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Modelos de negócios aplicáveis para corretoras de seguros

Ao construir uma corretora de seguros do zero, muitos empreendedores acabam indo de encontro a muitas opções, produtos e acabam perdendo o verdadeiro foco e propósito do negócio.

Por isso, trabalhar diretamente com um modelo de negócios para corretora de seguros se torna fundamental para quem deseja escalar as vendas no longo prazo, mas principalmente, se diferenciar neste mercado tão concorrido. 

Atualmente, podemos dizer que existem cinco tipos de modelos de negócios aplicáveis para corretoras de seguros que, ao longo da experiência da nossa contabilidade, vimos funcionar e ajudar muitos clientes.

Pensando nisso, a Uphold Contabilidade trouxe neste conteúdo, quais são os modelos de negócios para corretoras de seguros e como aplicá-los na sua empresa de maneira estratégica para alavancar os resultados no médio e longo prazo.

Os modelos de negócios para corretoras de seguros

Apesar de muitas pessoas acreditarem que esta etapa não é importante, ela se torna crucial. Portanto, se você está começando a trabalhar com o modelo de negócios, e quer alavancar sua corretora de seguros da maneira certa, escolher um modelo é essencial.

Além disso, não se esqueça de outros fatores como:

  • Planejamento financeiro;
  • Plano de negócios;
  • Metas e objetivos para o negócio no curto, médio e longo prazo. 

Outro ponto importante, é que, muitas vezes, o empreendedor está em transformação no seu modelo de negócios e não se deu conta de maneira efetiva.

E como falamos anteriormente, são cinco modelos de negócios que você pode pensar, avaliar e resolver implantar o que melhor se encaixar em sua corretora de seguros, como veremos a seguir.

1 – Franquia

A primeira etapa de um modelo de negócios para corretores de seguros que comentamos com os clientes, é a possibilidade de se transformar em um franqueado. 

Aqui, o modelo de negócios já está praticamente definido pela empresa franqueadora, onde você não precisaria pegar uma empresa do zero e estruturar tudo ao longo do tempo.

Pontos positivos da franquia

Neste caso, além do modelo já estar pré formatado, você apenas pegará os processos que já funcionaram e implantará em seu negócio recém criado.

Inclusive, este é um modelo bastante recomendado para quem está iniciando no universo do empreendedorismo e ainda não possui tanta experiência com o assunto.

Dois exemplos de franquia, são a Claudia Simplicio, criadora da Hotseg, que tem combinado com os franqueados dela entregar um lead por pessoa, onde, se o franqueado atingir os resultados estimados, é possível ir nutrindo a pessoa na empresa e ofertando outras soluções.

Já na Segura Alta, de Gusttavo Zanon, o franqueado ganha um espaço e presença nas propagandas da empresa, onde além de ajudar no branding para divulgar a marca dos parceiros, ajuda você a fixar um processo de vendas para o cliente final.

Pontos negativos da franquia

Se podemos apontar alguns fatores negativos no modelo de franquia, é o de justamente você estar trabalhando em um modelo de negócios que não é seu, além de sempre estar atrelado à outras pessoas.

Além disso, certamente você precisará dividir parte dos seus faturamentos com essas pessoas, sobrando uma parcela menor do valor estipulado das vendas. E se você está no início da carreira, isso poderá impactar diretamente no orçamento.

2 – Rede

Já o modelo de negócios para corretoras de seguros através de redes, é o formato de empresas desenhado exatamente para o lado do cooperativismo.

Aqui, todos os corretores de seguros trabalham de maneira interligada, formando uma verdadeira rede, assim como o nome sugere, e atualmente a maior corretora que trabalha nesse sistema é a RedeLojacorr.

Pontos positivos da rede

Levando este formato em consideração, podemos dizer que você estará se juntando a outros corretores de seguros para que todos tenham melhores condições de remuneração e tratativas comerciais.

Além disso, quando você fala para uma seguradora que trabalha através de um modelo de rede, o atendimento e suporte se tornam totalmente diferentes do desempenho das funções de modo individual.

Por isso, se você tiver algum problema relacionado a clientes específicos, modelos de vendas, saberá que terá outros parceiros de profissão para te ajudarem quando necessário.

Pontos negativos da rede

Entretanto, nem todas as seguradoras gostam de trabalhar no formato de rede, o que impossibilitaria a venda de alguns produtos estratégicos, dependendo da empresa que você trabalha ou deseja implementar em seu portfólio.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o pagamento do “pedágio”, que seria equivalente a uma comissão para fazer parte deste grupo.

Por isso, é importante que você entenda todos os pontos do modelo de negócios para corretoras de seguros através das redes, para inserir todos os gastos em seus custos fixos com o objetivo de não complicar o seu planejamento financeiro.

