Erros na corretora

Erros na corretora de seguros – Conheça os 6 mais comuns

Por conta de toda a turbulência do dia a dia, muitos empreendedores acabam cometendo pequenos erros na corretora de seguros sem mesmo perceber.

Ainda que em menor escala, muitos desses equívocos podem comprometer o desempenho do profissional, limitando suas chances de fechar bons negócios.

Isso, inclusive, não é algo incomum. Acredite, conseguimos identificar muito dos padrões que iremos compartilhar com você em mais de 500 clientes atendidos pelo escritório.

Pensando nisso, a Uphold Contabilidade separou alguns dos principais erros na corretora de seguros para te ajudar a reconhecê-los e deixar de cometer hoje mesmo.

Por que é importante evitar os erros na corretora de seguros?

Qualquer empresa que tenha interesse em escalar seus negócios precisa estar atenta às estratégias que estão surtindo efeito positivo.

Além disso, conseguir identificar os pontos negativos que podem estar atrapalhando se torna ainda mais importante.

Isso porque muitos deles são causados por falhas de comunicação, além de acúmulo de serviço do cotidiano.

Neste caso, são necessárias ações de identificação, avaliação e intervenção, conforme veremos a partir de agora.

6 erros na corretora de seguros que devem ser evitados

Agora que você já sabe a importância de reconhecer quais são os erros na corretora de seguros, chegou o momento de olhar para a sua empresa e identificar se algum dos itens abaixo se encaixam no seu negócio.

Confira a partir de agora!

1.Reunir poucas informações do seu cliente

Um dos pontos chave para uma gestão de sucesso, é o conhecimento a respeito do público que a empresa tem.

Afinal, todas as estratégias e produtos serão direcionados a ele.

Ao compreender a fundo como sua audiência pensa, você terá maior possibilidade de entregar o que ela entende e deseja.

Com uma comunicação clara e de fácil entendimento entre cliente e empresa, é possível oferecer melhores planos e produtos com a abordagem correta, personalizada, de padrão elevado.

Por isso, a maior dica para evitar que esse tipo de erro ocorra, é: não meça esforços para conhecer seu público.

Realize pesquisas completas sobre todos os possíveis perfis dos consumidores, se preocupe em compreender os problemas e encontrar as soluções para eles.

Para facilitar o trabalho, uma boa opção é utilizar softwares de gestão com informações de cadastro em um banco de dados disponível para consultas.

2. Não ter uma carteira de clientes segmentada

Um dos maiores erros na corretora de seguros a ser evitado, é o desejo de conquistar clientes a qualquer custo, de qualquer maneira.

Muitas corretoras se complicam ao buscar números novos, ao invés de investir em fidelização dos clientes que já depositaram algum tipo de confiança em seu trabalho.

Do ponto de vista estratégico, seria muito mais fácil oferecer novos produtos a uma pessoa que já conhece seu serviço, do que a outra que ainda está nas primeiras fases do funil de vendas.

O ideal é que haja uma segmentação de todas as suas ações, oferecendo um certo padrão de atendimento para grupos mais específicos de segurados.

Você pode, por exemplo, separar seus clientes por perfil de seguro e por ramo.

Dessa forma, você irá conseguir automatizar suas rotinas operacionais, além de oferecer um atendimento muito mais personalizado.

3. Falta de vendedores capacitados na equipe

Se segmentar seus clientes, conhecendo profundamente seus perfis e dores é importante, saber como utilizar essas informações é fundamental.

Vendedores despreparados geram atrasos nas vendas, contribuem para o prejuízo da corretora e podem ser extremamente prejudiciais para todo o processo de trabalho.

Para evitar que sua equipe trabalhe com profissionais que não são capacitados, é preciso investir em treinamento pessoal.

Além disso, com vendedores capacitados, você não estará somente aumentando consideravelmente suas chances de negócios, como poderá garantir maior satisfação entre seus consumidores.

Lembre-se que clientes seguros e felizes passam a confiar muito mais em sua marca, voltam a comprar da sua corretora de seguros e ainda indicam para outras pessoas.

4. Não contar com processos digitalizados

Não utilizar sistemas voltados à área, é um dos piores erros na corretora de seguros, e um dos mais comuns.

Ao trabalhar de maneira manual com processos burocráticos, os profissionais perdem muito tempo, deixando de investir em novas estratégias e na prospecção de novos clientes.

Utilizando softwares específicos para corretoras, seus processos de gestão, planejamento e relacionamento com clientes serão automatizados.

O tempo de trabalho se torna menor, os custos são reduzidos junto com as probabilidades de erros.

5. Falta de investimento em marketing digital

Investir em marketing digital não é uma estratégia opcional de negócio, mas uma necessidade entre empresas que desejam se destacar no mercado.

É importante marcar presença nas redes sociais, gerando engajamento e solucionando problemas reais de sua audiência.

Além disso, também é interessante oferecer informações valiosas, que façam a diferença na vida do seu público-alvo através de postagens de blog e site.

O mais importante neste caso, é oferecer conteúdo de valor e com divulgação direcionada para garantir sua posição de autoridade no mercado.

6. Pós venda estruturado

A jornada de compra do cliente com a corretora não termina após o fechamento da compra do seguro.

Afinal, é no momento que ele mais precisa, que a empresa precisa estar presente para solucionar a situação, não somente na contratação.

É preciso oferecer um bom serviço de pós-venda, principalmente no momento de um serviço de assistência 24 horas ou na comunicação do sinistro.

Não se esqueça: se a experiência do segurado não for satisfatória, dificilmente ele irá renovar a apólice.

Por isso, invista em uma boa estrutura e treinamento de pessoal para acompanhamento do cliente após a contratação, garantindo que ele alcance as expectativas em relação à sua corretora.

Como aprender a evitar erros na corretora de seguros?

Observe as ações de sua corretora, como ela se posiciona no mercado e a forma como seus clientes a enxergam.

A partir dessa avaliação, é possível reconhecer tópicos a serem analisados e trabalhados.

Se podemos te dar uma dica para organizar sua empresa, é a de utilizar esse texto como base para identificar possíveis problemas e melhorar seus processos internos.

Isso porque, para o crescimento saudável de um negócio, nada melhor do que a organização interna estar preparada para dar os próximos passos de maneira conjunta.

Neste caso, colocando em prática cada uma das dicas citadas neste artigo, será possível oferecer uma experiência marcante e positiva para o seu cliente, que se sentirá seguro para realizar novas contratações.

E você? Comete algum desses erros na sua corretora de seguros? Não esqueça de compartilhar conosco a sua opinião através da caixa de comentários abaixo!

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