O que é um CRM para dentistas e como usar no seu consultório?
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CRM para dentistas: o que é e como usar no seu consultório?

CRM para dentistas: o que é e como usar no seu consultório?

O CRM para dentistas é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente (em inglês, Customer Relationship Manager) que auxilia na fidelização do paciente ao serviço oferecido pela clínica odontológica.

A área da saúde tem se tornado cada vez mais competitiva e, por isso, o CRM tem se popularizado como um diferencial do serviço das clínicas que o utilizam.

É comum que essa ferramenta faça parte de um software mais amplo que auxilia na organização de várias atividades administrativas e de marketing do consultório.

Muitos profissionais têm reconhecido as vantagens do CRM para suas clínicas odontológicas e apostado nesta ferramenta inteligente.
Pensando nisso, reunimos informações importantes para você entender mais sobre o que é e por que o CRM para dentistas e como ele pode ajudar a otimizar as vendas e os processos em seu consultório.

O que é um CRM para dentista?

O CRM para dentistas é uma ferramenta que permite otimizar o manejo do relacionamento que o profissional tem com o seu paciente dentro e fora do consultório odontológico.
A manutenção de clientes em um mercado competitivo como o da saúde é uma tarefa difícil e trabalhosa. Afinal, quando existem tecnologias para auxiliar o fortalecimento do vínculo dentista – paciente, a fidelização se torna uma tarefa que não se apoia somente em meios tradicionais.

A gestão de relacionamento com o cliente, o CRM, é justamente essa inovação que ajuda o profissional a manter seus pacientes fiéis ao seu serviço.

Qual a importância do CRM para o dentista?

O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo, e por isso, ter um diferencial em seu serviço ao paciente, como o CRM para clínicas odontológicas, é uma grande vantagem de mercado.
Realizar as consultas, se manter em dia com tarefas administrativas, acompanhar pacientes novos e antigos, tudo isso são trabalhos com os quais o dentista precisa lidar no cotidiano de um consultório odontológico.

Muitas dessas atividades são transferidas às pessoas da secretaria, que podem ficar sobrecarregadas, o que aumenta a possibilidade de erros.

Nenhum erro é bem visto pelos clientes, mesmo que tenha sido cometido da maneira mais inocente possível.
Por isso, utilizar ferramentas que diminuam a carga de trabalho, otimizem a realização de tarefas, a produtividade e melhorem o relacionamento com o cliente, é de grande valia.

Mas a verdade é que, pensando na competitividade da área de saúde, muitos softwares foram desenvolvidos e pensados para solucionar esses problemas específicos do campo.

Além de ajudar na gestão do relacionamento com o paciente, sua clínica terá acesso a múltiplas ferramentas de auxílio para administração das tarefas diárias, sem a necessidade de gastar rios de dinheiro.

Benefícios de usar o CRM para dentistas

Como já pode ter percebido, o CRM para dentistas apresenta inúmeras vantagens, ainda mais se ele fizer parte de um software especializado para gestão de clínicas odontológicas.

Quando essa integração acontece, essa plataforma e os demais recursos do software trabalham juntos para oferecer um atendimento muito melhor aos pacientes que procuram seu consultório.

Na prática, os benefícios de utilizar um software completo e com CRM para dentistas são muitos.

Utilizar agenda digital

A agenda digital é uma funcionalidade de softwares para clínicas odontológicas que permitem o agendamento de consultas de maneira prática e automatizada.

Unindo a agência digital a práticas de CRM ações como lembretes automáticos de consultas podem ser habilitadas.

Isso quer dizer que, com um simples toque para programar o software, ele automaticamente vai, no momento certo, enviar uma mensagem para o WhatsApp, SMS ou e-mail do cliente para lembrá-lo da consulta marcada.

Isso ajuda o paciente a se organizar, mas ajuda também o dentista em mais de uma maneira.

Primeiro, quando o cliente recebe uma simples mensagem dessas, ele sente que é lembrado, o que causa uma impressão positiva sobre o seu serviço.

Em segundo lugar, essa tarefa ajuda a diminuir o número de faltas, que sempre geram problemas logísticos e até financeiros.

Organização de contato dos possíveis consumidores

Os softwares de CRM para dentistas permitem organizar de maneira detalhada os contatos de consumidores e possíveis consumidores, desde que esses já estejam cadastrados dentro da plataforma escolhida.

Entretanto, essas ferramentas também podem armazenar dados de pessoas que se interessaram pelo trabalho oferecido por sua clínica mas ainda não são pacientes.

Os contatos desses consumidores podem ser obtidos por meio de ações de marketing, captura de e-mail, a sessão de “entre em contato” no site ou rede social da clínica e ser armazenado de maneira organizada no sistema.

Armazenamento do histórico dos pacientes

Mais do que apenas os contatos dos pacientes, o CRM para dentistas pode armazenar informações ainda mais completas e, com elas, realizar chamadas e divulgações.

Com o histórico de tratamento, gostos e características do paciente, além de seus contatos, o programa consegue identificar tendências e tomar decisões a partir delas.

