Nome para consultório odontológico: Como escolher um?
nome-consultorio-odontologico

Como escolher um nome para o seu consultório odontológico?

nome-consultorio-odontologico

Escolher um bom nome para consultório odontológico está entre as primeiras atribuições de um empreendedor do ramo.

Afinal, fazer uma escolha assertiva, que gere conexão com o seu público e, ao mesmo tempo, demonstre os serviços que realiza, não é uma tarefa muito simples.

No entanto, é possível encontrar o nome ideal seguindo algumas dicas, que consideram características semânticas, e que seja simples, para gravar rapidamente na cabeça do seu cliente.

Para te ajudar nessa tarefa, a UpHold Contabilidade preparou um guia de orientação para você definir o melhor nome para o seu consultório odontológico.

Qual a importância de um bom nome para consultório odontológico?

Para um negócio, um bom nome vale tanto quanto um bom atendimento. Afinal, se ele não for compatível com o serviço prestado, as chances de confundir o público são altas.

Está aí a importância de um nome correto para consultório odontológico.

O nome é uma das partes mais fundamentais do seu negócio de odontologia. Por isso, é interessante que ele já determine quais as suas atribuições e o que o público poderá esperar do empreendimento.

Quais as principais características que um nome para consultório odontológico deve ter?

Por mais que as ideias sejam muitas e a vontade de colocar um nome mais estilizado ou famoso esteja sempre entre as primeiras opções, é essencial fazer a escolha correta, considerando características que ele deve ter.

Falaremos sobre elas a seguir. Assim, você já terá uma orientação inicial para começar a escolher com exatidão.

Fácil semântica

Chamamos de semântica a parte da língua portuguesa que é responsável pela significação das palavras.

Então, quando sugerimos que a sua empresa tenha um nome com fácil semântica, isso significa que ele deve ser entendido com facilidade pelas pessoas.

Além disso, a nossa língua, por ser muito rica, tem algumas palavras que apresentam mais de um significado. Escolhê-las, nesse caso, pode dar espaço para a confusão da clientela.

Então, vale a pena estudar um pouquinho sobre as palavras que se relacionam com o seu negócio, para poder escolher as melhores, que apresentem um bom resultado no final.

Nome curto

Nomes curtos, via de regra, são mais fáceis de serem memorizados e isso, com certeza, é uma característica que você quer para o seu negócio.

Afinal, o ideal é que, quando as pessoas pensem em consultório odontológico, automaticamente venha o nome do seu empreendimento em suas mentes.

E um nome curto, nesse caso, pode ajudar. Ele permite a rápida conexão e tende a ser lembrado com mais facilidade.

Além disso, também contribui para a segunda característica que selecionamos como essencial para a escolha de um bom nome, que é a simplicidade.

Palavras simples de serem faladas pelo público alvo

Nomes estrangeiros, palavras em outras línguas e termos muito técnicos podem demonstrar refinamento e sofisticação. Entretanto, nem sempre são boas escolhas.

É essencial que o seu público consiga falar o nome do seu consultório odontológico, para poder se interessar pelos seus serviços e, indo além, fazer uma rápida e eficiente propaganda boca a boca.

Então, vale a pena abrir mão de uma ideia mais rebuscada e apostar na simplicidade.

Considere que a sua clientela nem sempre terá entendimento o suficiente para compreender qual foi a sua intenção ao determinar aquele nome.

Nesse momento, aquela máxima conhecida do “menos é mais” funciona perfeitamente.

Nome que tenha correlação aos seus principais serviços

Outra característica essencial para fazer uma boa escolha de nome para consultório odontológico, é apostar na especialização e nos serviços prestados.

Um exemplo banal, é você utilizar o prefixo “Orto” no nome e, essencialmente, não ser um especialista em ortodontia.

Por isso, é interessante recorrer a fórmulas que funcionam, como declarar a orientação da clínica diretamente na fachada, logo abaixo do nome ideal.

Assim, além de já deixar claro quais são as suas especialidades, você também pode ter uma boa ideia para criar uma combinação de nomes que seja esteticamente bonita e com boa sonoridade.

Fale com um consultor
Fale com um consultor

Como iniciar a escolha do nome para consultório odontológico?

