Como montar uma corretora de seguros? Saiba como iniciar na profissão!
Como montar uma corretora de seguros

Como montar uma corretora de seguros? Saiba como iniciar na profissão!

Aprender como montar uma corretora de seguros é uma boa ideia para quem está buscando novos desafios no mercado e possui um perfil empreendedor.

No entanto, para abrir um negócio próprio é necessário investir em treinamentos, capacitação, além de refinar algumas competências que são necessárias para o sucesso do negócio.

Portanto, se você quer saber mais sobre como montar sua empresa de seguros, continue com a leitura!

Afinal, como montar uma corretora de seguros na prática?

O setor está crescendo, apresentando um aumento na procura de 11% em 2019, de acordo com dados divulgados pelo Portal Valor Econômico.

Com o mercado de seguros aquecido, muitos profissionais estão em busca de mais oportunidades e aprender como montar uma corretora de seguros para aumentar seus rendimentos.

No entanto, para que esse negócio se torne rentável, é importante analisar os investimentos que serão necessários, para alavancar as vendas e aumentar a carteira de clientes.

Assim, conhecer os detalhes em relação a como montar uma corretora de seguros potencializa as chances de sucesso, e evita que prejuízos ocorram.

Confira abaixo algumas das principais dicas que selecionamos para te ajudar a se tornar um corretor de seguros protagonista.

1.Tenha certificação da ENS

Para que o profissional possa atuar como corretor de seguros, o primeiro passo é ter a qualificação que é feita na Escola de Negócios e Seguros (ENS), que é a instituição reconhecida pela Susep para formação profissional.

A certificação é obtida por meio do Exame para Habilitação de Corretores de Seguros. As provas são divididas em 4 dias, e em 3 etapas, onde o profissional está habilitado a partir da aprovação na Prova de capitalização e de Vida e Previdência.

Contudo, se o corretor já tiver a certificação para as duas primeiras etapas, ele pode fazer uma atualização do certificado, incluindo a Prova de Demais Ramos, e, assim, ter a certificação completa.

2.Realize sua inscrição no IBRACOR

O IBRACOR é a instituição que regula as atividades dos corretores de seguros, sendo a única que é reconhecida pela Susep. A inscrição e cadastro devem ser feitos diretamente no site oficial da organização.

No entanto, para que a participação seja efetivada, os corretores precisam estar com a Certificação ENS em mãos, além de todos os documentos que serão solicitados, como RG e matrícula.

Por isso, se está buscando entender como montar uma corretora de seguros, atente-se aos valores para inscrição, são segmentados por pessoa física e pessoa jurídica:

  • Pessoa Física: R$400;
  • Pessoa Jurídica: R$750.

3.Faça os cursos da SUSEP

A Susep é órgão regulatório e fiscalizador do mercado de seguros em geral, além de cobrir as áreas de capitalização e previdência privada.

Para quem está buscando entender como montar uma corretora de seguros, é necessário ter a habilitação por parte da Susep, como uma autorização para atuar formalmente na área.

Além disso, ela oferece módulos que possibilitam ampliar os conhecimentos, como esses:

  • Curso CPA-10;
  • Curso CPA-20;
  • Curso CEA;
  • Curso AAI Ancord;
  • Curso PQO Ancord;
  • Curso CA-300;
  • Curso CA-400;
  • Curso CA-600;
  • Curso SUSEP.

Todos os cursos estão disponíveis na página da Susep!

4.Escolha trabalhar como autônomo ou pessoa jurídica

Para aqueles que estão em busca de mais informações sobre como montar uma corretora de seguros, escolher o formato da atuação é muito importante.

Além da certificação ENS e o registro no IBRACOR, vale a pena entender qual é a modalidade de prestação de serviços que será mais vantajosa para a corretora.

A atuação como Pessoa jurídica possibilita uma economia significativa de impostos, quando comparamos com a PF. Os impostos e encargos que possuem incidência nas comissões não ultrapassam 12%.

Já como pessoa física, a incidência dos encargos chega a 27,5% nas comissões. Além disso, existe o recolhimento de 20% de todos os contratos que serão fechados na corretora.

A soma de todos os encargos e impostos relativos à atuação como Pessoa Física chega a quase 40% do total dos contratos.
Por isso, para muitos profissionais, a opção de atuar como PJ é mais vantajosa.

