O que é odontologia digital e como ela influencia seu negócio?
quang-tri-nguyen-VckdJzo7ig0-unsplash (1)

O que é odontologia digital e como ela pode influenciar seu negócio?

A odontologia digital é mais um exemplo da entrada de novas tecnologias e do mundo digital na área da saúde, melhorando a qualidade dos serviços prestados e aumentando a satisfação dos pacientes.

Nos dias de hoje, com o barateamento e popularização de linguagens de programação, softwares e hardwares por todo o mundo, mais pessoas tiveram contato com essas ferramentas e puderam otimizar seu uso para diferentes contextos.

A área da saúde ganhou muito com os avanços da robótica, da programação e do mundo digital e a odontologia não foi deixada de fora do grupo de beneficiados.

A odontologia digital é a evidência desses benefícios e nós da Uphold Contabilidade vamos te ajudar a entender o que é e como essa inovação pode ajudar sua clínica odontológica a se destacar ainda mais.

Vamos lá?

O que é a odontologia digital?

A odontologia digital é uma ferramenta que melhora a qualidade do serviço do dentista, e ao mesmo tempo, fornece um tratamento mais conveniente e agradável aos pacientes.

Tecnologias como a programação, a robótica e a informática, quando reunidas, permitem que este segmento disponibilize novos recursos para ajudar o dentista a dar diagnósticos mais precisos e oferecer tratamentos cada vez mais eficazes e menos invasivos.

Qual a importância da odontologia digital?

As inovações da odontologia digital permitem fornecer um tratamento mais eficiente e seguro para o paciente, além de agilizar diversos procedimentos e aumentar a participação dessas pessoas

em seu próprio plano de tratamento.
Por exemplo, pense que, se existisse uma técnica de tornar procedimentos cirúrgicos menos invasivos e que diminuíssem riscos de infecção e sangramentos, seria melhor oferecer isso ao paciente, ou deixá-lo com o tratamento comum ao mercado atual?

Esse tratamento também seria melhor para o próprio profissional, já que tornaria seu trabalho mais fácil e também menos arriscado.
Por isso, ao fazer uso da odontologia digital, o dentista se torna capaz de oferecer um serviço diferenciado, mais rápido e seguro para o paciente.

Desta forma, além de maior destaque em um mercado cada vez mais competitivo, é possível trabalhar de forma mais personalizada e efetiva aos olhos do seu cliente final.

Os principais pilares da odontologia digital

Toda área que trabalha com a saúde precisa se pautar em princípios éticos que devem ser muito respeitados. E na odontologia digital, o maior deles é manter a ética e a eficiência de tratamentos por demanda e necessidades específicas.

Atualmente, existem várias técnicas que promovem essa melhora na rapidez, como a segurança, eficácia e conforto durante os tratamentos dentários.

Todas elas estão aliadas ao uso da tecnologia digital para atingir esses objetivos. Entretanto, algumas ganham maior destaque neste universo, como as que separamos a seguir:

Cirurgias guiadas

A cirurgia guiada é uma técnica muito usada para implantes, que faz uso de tecnologia odontológica digital, como softwares e scanners para realizar procedimentos livres de cortes e suturas.
Além disso, esse é um serviço muito menos invasivo do que em outros tempos.

O procedimento se inicia com a realização de uma varredura completa da arcada dentária do paciente, que pode ser feita por meio de scanners ou tomografia computadorizada.

As imagens obtidas por um desses procedimentos são enviadas a um software odontológico que vai analisar os resultados e gerar um modelo em 3D da arcada dentária do paciente com um guia completo da cirurgia.

O guia cirúrgico gerado por um desses sistemas permite ao cirurgião dentista saber exatamente onde precisa colocar o implante e em qual posição, o que livra da necessidade de cortes na gengiva. É feita apenas uma pequena incisão no local do implante.

A técnica não precisa de suturas, o tempo de recuperação para o paciente tende a ser bem menor que nas cirurgias tradicionais e o desconforto gerado no paciente é reduzido ao mínimo possível.

Planejamento digital

O planejamento digital do sorriso do paciente é uma tecnologia que já está em uso em muitos consultórios odontológicos do Brasil, e que tem aposentado em muitas clínicas o famigerado molde de gesso.

Essa técnica faz uso de softwares muito conhecidos por profissionais de outras áreas como a engenharia e arquitetura, mas que já ganharam seu espaço nas áreas da saúde. Eles são:

  • CAD (Computer Aided Design) que permite criar modelos 3D de imagens obtidas por meio de um scanner intraoral
  • CAM (Computer Aided Manufacturing) que facilita e otimiza aimpressão 3D da prótese que será usada no tratamento

Esse pilar da odontologia digital é também importante do ponto de vista do relacionamento com o paciente, uma vez que é responsável por dar uma maior voz a ele durante seu próprio tratamento.

Ao ver o modelo digital do seu sorriso, ele pode sugerir alterações para o dentista antes da confecção da prótese.

