Curso de finanças para negócios - Por que você precisa de um?

Por que investir em cursos de finanças para negócios?

Uma das maneiras mais eficientes de aprender sobre a administração monetária de uma empresa é fazendo cursos de finanças para negócios.

Esse conhecimento é importante para o crescimento da sua carreira. Seja para entender melhor sobre os processos dentro de uma companhia ou até mesmo para se aprofundar nos conceitos básicos do dinheiro.

Sabemos que muita coisa se aprende na prática. No entanto, a falta de consciência nas suas tomadas de decisões pode prejudicar a sua empresa e até levá-la ao cenário de falência, por exemplo. 

Por isso, os cursos de finanças para negócios estão cada vez mais acessíveis para quem procura aperfeiçoar sua compreensão na área. 

Confira abaixo as dicas que a Uphold Contabilidade separou para você! 

Como escolher um curso de finanças para negócios?

Antes de escolher qual deles contempla as suas necessidades, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração. 

Se atente ao conteúdo que será ensinado e o tempo de duração. Além disso, cheque o reconhecimento da instituição que está oferecendo-o e a forma que ele aborda o mercado de trabalho.

Observe quais são suas dificuldades e faça uma análise das opções que você encontrar.

Abaixo, pontuamos algumas dicas:

1. Grade curricular

Quando falamos sobre esse item, estamos nos referindo à organização de todas as disciplinas ou módulos aos quais os alunos serão submetidos. 

Ela é estruturada a partir dos conhecimentos que o curso pretende transmitir, através de suas próprias estratégias de aprendizagem.

Portanto, ao escolher qual deles você pretende participar, veja com antecedência o que você vai estudar através da grade curricular disponibilizada pela instituição. 

2. Tipo de conteúdo

A partir da grade, você começa a ter uma noção do tipo de conteúdo que será ensinado. Dependendo da organização, o direcionamento das aulas podem trazer diferentes assuntos.

Entenda quais são as suas necessidades e quais conhecimentos podem te ajudar a resolver determinadas questões. 

Você pretende se aprofundar na linguagem básica das finanças? Ou você já sabe o básico, mas quer entender melhor sobre o planejamento estratégico e gestão financeira para empresas?

É importante também prestar atenção no modelo que ele se propõe: ele é feito online ou presencial? Se a resposta for os dois, qual é a principal diferença entre eles? 

Ao identificar as suas dificuldades, fica mais simples definir qual dos cursos de finanças para negócios ideal para você no momento. 

3. Tempo de duração

Outro ponto importante é o tempo de duração que cada um deles tem.

Atualmente, existem cursos de finanças para negócios que podem ser concluídos em até 7h, enquanto outros podem levar até semanas para serem finalizados. 

Independentemente do tempo que ele leva para ser finalizado, tenha em mente que todos os que trouxemos neste artigo tem informações relevantes para o seu negócio.

Portanto, se atente à extensão de cada um antes de se inscrever, levando em consideração o tempo que você tem livre para se dedicar aos estudos. 

4. Reconhecimento do universo corporativo

Quando você encontrar a oportunidade de estudar mais sobre finanças, cheque se o curso escolhido tem reconhecimento no mundo corporativo.

Certifique-se de que a instituição escolhida seja validada entre os profissionais e o nicho em que você atua. 

Por isso, opte pelas mais conhecidas, que são tradicionais dentro do mercado de trabalho no seu nicho, como por exemplo:

  • Sebrae;
  • FGV;
  • Insper;
  • Bradesco.

5. Enfoque de mercado

Por último, mas não menos importante, observe o tipo de foco que o conteúdo do seu cursos de finanças para negócios. 

Entenda quais tipos de empresa ele contempla e como ele pode te ajudar a se aprimorar como empreendedor.

5 cursos de finanças para negócios digitais 

Agora que você já sabe quais pontos devem ser observados antes de você fazer a sua escolha, chegou a hora de conhecer 5 cursos de finanças para negócios digitais.

Todos os que escolhemos para a nossa lista foram idealizados por instituições de qualidade e renomadas no mercado de trabalho. 

Confira abaixo!

1. Gestão financeira, Sebrae

Para os donos de pequenos negócios e artesãos, o curso de Gestão Financeira do Sebrae pode ser uma boa porta de entrada para a organização. 

Seu objetivo principal é auxiliar na resolução de problemas que uma empresa pode ter através dos cuidados com o dinheiro.

Além disso, outro ponto que é abordado são os meios de alcançar uma rotina organizada, possibilitando que você esteja apto a fazer a análise e o controle da sua empresa.

Ele é formado por quatro módulos, que explicam sobre a importância da gestão financeira, fluxo de caixa e controle do giro de caixa. 

Com a duração de 3 horas, ele é gratuito, com certificado de participação e um prazo de 15 dias para a sua realização. 

2. Estratégia financeira para crescimento, Sebrae 

Se você sente que, apesar de estar vendendo bastante, o seu negócio não prospera, o Sebrae também pode te ajudar.

