Já diz o ditado: “o Brasil não é para amadores”, tributação é uma dor na vida de qualquer empreendedor, e dentro de uma corretora de seguros, esse processo não seria diferente.
São esses dados que traduzem o quanto de faturamento você possui, e principalmente, como será o cálculo das notas fiscais de serviços do mês.
Muitos corretores que procuram a Uphold Assessoria possuem algumas dúvidas referentes ao Imposto Sobre Serviço (ISS) que é calculado de acordo com o seu faturamento e relacionado as normas da prefeitura em que sua corretora de seguros é .
Para os corretores de seguros, a alíquota do ISS é retida direto da fonte.
Por essa razão você precisa sempre informar qual o cálculo do mês referente a este imposto para as seguradoras parceiras.

Caso contrário, você pode ser descontado mais do que de fato precisaria.
A maioria das corretoras de seguros de pequeno e médio porte, estão enquadradas dentro do Simples Nacional, o que significa que o seu negócio fatura até 180 mil reais por ano.
Porém, se você não possui uma receita fixa, os valores podem se alterar. Como consequência, a alíquota pode também ser variável, como falamos anteriormente
Alíquota progressiva
Esse processo se chama alíquota progressiva. No Estado de São Paulo, por exemplo, se a sua receita não ultrapassa o valor de R$ 180.000,00, você provavelmente terá uma alíquota fixa. Por aqui, este valor se enquadra na faixa de 2%.
Na atividade de corretagem de seguros, por todos os impostos serem retidos diretamente na fonte.
Isso significa que o governo já desconta dos valores a serem recebidos automaticamente, e você não precisará pagar mais nada por isso.
Todo o dinheiro que você receber ao final do processo, já terá sido deduzido os valores em questão.
Avisar as seguradoras sobre o valor da sua alíquota é fundamental.
Por exemplo: no mês de abril, sua corretora de seguros teve uma alíquota de 2,5%. Já no mês de maio, o valor do ISS foi o de 2,25%. Se você não comunica essa movimentação aos parceiros, você estará perdendo dinheiro de maneira desnecessária.

Caso o cálculo seja feito de maneira errada, você pode até conseguir recuperar o valor pago de maneira equivocada, mas o processo administrativo demorará cerca de três a quatro anos.
Para evitar este tipo de problema, o melhor para a sua corretora de seguros é fazer esse acompanhamento mensal.
Caso você não tenha uma equipe voltada a cálculos na sua corretora de seguros, conte com os relatórios enviados por sua contabilidade.

Eles são obrigados a te fornecer uma lista de todas as alíquotas vigentes para o seu negócio.
Planejamento estratégico
Para não ter problemas, crie um planejamento estratégico em seu negócio para evitar ter problemas com emissões de notas fiscais e recebimentos errados.
Exija da sua contabilidade os valores até o segundo dia útil do mês e com as informações em mãos, transmita-as às seguradoras até o dia 05 do mês.
Para auxiliar neste processo, algumas seguradoras estão começando a facilitar esse envio de informações.

Dentro do portal de cadastro do corretor de seguros, as empresas estão começando a criar canais para que os dados do ISS sejam inseridos por ali, evitando erros e qualquer tipo de problema futuro.
Por isso, a Uphold Assessoria sempre indica que o cálculo do ISS seja sempre informado de maneira correta e ágil aos seus parceiros, para evitar possíveis prejuízos futuros.
Seja acompanhado pela parceira mais atuante no segmento de contabilidade para corretora de seguros.