Por que ter uma Contabilidade para Corretor de seguros
Businesspeople working in finance and accounting Analyze financial graph budget and planning for future in office room.

Contabilidade para corretora de seguros: o que é e porquê sua empresa precisa!

A contabilidade para corretoras de seguros é essencial para quem busca tornar o próprio negócio cada vez mais sólido e capaz de crescer com segurança.

Afinal, as técnicas contábeis ajudam a trazer mais organização e praticidade, além de manter a empresa dentro de todas as normas regulatórias. 

No entanto, é comum que muitos empreendedores tenham dúvidas se este tipo de serviço é realmente obrigatório e quais os benefícios trazidos no cotidiano. 

Por isso, preparamos este artigo para te explicar o que é uma contabilidade para corretora de seguros e como ela pode ajudar sua empresa a crescer de forma assertiva e estruturada. 

O que é uma contabilidade para corretoras de seguros?

A contabilidade para corretoras de seguros é uma prestação de serviço focada em auxiliar empreendedores deste segmento com toda a parte contábil, tributária e de recursos humanos que um negócio tenha ao longo do tempo. 

Afinal, com todas as normas e exigências previstas pela lei, ter profissionais qualificados auxiliando na organização e na contabilização de toda a jornada faz bastante diferença no longo prazo. 

Desta forma, sua empresa continua crescendo sem precisar se preocupar com qualquer tipo de problema ou irregularidade por parte destes setores mencionados anteriormente. 

Qual a importância de contar com uma contabilidade para corretoras de seguros?

O profissional sem uma contabilidade para corretoras de seguros costuma lidar com diferentes funções, desde o contato com cada um dos clientes até a divulgação do próprio trabalho. 

Por isso, muitas vezes acaba faltando tempo para entender melhor a parte financeira do negócio.

Na prática, isso pode resultar em diversos problemas, incluindo altas taxas de juros devido ao atraso no pagamento, impedindo que o retorno financeiro seja tão bom quanto o esperado.

Como uma contabilidade para corretoras de seguros pode ajudar o seu negócio?

Assim como já mencionamos anteriormente, a contabilidade para corretoras de seguros surge como uma oportunidade de tornar o seu trabalho mais leve, já que poderá contar com profissionais fazendo toda a parte burocrática para você.

A seguir, trazemos alguns exemplos de como a contabilidade para corretoras de seguros pode ser vista de forma prática quando passa a ser adotada. Confira!

Abertura de CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é essencial para qualquer profissional e a contabilidade para corretoras de seguros nos mostra isso.

De acordo com o 9° Relatório de Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), a maior parte dos corretores de seguro ainda são cadastrados como pessoa física.

Este dado é prejudicial, pois é importante regularizar a atuação do profissional. Sendo uma pessoa jurídica, a sua tributação diminui, o imposto de renda não se torna tão pesado e as possibilidades de crescimento se tornam ainda maiores. 

Assessoria fiscal

Quando falamos sobre evitar atrasos e juros, a assessoria fiscal proporcionada por uma contabilidade para corretora de seguros pode fazer a diferença.

Este tipo de serviço serve para acompanhar o profissional e garantir que ele cumpra com suas responsabilidades tributárias e fiscais, produzindo cálculos e projeções de crescimento de acordo com encargos e tributos municipais, estaduais e federais.

Com isso, fica mais fácil evitar erros pequenos que podem resultar em grandes consequências. Alguns dos principais serviços são:

  • Apuração de impostos;
  • Conferência de emissão de notas fiscais;
  • Emissão de guias de impostos, taxas e contribuições;

Assessoria contábil

Como a estrutura financeira atual pode ser melhorada para que o rendimento seja mais agradável? É isso que a assessoria contábil, parte da contabilidade para corretoras de seguros, busca ajudar a resolver.

A assessoria tem muito a ver com analisar dados e buscar respostas a partir deles. Como o foco é no setor contábil, a busca por padrões financeiros que podem ser melhorados são ainda maiores, além de pensar nos métodos que podem ser aplicados para melhor direcionamento.

É uma forma prática e didática de começar a crescer a partir do momento em que todos os setores trabalham em seu potencial máximo, sem os pesos que costumam aparecer de forma discreta.

Setor de RH

Pode parecer difícil associar a contabilidade para corretoras de seguros com o setor de Recursos Humanos, mas basta pensar nos documentos guardados e na importância de mantê-los em segurança para situações futuras.

Os dados financeiros e pessoais, que contribuem para a formação do negócio, são registrados e podem ser consultados sempre que necessário.

Assessoria financeira

A relação entre assessoria financeira e a contabilidade para corretoras de seguros fica mais fácil de entender, já que as duas são divisões da economia.

