Quando deixamos de lado o universo CLT para empreender, é importante que você saiba que a declaração de imposto de renda na pejotização será a sua maior aliada no longo prazo.
Apesar de muitas pessoas enxergarem a declaração como algo relacionado a impostos, taxas e tributos, podemos garantir que ao longo dos anos, todos os valores mencionados na sua declaração são meramente informativas.
Por isso, mesmo que você não atinja os níveis necessários de exigibilidade da declaração, é fundamental que você faça a sua declaração de imposto de renda na Pejotização.
E para te explicar sobre esse tema de maneira mais completa, a Uphold Contabilidade preparou este conteúdo exclusivo para você.
Porque fazer a declaração de imposto de renda na Pejotização?
Primeiramente, precisamos falar que a declaração do imposto de renda na pejotização, certamente, será o seu único documento formal que você irá receber como comprovação das suas atividades.
Sendo assim, diferentemente de quando trabalhamos no regime de CLT, quando você se torna uma pessoa jurídica, o imposto de renda serve para realizar a apuração de ganhos no seu negócio e como ele foi distribuído para você na sua pessoa física.
Quais os tipos de renda aparecerão na sua declaração de imposto de renda em decorrência da pejotização?
Por mais que você possa contar com o auxílio de uma contabilidade, como a Uphold, para te ajudar a entender como estruturar sua declaração de imposto de renda, é muito importante que você entenda quais são as etapas do processo.
Desta forma, você poderá contar com dois tipos de renda, que veremos um pouco melhor daqui a pouco. Basicamente, eles são a renda tributável e a renda de distribuição de lucros.
Entretanto, é muito importante que você consiga entender a questão de divisão de rendas, como listaremos abaixo, para que você consiga fazer a DIRPF de maneira mais assertiva.
Renda Tributável
Neste caso, a renda tributável é aquela de quando o sócio faz a retirada do seu pro-labore todos os meses, e precisa comprovar a retirada do caixa. É aquela renda que é oferecida à contribuição de INSS.
Distribuição de lucros
Aqui, a distribuição de lucros funciona como a segunda fonte de renda que será necessário mencionar na sua declaração de imposto de renda de pessoa física.
Como fazer a declaração do imposto de renda na pejotização?
O empreendedor consegue fazer sua declaração sozinho? Na minha opinião sim. Porém, você deve deter o conhecimento para fazer a inclusão das rendas nos campos corretos dentro o informativo da Receita Federal, pois cada uma das rendas a acima, têm suas caracteristicas.
E são nesses momentos, que muitos empreendedores optam por confiar em contabilidades especializadas para a prestação deste serviço.
Certamente, contando com a ajuda de um profissional, você estará ganhando muito mais dinheiro no longo prazo. Afinal, além dele saber exatamente o que está fazendo, a probabilidade de erro na emissão das declarações é praticamente nulo.
E caso você não seja um microempreendedor individual, é importante buscar uma contabilidade que já tenha este tipo de serviço acoplado em suas funções contábeis, levando em consideração todo o trabalho e o registro do caixa de maneira estratégica.
Existe restituição de imposto de renda na pessoa jurídica?
Essa, inclusive, é uma das dúvidas que os clientes da Uphold Contabilidade mais apresentam para a equipe de atendimento.
Quando você assume o papel de empreendedor, via de regra, não haverá restituição de IR, pois geralmente o valor de pagamentos de pró-labore, em 90% dos casos são calculados abaixo de tabelas de imposto de renda, justamente para não se recolher imposto de renda de forma desnecessária. Além disso, a distribuição de lucros é uma renda completamente ISENTA e NÃO TRIBUTÁVEL.
Neste caso, a declaração de imposto de renda passa a ser um documento meramente informativo para que a Receita Federal saiba quais foram os seus rendimentos.
Por que o imposto de renda para o PJ é tão importante?
Como já falamos ao longo do conteúdo, o imposto de renda na pejotização é o seu único comprovante de renda.
Com isso, ele poderá ser no longo prazo, o “holerite” da sua empresa.
Através da análise desse documento, inclusive, é que as instituições financeiras poderão analisar as suas movimentações em caso de aumento de cheque especial e conseguir definir um limite de crédito em caso de solicitações de empréstimo.
Vale a pena fazer a declaração de imposto de renda na Pejotização?
Fazer o seu imposto de renda como pessoa jurídica não somente vale a pena, como é um documento obrigatório para qualquer empreendimento, pode exemplo.
Agora, nós queremos saber de você? Quais são os seus maiores desafios a respeito da declaração do imposto de renda na pejotização?
Não deixe de compartilhar sua opinião conosco, através dos comentários abaixo.