reais preços forem expostos para eles.

Além disso, quando definimos uma única forma de precificar, dificilmente um produto que já foi vendido na empresa tenha o seu valor alterado no seu próximo lote.

Precificação garante lucratividade?

Não. É muito importante sempre ter em mente que nenhum fator sozinho trará lucratividade para uma empresa.

Apesar de a precificação ser um quesito importante no momento da venda, o negócio precisa ter todas as suas ideias alinhadas para que exista uma boa margem de lucro.

Portanto, busque saber quais são os pontos fracos da sua empresa, para que assim possa trabalhá-los e executá-los junto do valor dos seus produtos.

Uma empresa bem estruturada, sem dúvidas, tem uma maior atenção dos consumidores e conseguirá se tornar referência no mercado.

Vale a pena empregar conceitos de precificação em um negócio de forma oficial?

A partir de todas as informações apresentadas no texto, podemos afirmar que sim, vale a pena empregar conceitos da precificação no seu negócio de forma oficial.

Com ela a sua empresa terá a chance de se destacar no mercado, dentre todos os outros concorrentes e ainda atrair um grande fluxo de clientes.

No entanto, é preciso ter em mente que, mais importante do que conquistar novos clientes, é manter aqueles que já são consumidores antigos.

Se você é dono de negócio e não sabe como trazer lucro para a marca, comece a por em prática todas as estratégias de precificação que aprendemos nesse texto e veja a margem de lucratividade da empresa subir!

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