Na prática, como já falamos anteriormente, a assessoria tem a ver com analisar informações e buscar formas de melhorar a situação atual. 

Para o âmbito financeiro isso é de grande importância, pois ajuda a evitar decisões erradas e focar no caminho certo.

A seguir, confira os principais serviços relacionados à assessoria financeira:

  • Fluxo de contas: o movimento de valores que saem e entram;
  • Planejamento financeiro;
  • Recuperação financeira, se necessário;

É um acompanhamento fundamental e personalizado, ou seja, as necessidades de cada caso resultam em um projeto próprio.

Alteração do contrato social

É normal que uma empresa passe por modificações ao longo do tempo. E esse procedimento, por ser burocrático e de grande importância, também está incluso no combo da contabilidade para corretoras de seguros.

Afinal, ao longo do tempo, uma corretora de seguros pode passar por grandes mudanças, desde alteração no quadro societário, ou oferecimento de mais serviços.

Neste momento, a contabilidade pode ajudar com todo o processo, desde a modificação do documento até o registro na junta comercial da sua região.

Benefícios de ter uma contabilidade para corretoras de seguros

Ao contar com um escritório contábil especializado em corretores de seguros, é possível ter em mente que o atendimento e as necessidades específicas do nicho de mercado serão entendidas e levadas em conta em qualquer tomada de decisão.

Entre os inúmeros benefícios de contar com essa prestação de serviço, listamos algumas das mais importantes abaixo: 

Formalização da sua atividade profissional

A partir do momento em que há uma transição de pessoa física para jurídica, a sua atividade profissional passa a ser formalizada e, com isso, surgem novos benefícios.

O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, lista algumas delas, que destacamos:

  • Maior segurança para o serviço;
  • Facilidade para fechar parcerias;
  • Chances de acesso às linhas de crédito;
  • Capacidade de exportar e receber subsídios do governo.

São vantagens interessantes e a formalização é essencial para quem quer abrir uma corretora de seguros

Acompanhamento fiscal e financeiro do negócio

A contabilidade para corretoras de seguros consegue evitar o medo de muitas pessoas quando falamos sobre o universo financeiro, já que mostra como a economia pode ser usada a favor do seu negócio.

Com o acompanhamento fiscal e financeiro, é possível ter mais noção sobre pontos fortes, para serem mantidos, assim como os pontos fracos que podem ser melhorados para alcançar um melhor desempenho.

Projeção de crescimento

Este é um dos resultados da contabilidade para corretoras de seguros: entender o que pode ser feito para crescer. 

Analisando as oportunidades, é possível saber o momento certo para tomar decisões que podem impactar positivamente.

O crescimento vem a partir da junção dos benefícios citados, incluindo as diferentes assessorias, aproveitando oportunidades e tomando riscos conscientemente.

Balanço patrimonial atualizado

Além de saber a situação financeira, é essencial compreendê-la bem, e é para isso que serve o balanço patrimonial, também projetado pela contabilidade para corretoras de seguros.

O relatório leva em consideração os lucros e as dívidas para avaliar a situação atual. É uma forma didática de entender se as estratégias atuais realmente funcionam ou se algo precisa ser mudado.

Sistema de registros organizados

Como mencionamos anteriormente, a contabilidade para corretoras de seguros pode ajudar na organização do dia a dia de trabalho e ainda torná-lo mais dinâmico. O sistema de registros organizado é um dos resultados da implementação.

Com isso, fica mais fácil fazer consultas, buscar dados antigos e analisar a situação do negócio para buscar um possível crescimento.

Documentos armazenados de forma segura

Os documentos não precisam estar apenas organizados para facilitar a consulta, mas também protegidos de qualquer acesso externo. Informações pessoais e financeiras, por exemplo, circulam apenas internamente.

A contabilidade para corretoras de seguros garante esse tipo de sigilo, mostrando-se como mais um benefício da implementação. Além disso, passa também uma sensação de maior tranquilidade, já que os dados estarão em segurança e não despertam preocupações.

Quando é necessário contar com a contabilidade para corretora de seguros?

A resposta mais indicada é: o quanto antes! A contabilidade para corretora de seguros ajuda a ter mais conhecimento, conseguir identificar oportunidades e conseguir crescer, por isso, quanto antes for implementada, mais rápido os resultados aparecerão.

Caso deixe para aproveitar esse benefício apenas em um momento de dificuldade, o seu negócio pode acabar sofrendo consequência e nunca alcançar o potencial que chegou a possuir.Para conseguir tornar a sua corretora de seguros em um grande negócio, é preciso conhecer o mercado e todo o seu funcionamento. Que tal receber dicas de quem tem experiência? Você pode ter acesso ao conteúdo completo e gratuito clicando aqui!

Ultimas Postagens