Feedback na corretora de seguros: Por que investir nessa cultura?
Feedback na corretora de seguros é essencial nos dias atuais

A importância do feedback para a equipe de uma corretora de seguros

O Feedback na corretora de seguros sempre deve ser feito de maneira assertiva e com a preocupação de agregar informações relevantes para o time. 

Entretanto, existem algumas formas específicas de fazer isso de maneira adequada, para que a conversa possa se tornar uma oportunidade interessante de avanços nos processos e melhoramento de procedimentos dentro da sua empresa. 

A melhor forma é que no lugar de uma crítica direta, o líder consiga realizar o feedback para equipe de corretora de seguros como algo construtivo. Já que essas conversas com o time reunido devem ser usadas para apontar soluções para falhas que tenham sido notadas no dia a dia.

Desta forma, a adoção de determinadas palavras e novos comportamentos entre líderes e colaboradores podem se tornar totalmente diferenciados. 

Agora, confira abaixo como melhorar a performance do seu negócio e como aplicar o feedback para equipe da corretora de seguros da melhor forma possível!

Por que o feedback para a equipe de uma corretora de seguros é importante?

O feedback na corretora de seguros é indispensável para alinhar as expectativas, estabelecer metas, apresentar estratégias e mostrar os resultados obtidos para todos. Tanto para a companhia quanto para a trajetória do funcionário, esse tipo de troca é essencial.

Sem dúvida, esse é um momento em que a produtividade e a eficiência do líder e do time estão em jogo e é necessário ter habilidade para efetuar realmente um processo construtivo.

Caso contrário o resultado de uma simples conversa que necessita ser frequente tende a afetar o clima da empresa e o entrosamento da equipe, que pode ter que aprimorar alguns pontos e não compreende tudo que foi dito.

Portanto, essa troca de percepções também exige alguns cuidados para ser bem sucedida desde o primeiro até o último minuto. 

Confira abaixo alguns desses pontos para ficar de olho:

Melhora no desempenho do time

A finalidade do feedback na corretora de seguros é a melhora no desempenho. Ou seja, apresentar soluções para problemas que acontecem no cotidiano, ainda que exijam resoluções difíceis. 

Dessa maneira, é preciso ter a certeza de estar mostrando uma ideia para alavancar o rendimento dos colaboradores.

Aproximação da equipe

É determinante definir uma frequência para repassar um feedback para a equipe. A partir daí, o líder precisa tratar de maneira objetiva, mas sem transformar esse encontro em algo tenso.

Quando a prática vira corriqueira, é possível traçar estratégias visando o crescimento pessoal e a orientação dos colaboradores para atingir resultados ainda mais promissores. E, gradativamente, o time tende a estreitar os seus laços de modo a alcançar as metas combinadas.

Alinhamento de processos

É impossível dar um feedback à equipe sem alinhar os processos e definir um plano de ação. 

Afinal, a prioridade ao trocar essas informações é evoluir coletivamente e não encontrar culpados. Por isso, é preciso estabelecer com o time quais as providências podem ser efetuadas para que as dificuldades sejam vencidas em pontos chaves.

Como aplicar o feedback para a equipe de uma corretora de seguros na prática?

O feedback para equipe para dar certo na prática precisa ser muito bem conduzido, visando estreitar as relações pessoais e profissionais na empresa. 

Por isso, esse momento necessita ser uma via de mão dupla. Ou seja, tanto o líder quanto os funcionários devem se sentir responsáveis pelo resultado da reunião. Assim, confira alguns pontos vitais para fazer um feedback de maneira positiva.

Mapeie tudo o que precisa falar de maneira antecipada

Todo líder necessita de algum tempo para se preparar, já que é inviável fazer esse processo totalmente no improviso. Então, é indicado montar uma planilha no dia a dia para anotar os pontos que precisam ser discutidos na reunião e as prováveis soluções para eventuais problemas.

Antes de se reunir com a equipe, basta revisar as anotações e incluir o que acredita que será relevante para curto, médio e longo prazo.

Passe um panorama para a equipe antes de começar a falar

Sendo assim, dá para iniciar esse encontro de feedback para equipe com um briefing do que será tratado.

Afinal, os presentes podem se tranquilizar ao notar que se refere somente a um bate-papo honesto e que a intenção é debater pontos positivos, situações de atenção, reforçar boas práticas (se houver) e o que precisa ser ajustado prontamente. 

Quebre o gelo

O ideal não é começar essa conversa diretamente com o feedback para equipe, mas valorizando as pessoas à sua volta. 

Quando se consegue quebrar o gelo nesse difícil início, se ganha maior abertura ao longo do encontro. Além de fazer com que as pessoas fiquem mais flexíveis para receber as respectivas avaliações.

