Identidade Visual

Identidade visual – Por que sua empresa precisa de uma?

Um projeto de identidade visual pode ser essencial para se destacar diante de outros concorrentes do mercado.

Detalhes como fontes, cores, combinações e formas de símbolos são alguns dos aspectos que formam uma identidade visual.

A partir da construção de uma comunicação visual estratégica, sua empresa poderá construir um posicionamento de marca e reconhecimento entre o seu público alvo.

Portanto, para pensar em alternativas e opções de construção da identidade visual dentro de uma empresa, a Uphold Contabilidade preparou este conteúdo para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de recursos visuais que identificam a sua empresa, o seu posicionamento e a sua postura perante o seu mercado e o seu público.

Assim como já abordamos na parte inicial deste artigo, podemos também considerar como identidade visual o conjunto de técnicas da comunicação visual.

As cores, por exemplo, são fundamentais para exprimir as sensações de clientes e usuários. O verde, por exemplo, está bastante ligado à natureza e equilíbrio biológico.

Ademais, além da definição de cores, outros aspectos constroem a identidade visual, como por exemplo:

  • logo;
  • decorações;
  • tipografias;
  • cores;
  • frases e slogans;
  • apresentações institucionais, com marca da empresa;
  • Peças de comunicação empresarial e corporativa.

Qual a importância da identidade visual para um negócio?

Para se consolidar no mercado, construir uma identidade visual para a empresa é o primeiro passo.

O logotipo de um produto ou negócio, por exemplo, exerce um poder de confiança para os consumidores.

Mas para além de criar identificação com o público, a identidade fornece um padrão de cores, fontes e estilos para toda a empresa.

E isso vai desde as cores de uma garrafa térmica até a definição de embalagens e posicionamento de marca.

Ademais, confira outras vantagens interessantes no uso de uma identidade visual desde o início do negócio:

  • Relevância dentro do mercado e imagem da empresa atrelada ao produto principal;
  • Vínculo emocional dos clientes com a sua marca, gerando fidelização;
  • Otimização do orçamento dedicado a comunicação, não precisando refazer o projeto outras vezes.

As diferenças entre identidade visual, marca e branding

Apesar de fazerem parte do mesmo contexto, existem algumas diferenças cruciais entre a identidade visual, marca e branding.

Apesar de ambos serem importantes em uma estratégia de identidade visual eficaz, é essencial entender as particularidades que cada um desempenha para tirar o máximo de proveito de cada uma delas.

Confira abaixo como identificar cada um desses elementos.

1. Identidade visual

Na construção da identidade é preciso que tudo fique bastante claro, como quais cores e em quais contextos serão usadas, da mesma forma que acontece com a fonte e letras.

Por exemplo, para reproduzir o logo de uma empresa mais voltada para questões fiscais e tributárias, a fonte precisa transmitir seriedade, firmeza e elegância.

Quando todos estes pontos forem fechados, temos a identidade visual completa e o catálogo que indica suas situações de uso.

2. Marca

A marca dentro de uma identidade visual é responsável por sintetizar os significados e sensações que você pretende causar ao público alvo.

Ela pode remeter ao tipo de serviço oferecido, ou a história que o nome da empresa carrega.

Um exemplo bastante clássico disso é a Apple, empresa a qual o símbolo é uma maçã mordida, que pode ser reconhecida por pessoas ligadas ou não ao setor de tecnologia.

Mas, para isso, foi necessário levar em consideração o conjunto de cores da identidade visual, e a qual a sensação deseja exprimir dentre outros aspectos da comunicação visual.

3. Branding

O Branding é o processo de prospecção e organização das ideias que serão aplicadas na identidade visual.

Fatores como cultura da empresa, cores que casam com a empresa, forma de abordagem e atendimento dos novos clientes são alguns dos aspectos considerados no Branding.

Portanto, um dos grandes desafios que o Branding oferece é conseguir deixar todos os fatores coerentes, conversando entre si e também sendo fiel à imagem externa.

Desse modo, é  importante que no Branding da identidade visual estejam presentes desde diretores e gerentes de posicionamento do mercado, até designers que irão executar o uso da marca.

Montando uma identidade visual estratégica

Agora que você já sabe todos os detalhes que envolvem a identidade visual, sua importância e onde ela pode ser utilizada, é preciso se atentar a alguns detalhes para sua utilização.

