Contabilidade gerencial para corretores de Seguros - Porque ter esse serviço? - Uphold
Contabilidade gerencial

Contabilidade gerencial para corretores de Seguros – Porque ter esse serviço?

A contabilidade gerencial para corretores de seguros pode ser utilizada como uma estratégia para a tomada de decisão com base em dados e evidências financeiras, potencializando assim os resultados de um negócio.

Mesmo que a empresa seja constituída apenas por um corretor de seguros, é essencial que exista o controle das entradas e saídas, assim como a separação do dinheiro entre pessoa física e jurídica.

Deste modo, podemos dizer que a contabilidade gerencial para corretores de seguros garante a sustentabilidade financeira, fazendo com que seja possível passar por momentos adversos de forma mais tranquila.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o assunto, a Uphold Contabilidade selecionou através deste conteúdo as informações mais relevantes para solucionar todas as suas dúvidas.

O que é a contabilidade para corretores de seguros?

A contabilidade para corretores de seguros, assim como para a maior parte das profissões pejotizadas no Brasil, é um quesito essencial.

Por meio dela, todos os empreendedores e empresas conseguem se adequar aos requisitos legais e evitar problemas fiscais e financeiros.

Com uma contabilidade gerencial, os dados financeiros extraídos de uma organização podem ser utilizados estrategicamente para o planejamento e tomada de decisão.

Em outras palavras, este conceito de contabilidade pode ser definido como o processo de identificação de informações através de dados relevantes do negócio.

Após isso, é preciso analisá-los de forma individual e conjunta, a fim de que sejam extraídos recursos para que você, como gestor, chegue a algum objetivo.

Apesar de não ser legalmente obrigatória, é essa ferramenta que permite que os profissionais possam definir os rumos que irão seguir com a sua empresa.

Qual o papel da contabilidade gerencial para corretores de seguros no seu negócio?

A contabilidade gerencial para corretores de seguros é uma maneira de fornecer aos tomadores de decisão e aos contadores dados para uma análise minuciosa do negócio.

Por meio dela é possível traçar ações detalhadas para se destacar no mercado.

Um ponto importante a se ressaltar é o fato de que a contabilidade gerencial para corretores de seguros perpassa entre a relação com os clientes, fornecedores e até mesmo possíveis parceiros de trabalho.

Assim, tanto as saídas de caixa como os pagamentos de fornecedores e de honorários são pensados com antecedência.

Da mesma forma como as previsões de recebimentos e até mesmo de inadimplência dos clientes, para que a empresa não seja pega de surpresa.

Dessa maneira, o planejamento contábil deixa de ser apenas mais uma burocracia e se torna um aliado para que problemas financeiros sejam evitados.

Quais são os benefícios da contabilidade gerencial para corretores de seguros?

A contabilidade gerencial para corretores de seguros pode trazer diversos benefícios.

Afinal, é possível ter uma gestão do patrimônio eficaz e que leve em consideração a divisão entre as pessoas jurídicas e físicas.

Para que você saiba as principais vantagens de contratar esse serviço sendo um corretor de seguros, separamos para você quais são elas:

  • Disponibilidade de informações que ajudam a entender o perfil do cliente de acordo com os planos oferecidos e também a gerir melhor os recursos do seu negócio;
  • Faz com que a pessoas jurídica tenha mais controle financeiro propiciando uma vantagem competitiva, além de um crescimento sustentável;
  • Permite a criação e o acompanhamento de indicadores financeiros globais do negócio e também por áreas; 
  • Disponibiliza dados relevantes para guiar a estratégia de vendas e prospecção de clientes; 
  • Contribui com a previsibilidade das entradas e saídas de caixa de acordo com cada período; 
  • Auxilia no controle dos custos e despesas, como o acompanhamento do custo de aquisição do cliente; 
  • Entendimento de quais são os custos fixos e variáveis e qual deve ser a venda mínima para atingir o ponto de equilíbrio; 
  • Evidenciação das ações de marketing e de venda que foram mais bem sucedidas em questão de retorno financeiro no curto e no longo prazo.

Quais são as principais ferramentas?

A contabilidade gerencial conta com a utilização de diversas ferramentas complementares. Entre elas estão:

  • Fluxo de Caixa;
  • Custeio direto;
  • Custeio variável;
  • Custeio por absorção;
  • Orçamento;
  • Demonstração de resultados;
  • Balanço patrimonial; 
  • Lançamentos contábeis e fiscais.

Com essas ferramentas, a contabilidade gerencial para corretores de seguros pode ser uma metodologia de análise histórica e projeção futura.

Como aplicar a contabilidade gerencial em uma corretora de seguros?

Em uma corretora de seguros, a contabilidade gerencial pode ser aplicada pelos seguintes processos:

Contabilidade Financeira

Esse modelo de contabilidade tem maior foco nas transações financeiras em regime de caixa e de competência a partir de entradas e saídas.

Contabilidade de custos

Aqui, os recursos são aplicados para o entendimento do custo específico de cada um dos planos, também levando em consideração os gastos fixos.

Escrituração fiscal

Para que a corretora, ou até mesmo os corretores de seguros individuais estejam de acordo, ela pode ser utilizada caso todas as partes estejam de acordo com as normas fiscais vigentes no momento da parceria.

Análise de demonstrativos contábeis

Com o objetivo de fornecer dados para a tomada de decisão do empreendedor, a análise de demonstrativos contábeis se torna fundamental para o gestor de um negócio.

Ter uma contabilidade gerencial para corretores de seguros vale a pena?

Apesar de não ser obrigatório por lei, a contabilidade gerencial para corretores de seguros pode ser uma forma de impulsionar sua empresa de modo geral.

Com isso, este tipo de serviço pode ser considerado como o braço direito da estratégia de um corretor de seguros.

E por isso, vale a pena contratar um profissional qualificado para o auxílio nesse processo.

Assim, o apoio da contabilidade gerencial para corretores de seguros pode até mesmo ser considerado como um investimento que trará retornos significativos para o seu negócio.

Esse conteúdo foi relevante para você? Então, não deixe de compartilhar sua opinião conosco nos comentários abaixo e acompanhar os nossos posts nas redes sociais. 

Ultimas Postagens