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Como desenvolver um bom posicionamento de mercado?

Desenvolver um bom posicionamento de mercado é essencial para melhorar a forma que a sua marca se apresenta para o público-alvo.

Em cenários de alta competitividade, é necessário que o negócio se preocupe com estratégias que evidenciem o produto para os consumidores.

Assim, a marca se torna referência para os clientes, garantindo uma posição de liderança no segmento em que atua, e, consequentemente, se destacando da concorrência.

Para te ajudar a entender o que é posicionamento de mercado de maneira estratégica, a Uphold Contabilidade preparou um conteúdo exclusivo, com os principais métodos para melhorar a projeção do seu empreendimento.

O que é posicionamento de mercado?

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que indica em que local em uma escala de satisfação e relevância a sua marca ou produto se encontram na visão do público em geral.

Estrategicamente falando, estabelecer uma boa posição significa se destacar dos concorrentes, liderar o segmento, fidelizar clientes e potencializar os rendimentos.

Grandes marcas globais investem, principalmente, na sua imagem para os consumidores, fazendo com que eles a considerassem antes dos rivais.

Por exemplo, quando alguém vai comprar um refrigerante, e, inconscientemente, acaba escolhendo a Coca-Cola.

Ou, ainda, quando uma pessoa deseja trocar seu celular e adquirir um iPhone.

Essas marcas são modelos de um posicionamento de mercado bem-sucedido, pois se tornaram referência em seus segmentos.

Mais do que oferecer produtos de qualidade, é preciso que a empresa estabeleça sua visão e propósitos para os clientes.

Trata-se de um conceito que também reflete nos resultados de vendas e fixação do produto a longo prazo.

Para alcançar um bom posicionamento de mercado, a marca pode optar por diferentes caminhos, como:

  • Promover produtos diferenciados, que não são comuns no mercado;
  • Se tornar referência de qualidade entre os concorrentes;
  • Oferecer o melhor custo-benefício para o consumidor;
  • Trazer inovações para que a marca se destaque.

Seja qual for a abordagem que melhor atende o perfil do negócio, é preciso seguir algumas diretrizes básicas determinantes, para que a posição corresponda às expectativas do público-alvo.

Como desenvolver um bom posicionamento de mercado?

Cada marca adota diferentes estratégias para se posicionar no mercado, de acordo com seu perfil, valores, produtos e como pretende tornar sua identidade relevante.

No entanto, existem recomendações fundamentais que toda empresa deve se atentar, se quiser melhorar a relevância de seus produtos na percepção do público.

Conheça o mercado e seu segmento

É essencial que a marca conheça o mercado e o segmento no qual atua.

Mesmo que já tenha feito o reconhecimento anteriormente, é importante lembrar que esse cenário está em constante mudança.

Especialmente empresas que atuam no ambiente digital, e sabem como esse espaço se modifica em velocidade extraordinária.

Da mesma maneira que o mercado muda, seu produto também deve se transformar, para acompanhar as demandas e necessidades dos consumidores.

Afinal, eles não se lembram de marcas que não atendam suas exigências.

Boas estratégias de marketing devem se adaptar para a forma que o segmento se organiza, de modo que a empresa continue em posição de liderança e relevância.

Entenda os seus concorrentes

Conquistar um bom posicionamento de mercado significa se destacar sobre os concorrentes, e isso só acontece se a empresa também os conhece.

Assim como é importante estar atento às exigências do mercado, também é fundamental identificar como as marcas rivais atuam.

Contudo, monitorar a concorrência não significa copiar seus produtos.

Mas sim entender o que falta no seu negócio para que ele se destaque em cenários de competitividade.

Além de avaliar os pontos divergentes do seu próprio produto, também se analisa o que falta no mercado, o que os concorrentes estão deixando de oferecer.

Dessa forma, seu negócio poderá se destacar com artigos mais completos para os consumidores.

Crie estratégias diferenciadas

Grandes marcas possuem um bom posicionamento porque não divulgam apenas produtos, mas um conjunto de valores.

O marketing que realizam envolve os ideais do público-alvo, e aquilo que acreditam.

Por exemplo, a Coca-Cola, líder inegável no mercado.

Uma de suas propagandas mais famosas é a campanha de Natal. No fim do ano, os consumidores já esperam pelos comerciais natalinos.

Eles associam o ato de consumir o produto com conceitos de amizade, família, união.

Ou marcas de produtos de beleza, como a Natura, cuja ação de marketing de Dia dos Pais de 2020 influenciou até suas ações na bolsa, segundo o portal UOL, tamanha identificação dos clientes.

Essas são estratégias diferentes que vendem a marca como um todo, os conceitos que ela traz, não somente o produto.

Além disso, campanhas diferenciadas se popularizam mais facilmente, conquistando o público-alvo e fazendo ele se lembrar da sua marca da próxima vez que forem consumir algo do segmento.

Invista na sua marca

Assim como mencionamos, é fundamental que o reconhecimento do consumidor seja da marca como um todo, não apenas do produto individual.

Para isso acontecer, procure investir na sua marca, ressaltando o que a torna diferente dos concorrentes.

Por exemplo, trabalhar os valores que farão com que o público-alvo se identifique, como ser um negócio ecologicamente correto, ou atuar em causas humanitárias.

É preciso que o consumidor associe a marca e o produto à ideais que ele também tenha, ou apoie.

Investir na imagem pública da marca é uma forma de conquistar posições de liderança no segmento, além de se sobressair às demais empresas que não aplicam esse conceito.

Benefícios de ter um bom posicionamento de mercado

Basicamente, um bom posicionamento de mercado é capaz de influenciar os resultados de toda a empresa.

Ter posições de liderança promove maior credibilidade no mercado, o que atrai um número maior de consumidores.

Com isso, aumentam as chances de fidelização de clientes, que optam pela sua marca por considerá-la positiva.

Além disso, quanto melhor o posicionamento de mercado, maior a capacidade de lidar com a competitividade de produtos, preços e demanda.

Estabelecer uma conexão com o público é essencial para o sucesso do negócio, facilitando a criação de campanhas, aumentando os rendimentos e a influência da marca.

Vale a pena investir no posicionamento de mercado?

O posicionamento de mercado é dinâmico, e não é feito de uma hora para outra.

Para se alcançar um papel de liderança e superar os concorrentes, é preciso investir, a longo prazo, em estratégias de marketing que atuem nesse conceito.

É vantajoso para a empresa se tornar reconhecida entre os consumidores, não apenas para aumentar as vendas, mas para se estabelecer de maneira estável.

Por isso, é importante que seu negócio se preocupe com a posição que ocupa na percepção do público que atende.

Tem dúvidas sobre como investir para melhorar seu posicionamento de mercado? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

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