Abrir uma corretora de seguros implica uma série de fatores que somados, podem fazer com que seu negócio seja extremamente positivo, mas que também podem te levar à ruína.
O mercado de corretagem de seguros está sofrendo muitas transformações, principalmente ao longo do ano. E ter em mente quais são os principais fatores para continuar expandindo sua corretora de seguros com estrutura e confiança é fundamental.
Pensando nisso a UpHold Contabilidade, tem o prazer de divulgar a entrevista completa que um dos fundadores, Anderson Rocha, concedeu ao canal Meu Saldo, com o influencer Alexandre Gomes.
Meu Saldo: Nos últimos cinco anos houve um crescimento de empreendedores em um número de 120%. Considerando isso, como você enxerga esse crescimento tão elevado? Você acha que isso tem relação com o crescimento a taxa de desemprego? Em qual contexto você enxerga esse crescimento de empreendedores no Brasil?
Uphold Assessoria: Sim, tudo está relacionado com a falta de empregabilidade das pessoas. Cada vez mais, o público está buscando oportunidade no mercado e existem duas vertentes para isso. Antigamente, o empreendedorismo era muito focado na auto realização. Ou seja, as pessoas montavam um projeto e seguiam ele até o fim. Hoje, você tem ainda esse mercado que é muito forte e crescente, baseado em toda essa inovação tecnológica que nós temos hoje no mercado, mas um fator que aumenta esse tipo de atividade é o desemprego.
As pessoas estão buscando recursos para colocar alguma fonte de renda dentro da sua própria casa, para suas necessidades básicas e esse mercado tende a crescer.
Meu Saldo: Então, podemos concluir que esse primeiro ponto é muito importante para quem está começando agora, empreendendo algo novo. Conseguir entender o contexto no qual ele está inserido né? Se é o empreendedorismo de necessidade ou se é um empreendedorismo de oportunidade.
Uphold Assessoria: Exatamente. O mercado tem bastante janela de oportunidade. Recentemente, várias profissões estão nascendo por conta do contexto tecnológico e muitas também estão desaparecendo por conta de robotização e todos os fatores que estão sendo criados na nova economia.
E o que acontece é que o empreendedorismo pode estar em todos os lugares, como por exemplo o Uber. Este processo de necessidade de um mercado emergente e empreendedor.
Nesse caso, a pessoa tem uma carteira de habilitação, é muito rápido para ele poder executar o trabalho, o que torna o processo mais fácil é se ele tiver a principal ferramenta que é o carro, ao passa por um treinamento básico do Uber, está autorizado para ser um motorista de aplicativo.

Meu Saldo: Após a pessoa perceber o contexto em que ela está inserida, pensando em recursos, o que é necessário para alguém que quer empreender com sucesso? Sejam eles mental, intelectual, financeiro. Na sua opinião, o que é necessário para ter sucesso em sua área de atuação?
Uphold Assessoria: O empreendedorismo é uma ciência e ele não tem fim. E por quê? Por conta das inovações que vão acontecendo no mercado. Para você empreender, a base que eu acredito e tenho como base nos atendimentos que eu faço nas consultorias, é trabalhar os gatilhos mentais.
É muito aquela coisa de estar focado, estudar, planejar, de saber onde você vai entrar, estudar o mercado antes de entrar nesse jogo, porque você tem que entender em quais regras você vai estar inserido e é onde entra esse seu contexto do empreendedorismo.
A necessidade normalmente ele tem muito concorrente, o Uber é uma forma de empreender só que com muita concorrência. E no caso da oportunidade é a pessoa que planeja e que estuda o movimento do mercado.
Meu Saldo: Agora, já considerando a parte financeira, a parte mercadológica que é o Plano de Negócios, as pessoas com certeza já ouviram falar disso em algum momento da vida, sejam em consultorias, em vídeos, em materiais. E o que me parece é que as pessoas têm uma imagem quando você fala de plano de negócio, uma imagem talvez de algo, muito sofisticado. Na sua visão, você que é um coach dessa área, conhece sobre o tema: um plano de negócios para quem está começando agora, é capaz de conseguir simplificar e mensurar de fato aquilo que vai ser necessário para a pessoa abrir determinado negócio?
Uphold Assessoria: O mercado hoje oferece muitas ferramentas, inclusive, gratuitas para você montar um plano de negócios. A planilha hoje em dia se fala muito “Faça uma planilha, coloca seus custos fixos, coloca seus custos variáveis e a sua tributação” que é o principal hoje em dia, você consegue encontrar de forma gratuita e simplificar o plano de negócios.
Depois que você fizer o estudo do produto e saber o quanto que vai te custar para montar ou vender esse produto, quanto que vai custar para oferecer esse serviço em 3 linhas simples: a primeira será a de “Custo Fixo”, depois uma “Custo Variável” e o “Planejamento Tributário” que é algo que também que coloca medo nas pessoas.
O planejamento tributário é uma coisa simples para o pequeno empreendedor por que, nada mais é do que você dimensionar o quanto de imposto vai gerar aquele seu produto ou aquela sua prestação de serviço e ela é a base porque é dali que você forma o preço, você sabe quanto você vai pagar para o governo.
Agora, quanto é meu custo fixo e quanto é a minha variável, eu coloco a minha margem de lucro. Então são três linhas principais com uma linha de resultado e você consegue fazer isso em uma folha de papel.

Meu Saldo: Considerando como um empreendedor novo e sei o mercado no qual estou inserido. Já percebi os recursos que são necessários para que eu empreenda com sucesso e já fiz meu plano de negócio. Agora vamos vai falar de um negócio já pronto pensando em networking e em vendas. O desafio mercadológico de colocar o meu produto na prateleira, vender e fazer networking: Como estabelecer uma rede de contatos interessantes, como fazer seu produto virar no mercado tão competitivo como o de hoje?
Uphold Assessoria: Hoje em dia temos uma ferramenta comercial a nosso favor, que cresce a cada dia. Ela é o marketing digital, através do uso das redes sociais e divulgações através de indicações de pessoas.
Seja ela um Instagram ou Facebook, você pode usar toda rede de contato que você tenha. Existem no mercado, inclusive, empresas profissionais de networking, você faz uma associação.
Você se cadastra e essas pessoas têm uma mentoria em grupo, que são treinadas para te oferecer uma plataforma e induzir que aquele grupo de pessoas, podendo ser de 5, 10, 15 20 ou 30 pessoas, desde que todos possam ser oferecidos um para o outro.
Ou seja, eu não tenho uma concorrência com você e sim uma necessidade do seu produto. E a partir daí irei conhecer sua empresa e você vai conhece a minha. Esse é um dos principais elos do networking.
Além disso, existem também grupos que estão sendo construídos no País que notamos acontecer, que são essas redes de networking gratuitas. Nesse caso, você tem um amigo que é corretor de imóvel, um outro amigo que é um corretor de seguro, um advogado, uma pessoa que tem uma consultoria financeira, um planejador, uma pessoa que tem uma consultoria voltada para o mercado business, uma pessoa que é especialista em business plan, um contador que é necessário para todo empreendedor.
Então, você junta todas essas pessoas e fala: “Pessoal, vamos colocar uma grande pizza aqui e vamos falar de negócios?”. Isso é uma forma de aumentar seu networking. E o fato de aquele seu companheiro de networking que vai te indicar um cliente, e que indicará outro cliente… E aí você forma a sua rede neural de networking.
Você gostou da entrevista? Comenta o que você achou aqui embaixo!
2 comments