Nas lições de Estratégia financeira para crescimento que eles oferecem, você adquire conhecimentos desde a elaboração de um plano econômico até a identificação do capital necessário para o crescimento da empresa. 

Ele é composto por seis módulos, que trazem em detalhes: 

  • Introdução do Curso;
  • Análise atual do DRE;
  • Análise atual do Balanço Patrimonial;
  • Construção do DRE Projetado;
  • Construção do Balanço Projetado e Necessidade de Capital;
  • Alternativas para adquirir este capital.

Após as 2 horas de duração, você garante o seu certificado. Você pode se inscrever gratuitamente e, assim como o anterior, você tem até 15 dias para concluí-lo. 

3. Administração financeira, Insper

Caso você queira focar no início do seu próprio negócio ou esteja buscando a transição de carreira, as aulas de Administração Financeira da Insper podem te auxiliar.

Ele foi desenvolvido para ensinar o básico sobre a linguagem dos negócios, além de te ajudar a tomar decisões em curto e longo prazo. 

O programa é dividido em 7 semanas, sendo elas: 

  • Boas-vindas;
  • Introdução à Administração Financeira;
  • Análise de Demonstrativos Financeiros;
  • Valor do Dinheiro no Tempo;
  • Decisões de Curto Prazo;
  • Decisões de Longo Prazo;
  • Fechamento do Curso.

São cerca de 23 horas de conteúdo que podem ser feitos de forma 100% online. Ao final dos estudos, você garante o seu certificado. 

4. Fundamentos da Gestão de Custos, FGV 

Você pode aprender sobre Fundamentos da Gestão de Custos na FGV de forma gratuita! As aulas podem ser feitas por estudantes desde o Ensino Médio até o Superior. Ele também pode auxiliar professores da rede pública e privada, entre outros profissionais. 

Um dos seus objetivos principais é destacar as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira. 

Além disso, são trabalhados conceitos básicos para entender a visão da Gestão Estratégica de Custos. 

Para participar, não é necessário realizar nenhum processo seletivo, apenas de sua ficha de inscrição. 

O curso não gera certificado, mas sim uma declaração que possibilita comprovar a sua participação.

5. Contabilidade Empresarial, Bradesco 

Em uma iniciativa do Bradesco, você pode aprender mais sobre Contabilidade Empresarial.  Seu conteúdo apresenta conceitos básicos para diversos profissionais, como analistas, investidores e administradores. 

Nele, você entende melhor sobre como a contabilidade é um detalhe importante dentro da gestão de uma empresa e para realizar tomadas de decisões de forma segura. 

Dentro de 11 módulos, você vai encontrar os seguintes conteúdos: 

  • Introdução;
  • Balanço Patrimonial;
  • Razão;
  • Apresentação do Balanço;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Operações com Mercadorias;
  • Depreciação – Despesa Contábil;
  • Contabilização de Receitas/Despesas;
  • Regime de Competência;
  • Reservas e Provisões;
  • Fechamento do Balanço Patrimonial.

Esse curso tem a duração de 18 horas e não há pré-requisitos para a participação. A inscrição pode ser feita na própria página. 

Como implementar os aprendizados dos cursos de finanças para negócios no cotidiano?

Os cursos de finanças para negócios geralmente têm duração de algumas horas. 

Isso significa que, em pouco tempo, você já vai ter conhecimento o suficiente para causar mudanças de impacto na sua empresa. 

Você vai ganhar conhecimentos desde as noções básicas de gestão financeira até como realizar o planejamento da sua empresa de maneira eficiente.

Além disso, através dos seus novos aprendizados vem a confiança em tomar decisões mais assertivas. Por consequência, é mais fácil analisar as informações certas para o crescimento do seu negócio. 

Dessa forma, o seu dia a dia como empreendedor se torna mais simples e mais distante de enfrentar problemas com o capital de giro do seu negócio. 

Quando vale a pena iniciar os estudos de finanças corporativas? 

Vale a pena investir em estudos de finanças corporativas desde o primeiro momento da sua empresa.

Abrir um negócio não se trata apenas de oferecer um bom atendimento: tem muita coisa por trás que acontece nos bastidores — e é lá que o empreendedor também atua. 

Portanto, entender também sobre a parte financeira é uma parte importantíssima para que tudo dê certo.

Ao decidir realizar um dos cursos de finanças para negócios, você deve prestar atenção em alguns detalhes, como: 

  • O que eles ensinam;
  • Se é presencial ou online;
  • O tempo de sua duração;
  • Reconhecimento;
  • O enfoque dele para o mercado. 

Está se tornando cada vez mais acessível ter esse tipo de conhecimento, já que muitos deles são gratuitos e online. Podem ser feitos onde você quiser e da maneira que preferir! 

Ter conhecimento sobre finanças para micro e pequenas empresas é um fator que faz uma grande e positiva diferença para o sucesso do seu negócio. 

Ultimas Postagens