Como fazer a corretora de seguros crescer? Confira 9 dicas
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09 dicas práticas para fazer a sua corretora de seguros crescer!

Fazer a corretora de seguros crescer é indispensável para alcançar novas metas e se consolidar no mercado. Afinal, ter a chance de aumentar a carteira de clientes, aprimorar o rendimento e ampliar a estrutura do negócio são algumas das vantagens a partir disso.

No entanto, é fundamental que esse processo de crescimento seja realizado de modo coerente, já que muitos corretores de seguros querem ter essa oportunidade, mas não sabem, de fato, como fazer para tirar os planos do papel.

Porém, em certas condições, esses resultados se transformam em metas insustentáveis, complicando a saúde financeira da companhia, além de contar com estratégias assertivas para obter um aumento contínuo e sustentável.

Quer saber como crescer sua corretora de seguros? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Por que é importante pensar em fazer a corretora de seguros crescer?

Para uma corretora de seguros é bastante importante definir objetivos de mercado a curto, médio e longo prazo viáveis para gerar oportunidades de expandir o seu alcance.

Hoje em dia, há várias formas de estimular os negócios desse nicho a aprimorar a sua produção e posicionamento de mercado.

Reconhecer clientes, identificar novos nichos de mercado e otimizar os serviços aparecem entre as ações primordiais para fazer a corretora de seguros crescer. 

Como fazer a corretora de seguros crescer na prática

Para fazer a corretora de seguros crescer e prosperar, o ideal é entender e buscar sempre a evolução dos processos internos e externos do negócio. Afinal, uma empresa bem sucedida jamais pode se dar ao luxo de ficar parada no tempo.

Portanto, confira algumas dicas que auxiliarão a manter a empresa entre as referências do setor.  

Comece o planejamento do crescimento

Em algumas situações, a expansão dos negócios pode estar ocorrendo de maneira vagarosa, ou mesmo, estar emperrada, devido à falta de ajustes no plano de negócios.

É preciso lembrar sempre que esse plano é desenvolvido para determinados cenários e que, aos poucos, ele já não é mais tão viável quanto antes.

Portanto, o ideal é que esse plano de negócios tenha uma validade entre seis até doze meses, devendo ser revisto depois disso. Afinal, o plano apresenta as principais fases de consolidação e execução das metas do negócio visando a estruturação no mercado.

Defina metas e objetivos claros

Metas são imprescindíveis para as corretoras de seguros, uma vez que são relevantes tanto para gestão quanto para os funcionários. Afinal, a equipe tende a se sentir muito mais motivada e recompensada quando essas metas são batidas.

E incluir objetivos também se faz necessário, contudo não se pode exagerar, porque todos esses objetivos precisam ser viáveis. Ou seja, as metas para empresas de seguro devem ser atingíveis, nem simples e tampouco exageradas.

A partir daí, é possível estipular requisitos para analisar e recompensar o time de forma justa. Outro ponto é que para fazer a corretora de seguros crescer, é preciso ter metas pontuais e a longo prazo. 

Portanto, todos esses planos devem contar com um tempo preciso para serem alcançados, caso contrário não fazem sentido e o incentivo para equipe se esvazia. E a definição do prazo precisa ser real, sempre!

E, claro, não se pode esquecer das prioridades, afinal ninguém pode fazer tudo ao mesmo tempo. Então, se deve classificar a importância e a urgência de cada meta para que tudo aconteça da melhor forma.

Trabalhe a autoridade da corretora de seguros

Um dos primeiros passos para fazer a corretora de seguros crescer, é elevar a autoridade da empresa no mercado. Quando alguém se apresenta como especialista em alguma área, tende a elevar a quantidade de clientes.

Isso se sucede pelo fato de que as pessoas desejam contar com um serviço de alto nível, especialmente, no segmento de seguros, para não serem surpreendidas negativamente em um período de dificuldade – como quando acontece um imprevisto.  

Por isso, ao pesquisar por possíveis corretoras, muitas pessoas não fecham com os negócios que fornecem o melhor custo-benefício, mas sim com aqueles que transmitem credibilidade e transparência ao mercado.

Conte com um bom marketing digital

Adotar o marketing digital de qualidade para um negócio deixa tudo muito mais fácil e prático. Com estratégias, além de alcançar o público-alvo de maneira qualificada, também há a possibilidade de o negócio ser achado com mais facilidade.

Além disso, uma das funções do marketing digital é conseguir apontar o que está proporcionando retorno ou não. Portanto, se a intenção é fazer a corretora de seguros crescer e oferecer resultados melhores com segurança, a aposta em ações bem pensadas de marketing digital é indispensável.

