perfil empreendedor

Você conhece o perfil empreendedor? Conheça as características de cada um deles

Mesmo que ainda não tenha sido estimulado, uma grande parte das pessoas no mundo possui um perfil empreendedor. 

Mesmo que este tipo de descrição soe confuso em um primeiro momento, é possível que esse conceito te auxilie a tomar melhores decisões tanto ao abrir uma empresa ou a gerenciar o negócio no longo prazo. 

Entretanto, além de entender melhor sobre os perfis estratégicos de cada indivíduo, é necessário conseguir se identificar para melhorar ainda mais suas características ao longo do tempo.

Para te ajudar a descobrir se você possui ou não um perfil empreendedor, a Uphold Contabilidade preparou um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Por que o perfil empreendedor é tão importante para os negócios?

Ter um perfil empreendedor e conseguir identificá-lo pode ser importante não somente para conseguir lidar com conflitos, mas para fazer com que a empresa cresça ao longo do tempo. 

Uma pessoa que atende a esses requisitos também pode demonstrar total compromisso com a companhia, além de se adaptar de forma rápida a praticamente qualquer cenário do mundo corporativo.

Essas características determinam o sucesso de uma empresa?

Não. Para que uma empresa apresente sucesso no negócio, ela precisará de muito mais do que só contar com o perfil empreendedor de seus funcionários.

Para atingir as metas desejadas, é preciso que todos os setores da companhia trabalhem de forma correta e organizada.

Isso inclui diferentes fatores, desde uma equipe organizada ao dom natural de saber lidar com determinadas situações.

No entanto, o perfil empreendedor pode fazer oferecer um direcionamento do que esperar a partir de uma estratégia e técnicas que se mostram capazes de serem aperfeiçoadas com o tempo.

Com todos esses fatores, podemos afirmar que é o caminho para conquistar o sucesso em uma empresa, seja ela nova no mercado ou veterana.

Quais são os principais perfis de empreendedor?

Existem três tipos principais de perfil do empreendedor, onde cada um deles apresenta características distintas que podem formar um bom profissional à frente de um negócio.

Mesmo que você não se veja enquadrado em nenhuma dessas alternativas, saiba que é possível desenvolver características correlacionadas com o tempo. 

Confira abaixo sobre eles de maneira mais aprofundada. 

1. Executor

Neste primeiro perfil, estão as pessoas que não somente gerenciam um negócio, como também colocam a mão na massa nas atividades da empresa.

Podemos dizer que esse é o tipo mais clássico para os empreendedores por necessidade, que são aqueles que abrem uma empresa quando faltam opções de ocupação formal.

Geralmente, esse tipo de abertura é ligada a alguma habilidade que já faz parte da vida do profissional, como saber cozinhar, por exemplo.

Esse também é um perfil empreendedor bastante comum, já que podemos dizer que é mais fácil abrir uma empresa no ramo daquilo que você já sabe fazer.

Isso porque quando conhecemos o processo do trabalho que será desenvolvido na empresa, temos mais facilidade no momento de planejar o negócio de forma correta.

Entretanto, essa também pode ser uma grande desvantagem caso você não saiba a hora de delegar atividades para outras pessoas que estejam envolvidas no seu time.

Afinal, um executor tem uma maior dificuldade de deixar o dia a dia das tarefas para trabalhar com a gestão do negócio em si, por exemplo.

Neste caso, o ideal seria aprimorar-se no quesito de saber o momento correto de ser também o gestor. Ou então, encontrar um parceiro que assuma esse cargo e complemente as suas necessidades.

2. Gestor

Já este perfil empreendedor é aquele que gosta de ter uma visão maior do negócio.

Basicamente, podemos dizer que esta é a pessoa que gosta de planejar os próximos passos da empresa com base nos dados coletados anteriormente ou possui uma visão mais macro.

A pessoa que se enquadra nesta apresentação quer estar próxima de todos os seus funcionários, buscando mantê-los sempre engajados e animados com suas atividades.

Podemos afirmar que, certamente, será o primeiro a pensar em montar um bom plano de negócios antes de iniciar os projetos da empresa.

Diferente do perfil empreendedor anterior (que continua se identificando pela sua profissão atual), o gestor assumirá, naturalmente, a designação de empresário.

Um profissional que atende a essas diretrizes é capaz de controlar com clareza os números da sua empresa e a gestão financeira será ainda mais clara e objetiva.

No entanto, a sua grande dificuldade será deixar de lado o modo empresário e partir para a linha de frente do negócio, executando ações rotineiras.

3. Criativo

O perfil criativo é aquele que vê ideias de negócio em praticamente tudo no seu dia a dia.

Podemos dizer que os empreendedores que trabalham com inovação, costumam se encaixar nesta representação com maior facilidade.

A pessoa criativa irá montar uma empresa no melhor local para empreender, independentemente de ter raízes naquela cidade ou não.

É muito comum também que aqueles que se encaixam neste perfil possuam mais de uma empresa, para ver qual delas irá para frente e valerá a pena investir.

Além disso, ele também sempre estará aberto a novas sugestões e se dedica a criar diferentes rotinas e projetos dentro da sua empresa.

Geralmente, pessoas empreendedoras criativas não são muito apegadas ao negócio, isso porque para elas, ele só será interessante enquanto estiver inovando.

Por outro lado, as grandes dificuldades apresentadas por este perfil empreendedor costuma ser a instabilidade, já que a criatividade pode abrir espaço para momentos mais “pé no chão”.

Quando ele se depara com essas situações, costuma se ver deslocado e incomodado.

Para empreender, é necessário ter um negócio com muitos funcionários?

Não. Atualmente, independentemente do perfil empreendedor que você tenha, é possível abrir uma empresa com apenas um único colaborador: você.

Claro, com o passar do tempo, pode ser que surja a necessidade de buscar pessoas para trabalharem com você e assim, começar a estruturar a empresa de forma estratégica.

No entanto, isso não é uma regra. Então, se você for um psicólogo ou um corretor de seguros e desejar empreender, você pode fazer isso por conta própria!

Vale a pena aplicar a característica de perfil empreendedor no negócio?

Com certeza! Podemos afirmar que aplicar nem que sejam algumas características de determinado perfil empreendedor pode fazer a diferença para o crescimento e a valorização do negócio. 

Nem que seja aos poucos, reconhecer virtudes e defeitos é um dos principais passos para seguir escalando e fazendo o seu nome no mercado atual. 

Agora, caso você tenha se identificado com alguma das representações que apresentamos acima, saiba que você tem espírito de empreendedorismo e já pode abrir o seu próprio negócio e começar a gerenciá-lo!

Para isso, a Uphold Contabilidade está ao seu lado para te ajudar em todos os momentos. Desde a abertura ao gerenciamento e contabilidade mensal da empresa. 

Mas e você? Já conhecia o seu perfil empreendedor? Conte sua experiência aqui nos comentários abaixo e ajude aqueles que ainda estão em processo de desenvolvimento!

Ultimas Postagens