Agora que você já tem algumas referências e características que devem ser seguidas para poder criar um bom nome para consultório odontológico, é hora de colocar a mão na massa.

Para isso, você pode seguir algumas das dicas que separamos, que são eficientes para trazer novas ideias e, dessa forma, te ajudar a escolher a nomenclatura ideal.

São alguns exercícios que os principais especialistas em branding, que é a criação de marcas, utilizam no momento de definir nomes para os empreendimentos dos seus clientes.

Veja quais são:

Faça um brainstorm

No marketing, brainstorm é um conceito e uma prática muito utilizada. Com uma tradução muito simpática e que significa “chuva de ideias”, o brainstorm consiste em falar toda e qualquer ideia que surgir, sem que tenha nenhum pudor ou siga muitos critérios.

Isso significa que, em uma reunião de brainstorm, você poderá inventar diversos nomes e, a partir de uma lista robusta e sem muita coerência, começar a lapidar os resultados.

As chances de encontrar o nome ideal dentro dessa lista é enorme. Afinal, ela foi criada de maneira espontânea e inspirada.

Vale a pena reunir amigos, familiares, sócios e pessoas próximas ao seu negócio quando for realizar o brainstorm.

Deixe as ideias fluírem e, como dito, considere a premissa básica dessa ferramenta, que é não criticar o que for surgindo.

Após ter uma boa quantidade de possíveis nomes em mãos, é hora de inserir um olhar mais crítico e, assim, encontrar o nome perfeito para um consultório odontológico.

Busque referências dentro da ortodontia

Outra dica que podemos dar e que tem muita valia no momento de escolher o nome para consultório odontológico, é considerar referências dentro da sua área de atuação.

Vale a pena utilizar esses conceitos, pois além de definir com exatidão quais são as funções daquela clínica, também te ajudam a demonstrar seriedade.

Entretanto, tome cuidado para não recair em uma questão que, inclusive, já citamos um pouco acima, que é utilizar nomenclaturas que não sejam de fácil compreensão para o público.

Nesse caso, corre o risco de você ter um ótimo nome, mas que não atrai clientela.

O que você também pode fazer é se aproveitar de outra ferramenta da publicidade, chamada de benchmarking, que consiste em analisar boas práticas dos concorrentes e adaptá-las ao seu negócio.

Estamos falando, é claro, de ver quais nomes os seus colegas de profissão têm usado em seus consultórios, como é a recepção pelo público, se tem um entendimento claro e, principalmente, se atrai clientes.

Assim, você pode se inspirar e escolher um ótimo nome também.

Realize uma pesquisa de mercado aprofundada

A pesquisa de mercado é outra ferramenta da publicidade e do marketing, que pode te ajudar no momento de escolher o nome para consultório odontológico ideal.

Entretanto, diferente das outras que já citamos, essa pode ser um pouco mais difícil de ser realizada sozinho e, por isso, vale a pena contar com a ajuda de profissionais dessa área.

Ela consiste em fazer um levantamento sobre quais os nomes que estão sendo utilizados pelos concorrentes, qual a aceitação dessas nomenclaturas pelo público e, principalmente, se estão surtindo um bom efeito.

Além disso, uma pesquisa de mercado bem realizada também pode te ajudar a criar bons parâmetros de ideias, permitindo que você consiga escolher o nome do seu consultório com muito mais exatidão.

Pense na semântica das palavras

Nós já falamos sobre a importância da semântica no momento de escolher o nome para consultório odontológico, definindo esse passo como uma das características principais de uma boa definição.

Entretanto, essa também é uma dica que vai te ajudar no processo de nomear o seu empreendimento.

Lembre-se que a semântica está relacionada com a significação das palavras. Então, vale a pena buscar um dicionário quando estiver criando o nome do seu negócio.

Faça boas conexões e, utilizando outras dicas, como o brainstorm, tente escolher entre as palavras que mais façam sentido para o seu ramo de atuação.

Evite a cacografia

A cacografia nada mais é do que a escrita incorreta de palavras. São os famosos “erros de português”.

Mas, antes que você ache estranho estarmos dando essa dica, vamos te explicar o porquê de ela estar aqui.

Na verdade, é muito comum que, ao criar um nome, as pessoas se deixem levar por ideias que, em teoria, podem funcionar, mas que, na prática, não são tão boas assim.

