Se a sua corretora de seguros está começando a crescer e você precisa começar a prospectar os primeiros colaboradores, a primeira ideia do empreendedor está em poder contar com uma mão de obra que possa ajudar a alavancar as vendas e ser mais barata. E nesse momento, o estagiário acaba sendo uma das primeiras opções. Porém, é necessário tomar alguns cuidados e cautelas relacionados à contratação desses profissionais. Antes de mais nada, é necessário que você entenda qual a verdadeira função do estagiário e se de fato, ele é a melhor opção para começar a aumentar a sua equipe de corretores de seguros.
Pensando nisso, a Uphold preparou esse artigo para te ajudar a alavancar sua corretora de seguros da melhor maneira.
ESTAGIÁRIO É UM FUNCIONÁRIO?
Essa é a primeira questão que você precisa ter em mente. Além dele não ter a experiência necessária, ele não será um funcionário da sua corretora de seguros, pois ele precisará estar vinculado a uma instituição de ensino. Logo, você só poderá contratar estagiários se de fato, eles estiverem estudando.

Outra questão muito importante que deve ser analisada ao contratar um estagiário para sua corretora de seguros, é a de que ele esteja no Ensino Médio. Assim, ele conseguirá auxiliar melhor com as demandas necessárias e possa se desenvolver como profissional. Além disso, você não poderá contratar vários funcionários de uma vez só. Para cada quatro funcionários registrado na empresa em regime CLT, você poderá fazer a contratação de apenas um estudante.
JORNADA DE TRABALHO
Por ser um estágio, a carga horária desse colaborador também deverá ser reduzida para que as Leis de Trabalho e estágio sejam cumpridas da melhor maneira.

Se no registro de CLT, o colaborador desempenha 8h de serviço, com direito a até 2h de almoço, o estagiário poderá trabalhar até seis horas diárias, com um período de descanso de até 15 minutos.
OBRIGAÇÕES DE CONTRATAÇÃO
Apesar de serem uma mão de obra mais barata e uma excelente oportunidade para desenvolvimento profissional, o corretor de seguros deverá avaliar e estar de acordo com algumas obrigações ao contratar um estagiário, como:
• Seguro de vida obrigatório
• Férias remuneradas após um ano de contrato
• Desempenhar funções por apenas 3 horas ao dia, durante o calendário de provas da universidadeLembre-se que por ser estágio, o seu colaborador terá direito adquirido sobre todos os aspectos mencionados anteriormente.
REMUNERAÇÃO SALARIAL
O salário costuma ser flexível em relação às atividades que serão desempenhadas. Porém, é necessário que haja uma média de mercado para que o estagiário sinta vontade em trabalhar na sua corretora de seguros.

Os preços variam de acordo com a localidade da sua empresa. Na Grande São Paulo, por exemplo, é possível encontrar estágios pagando remuneração estimada de R$ 800,00 até R$ 1.300,00.
CONTRATAR UM ESTAGIÁRIO: VALE A PENA?
Essa questão varia muito de acordo com as suas necessidades e o tanto de verba disponível em caixa.
Lembre-se que ao contratar um estagiário, além do tempo reduzido de serviço, ele precisará de treinamento e orientação para desempenhar as melhores funções possíveis!
Se essas questões não impactarem no seu projeto final, a contratação de um estagiário poderá ser uma excelente opção.
E você? Já contratou seu primeiro estagiário? Como foi a experiência? Compartilhe sua opinião na caixa de comentários!
Seja acompanhado de perto, por quem é especialista em contabilidade para corretora de seguros.