DIFICULDADES NO RECADASTRAMENTO SUSEP? SEGUE ESSE PASSO A PASSO - Uphold
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DIFICULDADES NO RECADASTRAMENTO SUSEP? SEGUE ESSE PASSO A PASSO

Você que acompanha nossas redes sociais e nos conhece há algum tempo, já sabe que constantemente falamos que o sistema da SUSEP para fins de recadastramento é frágil. Entretanto, nós temos que cumprir com as obrigações que nos são impostas, e fazer o melhor com o que temos.

Nós aqui da Uphold Contabilidade até o final de Junho/2020 tínhamos processados algo próximo de 300 (trezentos) recadastramentos de pessoas físicas e jurídicas. E na virada do mês, logo no primeiro dia de julho/2020, começamos a receber uma avalanche de e-mails dizendo que tudo que se tinha feito não tinha validade, devido à uma nova exigência – a tal prova de vida.

Muito bem, na medida do possível e com ajuda de alguns corretores de seguros da nossa base de clientes, entendemos as necessidades e orientamos o que deveria ser feito no processo.

Mas é fato que há muitos corretores de seguros não conseguem fazer todo o processo de forma intuitiva, e necessitam de um passo a passo. O que eu não teria condições de fazer. Mas, em meio ao turbilhão de ligações que eu recebia, pois acabei virando um suporte da SUSEP, visto que a própria instituição não divulga um telefone para ajudar os corretores, um de nossos clientes que faz parte do SINCOR-SP – Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, me enviou um verdadeiro manual de recadastramento.

Já deixo aqui registrado meus agradecimentos à todo time do SINCOR-SP, pelo grande empenho no desenvolvimento do manual, mas por disponibilizar o material não somente aos seus associados, mas sim, para toda a população de corretores de seguros. São essas atitudes que fazem valorizar o trabalho dessa organização, e que faz sentido cada corretor de seguros se afiliar.

Abaixo, transcrevo na integra o manual.

PASSO A PASSO – RECADASTRAMENTO PESSOA FÍSICA

Para se registrar ou se recadastrar como corretor de seguros, deve seguir o passo a passo:

Passo 1: Acesse o site da Susep através do link https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/

Passo 2: Selecione a opção Registrar como corretor;

Passo 3: Informe o seu CPF e selecione Avançar;

Passo 4: Caso já seja registrado na Susep, aparecerá uma tela com algumas perguntas para que o sistema carregue suas informações do cadastro antigo. Você pode pular estas perguntas selecionando ignorar;

Passo 5: Na primeira tela, preencha os Dados Cadastrais e selecione Avançar. É importante que você informe o seu e-mail pessoal e não de terceiros.

Passo 6: Na tela Documentos, você deverá enviar uma foto selfie segurando o seu documento de identidade, em formato JPG, PNG ou GIF e selecionar Avançar. Os números de identidade e de CPF do documento deverão estar visíveis e devem ser idênticos ao que foi preenchido nos dados cadastrais;

Passo 7: O sistema irá apresentar os produtos nos quais você possui certificação pela ENS. Marque os Produtos que deseja intermediar na lista e depois selecione Avançar;

Passo 8: Depois de ler e concordar com todas as Declarações para atuação profissional, selecione Avançar;

Passo 9: Leia o resumo do seu cadastro. Caso tenha algum erro, selecione voltar e corrija. Caso esteja tudo certo, selecione salvar.

Passo 10: Você receberá duas mensagens em seu e-mail: a primeira apresentando um resumo das suas informações cadastrais e a segunda informando a sua senha para acessar o seu cadastro. Esta senha não pode ser mostrada a ninguém, incluindo a SUSEP. A partir deste momento, você já está apto a intermediar seguros. Guarde estes e-mails para consulta futura.

E na sequencia informar ao Sincor por e-mail os dados : CPF (apenas os números), Nome Completo, Endereço Residencial e fones  para que possamos, também, atualizar seu cadastro em nosso sistema.

Confirme o seu registro ou recadastramento fazendo uma pesquisa em https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/pesquisa.

Autor: SINCOR-SP

PASSO A PASSO – RECADASTRAMENTO PESSOA JURÍRICA

Para efetuar o cadastro ou Recadastramento de Pessoa Juridica acesse https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/ e siga o passo a passo:

Passo 1: Selecione Acessar minha conta, informando seu CPF (com pontuação) e a senha recebida em seu e-mail após o cadastro como corretor de seguros pessoa natural.

Passo 2: Na tela inicial, no canto superior esquerdo, selecione o menu  e depois Empresas.

Passo 3: Já na tela de empresas, selecione Cadastrar, informe o CNPJ da empresa em que você foi indicado como responsável técnico e selecione Avançar. Aparecerá o nome da empresa, selecione Cadastrar para prosseguir.

ATENÇÃO: Caso apareça a mensagem abaixo, significa que o sistema não encontrou a empresa na base da Receita Federal ou a mesma não possui a atividade o código CNAE 66223-00. Caso você tenha certeza que a empresa existe e é uma corretora de seguros, selecione Cadastrar empresa.

Passo 4: Preencha os dados cadastrais da Empresa, incluindo o e-mail comercial, e selecione Avançar.

Passo 5: Marque os produtos da empresa e depois selecione Avançar.

Passo 6: Depois de ler e concordar com todas as declarações para atuação como responsável técnico da empresa, selecione Avançar.

Passo 7: Leia o resumo do cadastro da Empresa. Caso tenha algum erro, selecione voltar e corrija. Caso esteja tudo certo, selecione salvar.

Passo 8: Você receberá um e-mail com um resumo do cadastro da empresa. A partir deste momento, a empresa já está apta a intermediar seguros. Guarde este e-mail para consulta futura.

Confirme o seu registro ou recadastramento fazendo uma pesquisa em https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/pesquisa

E na sequencia informar ao Sincor por e-mail os dados : CNPJ (apenas os números), contrato social, RG, CPF ou CNH dos sócios que conste no contrato e fones  para que possamos cadastrar/atualizar seu cadastro em nosso sistema.

Autor: SINCOR-SP

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