Na montagem do projeto, a organização é fundamental, para que cada etapa fique clara e não exija mudanças no futuro.

Por isso, é importante ter em mãos todos os passos para conseguir construir uma identidade visual de maneira correta para que ela possa ser usada ao longo dos anos.

Sendo assim, confira abaixo as principais etapas para colocar em prática.

1. Faça um planejamento

O planejamento de uma identidade visual precisa considerar fatores positivos e negativos da empresa.

Neste caso, é importante saber que tipo de mensagem subliminar ela poderá passar ao seu consumidor e como ela poderá afetar o cliente de maneira direta.

Como exemplo, é possível despertar paixão e desejo pela marca, assim como a repulsa e a desconfiança. Neste caso, faça um estudo de caso aprofundado antes de levar o projeto adiante.

2. Saiba quem é o seu público alvo

Sabendo o que você pretende alcançar com a criação da identidade visual, saber para quem você deseja comunicar essas informações é imprescindível.

Esta tarefa, portanto, faz parte da identificação de público-alvo. Muitas empresas criam personas para conseguir imaginar o seu consumidor e como podem se comunicar com eles de forma direta.

Entretanto, elas precisam ser baseadas em pesquisas de mercado, sobre quem tem interesse no produto e onde estão, de fato.

Uma identidade visual voltada para o mundo corporativo, por exemplo, deve ser mais formal, tanto na linguagem como nas cores. Deve-se utilizar um texto direto, com caráter informativo.

3. Faça protótipos diferentes

Com base no público-alvo que deseja atingir e a mensagem que pretende enviar, é possível iniciar protótipos da identidade visual.

O esboço do projeto, para além de visualizar ele encaixado em suas partes, também ajuda a identificar os erros e onde corrigir eles.

Por outro lado, se os testes apresentaram resultados positivos e estão dentro do planejamento, isso proporciona maior confiança para seguir dentro do que foi estipulado no projeto inicial.

Ademais, independente do resultado do esboço inicial, faça mais de um protótipo, levando em conta outras situações, como público-alvo diferente e posicionamento da marca.

4. Conte com um profissional qualificado

Assim como mencionamos anteriormente, a qualidade do projeto e o sucesso da execução contam com diferentes fatores.

Para que o projeto consiga ser desenvolvido de forma ideal e em um curto espaço de tempo, contar com profissionais especializados neste segmento pode ser uma boa alternativa.

Desta maneira, além de conseguir ter um melhor resultado no desenvolvimento da identidade visual, é possível contar com a opinião de pessoas que já estão acostumadas com esse tipo de projeto.

5. Teste o funcionamento da identidade visual

A partir do momento em que a identidade visual está pronta, é preciso testá-la e identificar possíveis erros a serem corrigidos.

Portanto, uma parte importante do teste é a pesquisa de opinião entre os clientes da empresa e também público em geral.

O questionário deve ter um misto entre perguntas assertivas e dissertativas, para que todos consigam expor sua visão sobre o tema.

Com estes resultados a equipe pode avaliar quais aspectos não saíram como o previsto e causaram retorno negativo. Mas vale lembrar que este não deve ser o único parâmetro de qualidade da identidade visual.

Tendo o teste finalizado e com resultados prontos, agora basta apresentar o relatório para o cliente e dar continuidade a implementação da identidade visual.

Ter uma identidade visual vale a pena?

É fundamental para uma empresa ter eficiência na logística, infraestrutura imobiliária, equipamentos de qualidade, capital financeiro, dentre outros.

No entanto, o crescimento da empresa no mercado acontece somente quando a identidade visual está consolidada. Isto é, quando apenas a logomarca já é suficiente para apresentar o produto.

Nesse sentido, podemos trazer diversos exemplos, como Coca Cola, Bombril, Pepsi, Apple, que se tornaram referência mundial com uma identidade visual bem definida desde o início, gerando reconhecimento imediato.

Por mais que a empresa atue num cenário reduzido, facilitar a identificação e se aproximar do público são duas medidas básicas para obter sucesso.

Então, investir na criação de identidade visual nesse momento permite que a empresa tenha vantagem sobre as concorrentes e aumente o espaço no mercado.

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