Por exemplo, imagine que você tenha um paciente que todo ano, em junho, marca uma checagem na sua clínica, mas este ano já está em agosto e ainda nem sinal dele.

No lugar de esse fato passar despercebido, o CRM pode identificar essa ausência e enviar uma mensagem, por exemplo, de promoção de um serviço que aquele cliente costuma fazer.

Isso aumentará as chances de que o paciente marque uma nova consulta e causará uma boa impressão nele sobre o dentista que lembrou e sentiu falta dele.

Controle de contato direto com os clientes

Muitas vezes, as pessoas da secretaria do consultório ficam tão sobrecarregadas que falar com os clientes é uma tarefa difícil.

Afinal, é comum que eles não atendam ou não possam falar, então se mandam recados que frequentemente não chegam ao seu destino.

Com o CRM para dentistas, a comunicação é feita diretamente com o cliente por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp, sem a necessidade de sobrecarregar a equipe da clínica.

Existem atendimentos automatizados que mantêm esse tipo de contato direto e ainda executam diversas ações para o cliente.

Organização de processos

Um cenário comum em consultórios odontológicos é uma mesa repleta de papéis, prateleiras repletas de pastas e funcionários perdidos entre esses materiais, telefones e computadores.

Com os softwares que incluem CRM para dentistas, processos como agenda, cadastros, informações de pagamento, prontuários e outras informações ficam todas organizadas em um mesmo lugar.

Não há necessidade de papéis, estantes e caixas de arquivo, está tudo a um clique de distância, no computador.

Agilidade no atendimento

Com a automatização de processos que o CRM para dentistas promove, uma grande parte do trabalho do consultório se torna mais ágil.

A comunicação pode ser automatizada em meios como e-mail, WhatsApp e SMS, sem a necessidade de direcionar mão de obra humana para isso.

Esse processo permite que muitos clientes sejam atendidos em um menor espaço de tempo.

Além disso, retiram a sobrecarga da equipe de secretaria, que pode prestar um serviço mais personalizado aos pacientes presentes no consultório.

Melhor prospecção de leads

Com a utilização do CRM para dentistas, é possível utilizar meios para atrair mais potenciais clientes, os leads.
Já dissemos que é possível captar os contatos de clientes por meio de diferentes estratégias de marketing.

Utilizando essas informações organizadas no sistema, é possível entrar em contato e ofertar serviços especiais, promoções, dentre outras possibilidades.

Maiores chances de conversão em vendas

A maior capacidade de armazenamento e organização de informações que o CRM para dentistas promove também otimiza a venda de serviços.

Entrar em contato com um possível cliente sem saber exatamente o que ele deseja, é como dar um tiro no escuro.

Mas quando já se tem informações coletadas de gostos e tendências do consumidor, obtidas por meio de estratégias do CRM, é muito maior a chance de oferecer algo que ele realmente queira comprar.

Assim, o CRM para consultórios odontológicos aumenta as chances de novos clientes entrarem pelas portas da clínica.

Principais perguntas sobre um CRM para dentista

Se ainda restam perguntas sobre o CRM para dentistas, vamos tentar responder àquelas que são as mais frequentes.
Separamos as mais frequentes para te ajudar a entender um pouco melhore sobre o assunto! Vamos lá?

É possível controlar todo consultório dentro do CRM?

Controlar todo o consultório com o CRM é possível, mas não é o mais indicado. Isso porque existem softwares para dentistas especializados para realizar essa gestão universal da clínica odontológica.

O ideal é trabalhar com a integração desses dois sistemas a fim de obter a maior quantidade de benefícios que eles podem oferecer.

Onde o CRM para dentista pode ser mais eficiente?

Uma das áreas em que o CRM para dentistas é mais eficiente para seu consultório é no marketing e conversão de vendas.

Com o CRM para sua clínica odontológica, você poderá selecionar e investir nos leads certos e assim, aumentar as chances reais de vender seus serviços.

Todos os consultórios podem ter um CRM?

Todos os consultórios, independente do tamanho, podem ter um CRM para dentistas.

À medida em que seu negócio vai crescendo, organizar informações de seus clientes se torna mais difícil, o que torna o CRM ainda mais necessário para seu consultório odontológico.

Mas se a sua clínica ainda atende poucos pacientes, o CRM é a melhor maneira de promover um atendimento diferenciado para eles e potencializar seu crescimento de maneira organizada e sustentável no longo prazo.

Vale a pena ter um CRM para dentista?

As vantagens do CRM para dentistas são muitas, o que o torna um acréscimo indispensável ao seu consultório.

Com o CRM em sua clínica odontológica, você poderá prestar um serviço mais personalizado e eficiente aos seus clientes.

Além de aumentar a fidelização de seus pacientes atuais, o CRM ajudará na captação das pessoas certas para entrar – e ficar – em sua clínica.

Não importa o tamanho do seu negócio, se o que você procura para ele é sucesso por tempo indeterminado, o CRM é uma ferramenta indispensável para seu consultório odontológico.

Busque agora uma empresa que te ofereça as melhores ofertas desse serviço e transforme seu negócio!

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