4.Cadastre-se nas principais corretoras de seguros

Com a identificação da sua atuação no mercado de corretagem, chegou o momento de cadastrar a corretora nas seguradoras, para que você inicie o trabalho.

Seria interessante que já houvesse uma definição de quais serão os tipos de seguros que a corretora irá trabalhar, e quais são as seguradoras.

Após tudo devidamente esclarecido, visite o site da seguradora na opção que se refere aos corretores, e veja quais são os documentos necessários para iniciar as vendas.

5.Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é necessário para qualquer empreendimento, principalmente para quem está procurando como montar uma corretora de seguros.

A criação desse documento deve ser feita quando estiver ainda pesquisando os requisitos necessários para a abertura da empresa. Nele deve conter as seguintes informações:

  • Investimento disponível;
  • Ações do mercado.

Toda a descrição deve ser feita de forma detalhada, para que seja possível entender qual é o cenário mais favorável para um aporte financeiro.

Dos modelos mais utilizados no mercado para planos de negócios, os que mais se destacam são:

  • Análise de SWOT;
  • Matriz de negócios (Modelo Canvas).

6.Desenvolva um planejamento financeiro para corretora de seguros

O planejamento financeiro é um recurso para analisar detalhadamente os recursos financeiros da empresa, considerando os desafios e aporte financeiro necessário, incluindo o capital de giro.

Alguns pontos que devem ser contemplados no plano:

  • Ramos de seguros que serão trabalhados;
  • Seguradoras que terão relacionamento com a corretora;
  • Público-alvo;
  • Diferenciais de mercado (em relação à concorrência).

Mas, se você está começando o negócio do zero, desenvolva esse documento com projeções estimadas para o próximo ciclo, seja ele seis meses ou um ano.

7.Invista no marketing digital

O Marketing Digital tornou-se uma oportunidade para conseguir uma aproximação do público e aumentar seus leads e clientes em potencial.

No entanto, para ter resultados, é necessário traçar boas estratégias, considerando o perfil do seu público, e utilizando de vários meios de comunicação para se aproximar do consumidor alvo.

Dessa forma, ao pensar em como montar uma corretora de seguros, pesquise sobre as melhores formas para divulgar seu negócio.

8.Trabalhe sua oratória

O corretor de seguros depende de um bom discurso para conseguir ter um desempenho eficiente nas vendas.
Por isso, é importante ter uma boa oratória e investir nessa habilidade ao aprender como montar uma corretora de seguros, para garantir a transmissão de confiança na hora da negociação e fechamento do contrato.

9.Faça networking no universo de corretores de seguros

Nutrir relacionamentos e contatos dentro do meio é necessário para começar a trilhar um caminho de sucesso, porém com maior segurança.

Um bom networking é fundamental para as corretoras de seguros, pois, além do relacionamento com outros profissionais, aumenta a confiança da sua carteira, uma vez que você conta com o apoio de bons profissionais do mercado.

Quais as principais habilidades para se tornar um corretor de seguros protagonista?

Um bom profissional da área de seguros deve trabalhar para desenvolver algumas habilidades que estão sendo procuradas no mercado, como:

  • Inteligência emocional;
  • Conhecimento e aptidão com novas tecnologias;
  • Organização;
  • Proatividade;
  • Técnicas de negociação;
  • Visão mercadológica.

O aprimoramento dessas competências possibilita uma diferenciação importante no mercado, e traz destaque para a corretora de seguros.

Vale a pena montar uma corretora de seguros para iniciar na profissão?

A atuação de uma corretora de seguros possibilita ao profissional uma formação diferenciada no mercado, com mais opções e com a possibilidade de gerar mais lucro, devido a carteira de clientes e seguradoras disponíveis para parceria.

Além disso, ele tem a possibilidade de atuar com apólices com maior comissionamento e maior aceitação no mercado!

Dessa forma, após aprender como montar uma corretora de seguros, será mais simples seguir com as atividades, escolhendo o caminho que trará mais vantagens para o seu negócio e para sua carreira de corretor.

Gostou do artigo sobre como montar uma corretora de seguros? Em nosso Blog, você encontra mais artigos sobre o mercado de corretores, com dicas e informações sobre tendências e novas tecnologias!

Ultimas Postagens