Liste as coisas boas que estão sendo feitas

Esse é um ponto essencial que costuma funcionar ao destacar os acertos, as conquistas e os bons exemplos dentro da correta, antes de citar falhas e processos que precisam ser aprimorados. 

Desse modo, o líder é capaz de se mostrar mais justo e trazer equilíbrio à sua fala. 

Ofereça espaço para os colaboradores falarem

Como citado anteriormente, o feedback na corretora de seguros deve ser uma via de mão dupla. Ou seja, falar e também conceder a oportunidade para que os demais falem. 

Isso pode ajudar consideravelmente a aperfeiçoar a performance de todos e indispensável para manter a sintonia e impedir que as críticas apareçam em um momento de tensão. 

Seja sincero nos comentários

Ainda que seja algo complicado de ser feito, o feedback para equipe demanda sinceridade em todos os comentários. 

No entanto, a maneira de se expressar pode ser mais suave e que não cause constrangimento às pessoas, bem como reconhecer os pontos fortes de maneira apropriada e cordial para não desestimular os demais.

Feedback para a equipe também pode ser feito de forma individual

O feedback na corretora de seguros também pode acontecer de maneira individual. Esse tipo de abordagem pode ser mais interessante do que expor algum problema na frente de todos, sobretudo, quando há comentários sobre alguma dificuldade apresentada por alguém da equipe.

Dessa maneira, se diminui a possibilidade de gerar alguma saia-justa ou abalar a confiança do profissional em questão. 

Neste caso, o bom senso deve imperar nessas situações específicas para preservar o ambiente e a sinergia da equipe. 

Os benefícios do feedback para equipe da corretora de seguros

Sem dúvida, a realização de um feedback para equipe de modo organizado, bem pensado e já instaurado na rotina da empresa só tende a trazer vantagens para todos os envolvidos.

Pensando nisso, montamos uma lista com benefícios específicos para as empresas que efetuam essa abordagem de modo assertivo.

Maior entrosamento

Sem dúvida, quando o feedback para equipe se transforma em algo comum dentro da corretora acaba por aumentar a proximidade entre o gestor e os colaboradores, além de estreitar as relações entre todos os componentes da equipe.

Além disso, o integrante da equipe se sente mais confiante e seguro porque sabe que pode contar com o auxílio do seu líder e dos companheiros para aprimorar a sua performance ou para se adaptar a algum novo processo.

Resultados melhores

Aos poucos, essa prática também faz com que a organização se torne um lugar melhor para atuar. Ou seja, oferece aos colaboradores uma atmosfera muito mais serena e coletiva. 

Já que a partir do instante em que a corretora demonstra a sua empatia, o risco de sobrecarregar os funcionários também é minimizado.

Ao realizar o feedback para equipe com regularidade, os membros contam com oportunidades de aperfeiçoar o rendimento e o meio de produção, além de debater diretamente com o líder que está presente.

Compreendendo os pontos e o que deve ser ajustado, a relação fica muito mais sólida, a  produtividade da equipe cresce e as oportunidades de crescimento para todos os envolvidos passa a ser ainda maior.

Sentimento de pertencimento à equipe

Além disso, o feedback para equipe ou o feedback individual permite um diálogo honesto visando a melhoria das habilidades e/ou atenção redobrada à alguma ação que não está dando o resultado esperado. 

Esse tratamento sincero também reforça a sensação de ‘fazer parte do time’, já que as ações não passam despercebidas. E, quando se constrói essa comunicação como uma via de mão dupla, todos se sentem confortáveis para se expressar. 

Portanto, cada um sente que está sendo ouvido e contribuindo para que o negócio continue prosperando. 

O melhor momento para dar um feedback para a equipe da corretora de seguros

Definitivamente, construir e dar continuidade a uma cultura de feedback para equipe pode ser um grande desafio. E, o momento ideal para que essa prática seja colocada em prática é quando o líder está certo do que deseja repassar, ajustar e debater com a sua equipe.

Afinal, é imprescindível que a mensagem transmitida não levante mais dúvidas, sendo completamente esclarecedora para todos os envolvidos. 

Portanto, as avaliações e metas precisam ser objetivas e claras para que a comunicação aconteça da melhor forma possível.

Como pode ser visto até agora, saber realizar um feedback é um fatores primordiais para a boa gestão de times produtivos e entrosados. 

Além de resultar em vantagens significativas tanto para a corretora que alcança os seus objetivos quanto para os colaboradores que constroem relacionamentos mais próximos e conseguem render mais sem sobrecarregar uns aos outros. 

No fim das contas, é de vital importância que tanto aquele que tem a responsabilidade de dar o feedback para equipe quanto aqueles que recebem façam desse encontro algo sadio e produtivo. 

Portanto, tenham a convicção que unidos podem deixar o local de trabalho muito mais equilibrado e positivo.  

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