Tenha uma persona definida para fazer a corretora de seguros crescer

Outra forma de expandir os seus negócios é efetuar pesquisas de mercado considerando as novas demandas da sua clientela. Por isso, é fundamental analisar o perfil de cada cliente que entra em contato e conferir as respectivas necessidades.

Assim, a definição de uma persona é fundamental para que as estratégias de marketing e prospecção sejam assertivas. Já que quanto melhor for essa segmentação, mais rapidamente se conseguirá alcançar quem, realmente, quer contratar seu serviço.

A partir dessa definição da persona, dá para compreender quais são as razões que fazem com que um cliente busque a corretora e assim, intensificar essa mensagem de forma que faça sentido com as metas e objetivos do negócio.  

Invista em prospecção direta

Fazer a corretora de seguros crescer tem tudo a ver com a capacidade de realizar novos contatos e oficializar novos acordos. E, para assegurar isso, é fundamental conseguir prospectar novos clientes.

Portanto, é indicado adotar algumas estratégias, como potencializar as atividades de marketing para alcançar um público ainda maior. E também direcionar as ações, de maneira a chamar a atenção daqueles que possuem interesse em contar com os serviços.

Além disso, essa prospecção passa por um atendimento de alto nível, agilidade na entrega das informações solicitadas e a qualificação da equipe para aprimorar as técnicas de persuasão junto a clientela.

Monte uma equipe de venda qualificada

Na maioria das vezes, é essencial investir corretamente tanto na formação de uma equipe de vendas altamente capacitada quanto no aprimoramento constante e contínuo do time de vendedores. 

Afinal, a equipe trabalhará para prospectar novos clientes e reconhecer novas oportunidades de negócios.

Trabalhe o pós-venda de forma assertiva

Um dos segredos de como crescer a corretora de seguros passa obrigatoriamente por um trabalho assertivo e frequente de pós-venda. Esse contato é indispensável tanto em uma fase de expansão quanto em um período de estagnação do negócio.

A necessidade de uma relação boa com os clientes não começa e termina com a venda. O pós-venda pode se tornar até mais importante, uma vez que é mais fácil e econômico fazer com que um cliente contrate mais um serviço do que converter alguém pela primeira vez.

A lembrança dos clientes em momentos ‘não profissionais’ e dias comemorativos, como final de ano, aniversários e outros momentos faz toda a diferença.

Automatize os processos

Para uma corretora prosperar, os processos necessitam ser acelerados e automatizados, de maneira a oportunizar que a equipe possa repassar as atividades operacionais para um sistema automatizado.

Afinal, a automação gera inúmeras vantagens, deixando o trabalho muito mais eficiente e produtivo, porque o objetivo primordial é organizar e otimizar não somente a estrutura, bem como o esforço de todos os integrantes desse processo.

Dessa maneira, aprimorar o rendimento da equipe e da gestão da corretora é de vital importância para aqueles que almejam alcançar metas. A automatização de processos também é ideal para fazer a corretora de seguros crescer de modo sustentável e, ainda, se projetar no mercado.  

Quanto tempo para fazer a corretora de seguros crescer?

Não há um prazo determinado para fazer uma corretora de seguros crescer devido a uma série de fatores, como:

  • Investimento de marketing;
  • Estratégias em prática;
  • Montagem do time de vendas;
  • Desenvolvimento do público alvo;
  • Tempo de execução destes itens.

Em todo caso, a “mudança de chave” pode acontecer a curto e no médio prazo, dependendo sempre das metas e dos objetivos específicos de cada negócio.

Vale a pena investir em fazer a corretora de seguros crescer?

Certamente, o tempo e o dinheiro investidos para fazer uma corretora de seguros crescer valem a pena quando as oportunidades são abraçadas e o plano de negócio devidamente cumprido.

Além disso, o segmento demonstra reação desde o começo do ano e tende a ser bastante interessante nos próximos anos. 

Conforme a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor apresentou crescimento de 3,6% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.

E, quando se considera que no começo do ano passado ainda não se estava estabelecida essa crise mundial e a economia nacional estava voltando a aquecer, essa alta se torna mais relevante.

Ainda segundo a organização, esse aumento em janeiro comprova o fôlego do segmento, sendo que janeiro de 2020 já tinha registrado crescimento anual de 17%.

Portanto, apostar em uma expansão para corretora de seguros agora se mostra uma maneira assertiva de estar à frente da concorrência quando a situação do país e do mundo definitivamente se normalizar. 

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