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Como salvar seu negócio durante a crise

Diante de uma das pandemias da história, buscar alternativas de como salvar seu o negócio da crise, diante do COVID-19, são uma das muitas tarefas que o empreendedor precisa lidar durante esta quarentena. 

Afinal, são muitas as preocupações na cabeça dos empreendedores de maneira geral. Principalmente dos corretores de seguros, que não podem sair às ruas em busca de novos clientes e vendas. 

E para te ajudar a lidar com essa situação da melhor maneira possível, a Uphold Contabilidade pensou em algumas sugestões que podem servir de exemplo de como salvar o negócio durante a crise

1) Redução de custos urgentes

Apesar de clássico, esse é o primeiro movimento que você deve fazer para salvar seu negócio durante a crise. É necessário rever o balanço financeiro da sua corretora de seguros e analisar o que pode ser cortado neste momento. 

Afinal, diante do atual cenário econômico, não podemos arcar com custos muitas vezes considerados “supérfluos”. Por isso, você precisa preservar o seu caixa ao máximo possível, tendo em vista que não saberemos qual será o final desta crise. 

Neste momento, você poderá utilizar ao seu favor os diversos benefícios fiscais que o governo está oferecendo, como o adiamento do pagamento de guias de impostos que poderão ser postergadas para o final do ano. 

Isso com certeza já poderá te dar um fôlego maior para lidar com a situação atual.

2) Renegociar contratos

Outra questão que o governo tem flexibilizado para ajudar os empreendedores a terem um pouco de “fôlego” para cumprirem seus compromissos. 

Aproveite para renegociar todos os contratos possíveis como:

  • Aluguel
  • Telefonia
  • Internet

Além disso, os contratos que não estão sendo utilizados, como telefone e internet do seu escritório, poderão ser suspensos por até 120 dias sem causar nenhum dano de serviço para você. 

Somente este ato, pode te ajudar a ter uma excelente economia financeira e uma alternativa de como salvar seu negócio durante a crise

3) Diminuir o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor mínimo que sua corretora de seguros precisa produzir para não ter lucros, mas também não sofrer com possíveis prejuízos. 

Afinal, se você conseguir diminuir os seus custos fixos, automaticamente o seu ponto de equilíbrio passa a ser diminuído também.

Então, se você está entre os 90% dos empreendedores que não possuem mais um mês de fluxo de caixa suficiente e precisa aprender a como salvar o negócio durante a crise, fazer essa economia é fundamental. 

E isso, também implica na diminuição do seu pró labore. Refaça seus cálculos pessoais e tente enxugar o maior número de gastos possíveis.

4) Contratos de trabalho

Ainda falando sobre as flexibilidades concedidas pelo governo, a modificação no contrato de trabalho poderá fazer toda a diferença em seu fluxo de caixa. 

Por exemplo, se você optar pela redução de jornada de trabalho, você terá algumas opções como:

  • Diminuição de jornada em 25%, por até 03 meses;
  • Diminuição de jornada em 50%; por até 03 meses;
  • Diminuição de jornada em 70%; por até 03 meses;
  • Suspensão do contrato de trabalho por até 02 meses;

Portanto, faça os cálculos e veja se é interessante fazer essa modificação no contrato de trabalho do colaborador da sua corretora de seguros. É importante ressaltar que a diminuição de valores só estará autorizada mediante um acordo entre empregado & empregador.

5) Vendas

Sabemos que esse, talvez não seja o melhor momento para novas vendas. Porém, também é neste instante que precisamos utilizar a criatividade e encontrar maneiras de continuar a gerar receitas para a corretora de seguros.

Afinal, se você é um dos corretores de seguros que não flexibiliza métodos de pagamento e nem consegue oferecer descontos em seus prêmios de seguros, talvez seja o momento de repensar essa estratégia. Pelo menos, por hora. 

Portanto, refaça as contas e se você estiver próximo de fechar uma venda, e o fator decisivo para o fechamento da venda seja o valor, esse é o momento para entender a situação e fidelizar o cliente concedendo descontos.

Como salvar meu negócio durante a crise?

Apesar das cinco dicas que a Uphold separou para você, é necessário que o corretor de seguros, como empreendedor, tenha a sensibilidade de entender o atual cenário e encontrar maneiras de se manter competitivo no mercado. 

A retração do mercado é real e devemos estar amplamente preparados para isso. Inclusive, fizemos uma pequena lista de produtos que você pode oferecer neste momento de pandemia para continuar trazendo dinheiro para o seu negócio, como:

  • Plano de saúde
  • Seguro de Incapacidade Temporária
  • Seguro de vida

Portanto, esteja atento a todas as oportunidades que surgirem ao seu redor para que você consiga salvar seu negócio durante a crise. 

Pois, acredite. Essa situação além de não ter um prazo final para o término, promete fazer com que o mercado desacelere ainda mais, fazendo com que a retomada da economia seja mais lenta.

Agora, nós queremos saber: Essas dicas realmente te ajudaram em algo? Qual foi o maior insight que você teve com este conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Por: Everton Rocha
Uphold Contabilidade Especializada Em Corretoras de Seguros

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