É o caso de trocar algumas letras de palavras, para criar uma estética mais atraente ou alterar a sonoridade. Até mesmo, para combinar com o nome do proprietário.

Entretanto, nesses casos, a chance de recair na cacografia é enorme. Por isso, escolha sempre a maneira correta da língua portuguesa.

Mesmo que a ideia seja brilhante, pode se tornar um erro se não for bem executada.

Busque a disponibilidade do nome em diferentes plataformas

A nossa última dica tem uma importância ímpar na escolha do nome para consultório odontológico e envolve a disponibilidade de utilizá-lo sem se envolver com problemas legais.

Toda empresa deve registrar o nome do seu negócio e isso garante que os concorrentes não poderão utilizá-lo.

Inclusive, esse é um dos principais pontos que a plataforma Vamos Ativar o Empreendedorismo, do grupo G1, indica para quem quer abrir uma empresa.

Então, depois de passar pelas etapas do brainstorm e encontrar o nome perfeito para o seu consultório odontológico, é hora de torcer para que ninguém ainda esteja utilizando.

Para realizar essa busca é necessário verificar a disponibilidade do nome, em diferentes plataformas. Entre elas, podemos mencionar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Belas Artes, por exemplo. 

No caso do INPI, o  primeiro passo é acessar o site e verificar se há algum registro de nome igual ao escolhido por você, tanto com nome de registro de patente e marcas. Além dele, também é essencial que você verifique na Junta Comercial do seu estado.

Após essas consultas em órgão legais, você deve verificar a disponibilidade digital do nome escolhido para seu consultório odontológico. Sites como o registro.br e até mesmo as redes sociais já te ajudam a visualizar se há outros empreendimentos com nome igual ao que definiu.

Caso ainda não tenha nenhuma outra empresa com o mesmo nome, seja rápido em registrá-lo em sua propriedade. Assim, você não corre o risco de perdê-lo para algum concorrente.

Fale com nosso especialista

Tipos de nome para consultórios odontológicos

Após saber mais sobre as características de um bom nome para consultório odontológico e conferir as dicas dos especialistas para montá-lo com assertividade, vale a pena saber mais sobre os nomes que são mais utilizados.

Normalmente, esses são os tipos mais recorrentes dentro desse ramo de atuação e que não costumam abrir margem para erros. Como já citamos anteriormente, são fórmulas de sucesso e que têm funcionado muito bem.

Eles também poderão te ajudar a se inspirar, veja só!

Patronímicos

Os patronímicos são as escolhas mais comuns. Afinal, eles seguem nomes de pessoas. Normalmente, é o nome do dentista, seu sobrenome ou, até mesmo, uma união entre os nomes ou sobrenome dos sócios.

Porém, apesar de serem muito utilizados, é interessante que você considere uma característica que já citamos anteriormente, que é facilidade de entendimento.

Por isso, se o nome ou o sobrenome for muito difícil de ler e escrever, essa talvez não seja a melhor das sugestões. 

Mas, se você não abre mão de usar um patronímico, considere uma reestilização da escrita, caso seja necessário facilitar a leitura e o entendimento.

Descritivos

Os nomes descritivos, como já é possível deduzir, são aqueles que descrevem o serviço realizado naquela instituição.

Por mais que não sejam tão criativos, eles são diretos e objetivos, e isso, por vezes, pode funcionar muito melhor do que um nome muito rebuscado.

É comum encontrar consultórios odontológicos com nomes que remetem ao ramo de atuação e especialidade da clínica.

Vale a pena investir em um nome para consultório odontológico desde o início?

Definitivamente, o nome é o carro chefe de um negócio. É claro que o bom atendimento e o serviço de qualidade é o que faz o cliente se fidelizar, mas é o nome que irá atraí-lo primariamente.

Por isso, é essencial escolhê-lo com exatidão desde o início do trabalho. Damos essa dica porque, além de você já criar uma identidade completa, também evita que o seu público se confunda e acabe abrindo margem para a concorrência.

Então, se você está abrindo um negócio no ramo da odontologia e está na fase de escolher um nome para a empresa, siga as nossas orientações.

Com certeza, você terá mais bases para definir o melhor nome para o seu consultório odontológico.

Ultimas Postagens