Fluxos mistos

Os fluxos mistos de um implante dentário envolve técnicas da odontologia digital combinadas a técnicas de implante tradicionais e que tem como resultado um tratamento mais rápido e eficaz.

Eles utilizam procedimentos dos fluxos chairside, como o uso de softwares nas etapas do implante, combinados a práticas já bem conhecidas nestes tratamentos como a moldagem tradicional.

Fases laboratoriais

Algumas fases laboratoriais são realizadas antes dos procedimentos clínicos com ajuda da odontologia digital. Em termos gerais, essas fases são:

  • Documentação fotográfica;
  • Raio x panorâmico;
  • Avaliação da prótese total;
  • Duplicar ou utilizar a prótese total;
  • Realizar marcações;
  • Encaminhamento para tomografias;
  • Preparação do paciente para a tomografia;
  • Segunda tomografia;
  • Introdução das imagens no software e início do planejamento;
  • Certificação do planejamento;
  • Impressão do guia cirúrgico;
  • Prova e certificação do guia.

Fluxo chairside

O fluxo chairside é uma inovação da odontologia digital para a realização de implantes, que utiliza softwares – CAD e CAM – para aumentar a segurança.

Além da proteção, a precisão e a eficácia do tratamento também são pontos de destaque, já que além de diminuir custos, faz com que o trabalho seja ainda mais rápido.

Benefícios da odontologia digital

A odontologia digital é uma inovação que veio para ficar nos consultórios e melhorar cada vez mais os serviços prestados por dentistas.

Infelizmente, sua implantação nos consultórios odontológicos brasileiros ainda vem sendo inserida aos poucos e por isso, apresenta um grande diferencial de mercado para os dentistas que fazem uso de suas tecnologias.

Conheça abaixo algumas das vantagens de atuar diretamente neste segmento cada vez mais popular dentro deste universo da saúde bucal.

Resultados mais eficazes

As chances de erro durante os tratamentos que fazem uso da odontologia digital diminuem de maneira drástica graças aos modelos computadorizados super precisos.

Logo, eles são feitos antes da cirurgia e promovem um caminho mais seguro para o dentista realizar seu trabalho.

Tempo de tratamento reduzido

Muitas etapas dos tratamentos tradicionais podem ser excluídas com o uso da odontologia digital, como por exemplo as inúmeras visitas ao consultório do dentista que o paciente precisava fazer para ajustar os moldes.

Agora, graças à precisão dos softwares de planejamento, essas viagens normalmente se reduzem a apenas uma consulta.

Conforto aos pacientes

Tratamentos mais rápidos, mais eficientes, menos invasivos, com maior participação das ideias do paciente.
Neste caso, todos esses fatores proporcionados pela odontologia digital levam os níveis de conforto do paciente durante o tratamento aos mais altos céus odontológicos.

Restauração de dentes mais efetiva

Antes das técnicas mais avançadas trazidas pela odontologia digital, uma reclamação comum entre pacientes de tratamentos restauradores era sobre a diferença na cor dos dentes naturais em relação aos restaurados.

Agora, os softwares permitem que a cor do dente natural seja reproduzida fielmente, eliminando assim uma das maiores objeções dos pacientes em relação à insegurança durante todas as etapas do tratamento.

Procedimentos menos invasivos

Muitas das tecnologias que vimos aqui, como guias de cirurgia de alta precisão, modelos praticamente idênticos à arcada original do paciente, escaneamento intraoral, permitem que o cirurgião dentista possa planejar cada passo do procedimento do lado de fora da boca do paciente.

Desta maneira, além de todo o tratamento ficar muito mais eficiente, se torna mais confortável para o paciente que não precisa ser exposto a movimentos e situações desconfortáveis a todo o momento.

Além disso, a margem de erro também se torna praticamente nula graças ao mapa detalhado do que precisa ser feito já está nas mãos do profissional que pode, por exemplo, realizar implantes sem cortes na gengiva e sem necessidades de sutura.

Certamente, isso faz com que o conforto, segurança e agilidade do tratamento façam toda a diferença, independentemente da situação.

Quando vale a pena implementar conceitos da odontologia digital no consultório?

Implementar conceitos da odontologia digital no consultório requer certos investimentos, principalmente em relação ao tempo e a recursos financeiros.

Além disso, algumas dessas novas tecnologias nem sempre são apresentadas nos cursos de graduação ou, quando são, tendem a passar de maneira muito rápida, o que não permite que o estudante realmente adquira familiaridade com elas.

Uma vez habilitado, o dentista precisa ainda adquirir todos os materiais necessários para seu consultório para conseguir montar uma boa estrutura de trabalho não somente para o consultório, mas para proporcionar uma experiência diferenciada aos olhos do seu cliente.

Por isso, se você está no início da profissão ou deseja remodelar seu formato de trabalho, investir na odontologia digital pode se tornar um bom caminho.

Quer entender mais sobre o universo odontológico e como montar uma clínica de maneira eficaz e duradoura? Não deixe de acompanhar os outros conteúdos especializados em nosso blog, e nos seguir nas redes sociais!

Ultimas Postagens