3 – Corretor de Agência

Apesar do nome parecer estranho, vamos de explicar como este modelo de negócio funciona na prática.

Este corretor de seguros, basicamente, é a pessoa que fica dentro de uma agência bancária responsável por vender produtos deste segmento.

Não são todos os bancos que trabalham desta maneira, já que as principais instituições financeiras oferecem aos clientes seus próprios produtos, mas alguns bancos trabalham desta maneira.

Eles acabam contratando sua empresa de maneira terceirizada, para conseguir disponibilizar soluções de seguros para os clientes da agência.

Pontos positivos do corretor de agência

Aqui, precisamos falar sobre a grande cartela de clientes que poderá estar em suas mãos.

Levando em consideração que uma agência bancária de menor porte possa ter pelo menos 10 mil clientes cadastrados, imagine se pelo menos 5% dessas pessoas quiserem alguma solução relacionada à seguros?

Pontos negativos do corretor de agência

Infelizmente, muitas pessoas que trabalham com esse modelo de negócios dizem que esse processo funciona apenas se você pagar uma comissão ao gerente PJ pela indicação. O que além de se tornar um gasto maior, é um ato totalmente ilícito.

Além disso, esses gestores costumam querer colocar diversas apólices em uma só cliente, o famoso “guela abaixo”, inviabilizando ainda mais o trabalho do corretor de seguros. 

4 – Corretor Independente

Este, talvez seja o modelo de negócios para corretores de seguros mais popular do mercado, já que o profissional costuma trabalhar de maneira única, literalmente por conta própria. 

O profissional que aplica este modelo de negócios em sua empresa, é o que já faz o seu processo interno, se cadastrando nas seguradoras e vendendo seus serviços diretamente ao cliente, sem nenhum tipo de intermediador.

Pontos positivos do corretor independente

Assim como o nome já faz menção, você trabalhar de maneira independente, sem depender de outras pessoas, pode fazer toda a diferença dependendo da estrutura desenvolvida para a sua empresa.

Outro motivo, é o de não precisar ter nenhum tipo de gasto com parceiros ou comissões pré estipuladas com a corretora.

Portanto, você já consegue ter uma visão mais estratégica da empresa e uma provisão de quais serão os lucros ou ganhos. 

Pontos negativos do corretor independente

Neste caso, os principais pontos negativos são os de uma possível negociação com as seguradoras de modo geral, sejam por taxas ou valores de comissões.

Diferentemente do negócio de rede, onde existem diversas pessoas envolvidas em um único projeto, você lutar por algo similar de maneira individual pode não ser tão interessante.

5 – Híbrido

Por último, mas não menos importante, o modelo de negócios para corretores de seguros no formato híbrido são quando dois modelos de negócios são aplicados em uma mesma empresa. 

Por exemplo, é totalmente possível você implementar um modelo de rede na sua empresa, mas em contrapartida, trabalhar de maneira independente. 

Ou seja, é a junção de duas categorias de modelos de negócios, com o objetivo de transformar aquele em um formato ideal para a sua empresa.

Pontos positivos do modelo híbrido

Assim como mencionamentos anteriormente, você ter a junção de dois modelos de negócios que julgue ser interessante para a corretora de seguros, certamente poderá fazer a diferença em um futuro de médio a longo prazo.

Por exemplo, em nossa contabilidade, temos muitos corretores que trabalham com o modelo independente e em rede ao mesmo tempo, e costuma dar bastante certo.

Pontos negativos do modelo híbrido

Infelizmente, algumas seguradoras ainda não aceitam esse modelo de negócios para corretores de seguros e acabam inviabilizando a venda de seus produtos. 

Por isso, é muito importante que você tenha uma ideia de quem são elas e se, trabalhando desta forma, você não estará perdendo um mercado interessante visando os seus negócios e os benefícios dos seus clientes. 

Qual o melhor modelo de negócio para corretoras de seguros?

Agora que você já sabe quais são os modelos de negócios que podem ser aplicados no seu negócio, é muito importante que você estude de maneira aprofundada cada um deles, para que consiga definir qual é o melhor formato de trabalho no seu caso.

Infelizmente, não conseguimos dizer qual é melhor modelo, porque não existe um melhor ou pior. Entretanto, é importante que você perceba qual é o formato que faz mais sentido para sua empresa no longo prazo e trabalhar a partir destes princípios.

Certamente, os resultados a serem alcançados serão os melhores possíveis. 

Agora que você já sabe quais são os modelos de negócios para corretoras de seguros, queremos saber de você: Qual é o seu formato? Você já sabia identificá-lo antes deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. 

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