Planejamento tributário para dentistas: O que é e como fazer um para sua ciclónica
planejamento-tributário

Planejamento tributário para dentistas: O que é e como fazer um para sua clínica

Por mais que impostos sejam um tema de que quase ninguém gosta, se você possui uma clínica odontológica, o planejamento tributário para dentistas é essencial.

Um dos passos para se montar uma clínica odontológica é realizar um plano de negócios, que inclui um plano de gestão financeira.

O que muitos não levam em consideração é que na gestão financeira de sua empresa é muito importante ser incluído um planejamento tributário.

Mas afinal, o que é o planejamento tributário? Como é feito? Minha empresa precisa dele?

A Uphold Contabilidade veio responder a essas perguntas e ajudar sua empresa a prosperar ainda mais.

O que é um planejamento tributário para dentistas?

O planejamento tributário para dentistas ou qualquer outro empreendedor é um recurso da gestão financeira da empresa que auxilia a calcular a quantidade de impostos que serão pagos.

Ele é uma forma de inclusive diminuir a quantidade de impostos, de maneira legal, que a clínica odontológica paga anualmente.

Isso é possível uma vez que o planejamento avalia em que regime tributário o negócio do dentista se enquadra e, portanto, que alíquota recai sobre ele.

Qual a importância do planejamento tributário para dentistas?

O planejamento tributário é importante para que dentistas empreendedores organizem a vida financeira de sua empresa.

Ele permite não apenas o cálculo da alíquota anual, como dissemos, mas também a possibilidade de ter descontos tributários ou até mesmo débitos que, se desconsiderados, podem virar uma verdadeira “bola de neve”.

Como montar um planejamento tributário para dentistas?

A forma de montar um planejamento tributário vai depender do regime de recolhimento de tributos, de pessoa física ou jurídica.

Normalmente, é mais vantajoso para o dentista que deseja abrir uma clínica que isso seja feito como pessoa jurídica.

Mas para quem pretende trabalhar em regime CLT, permanece como pessoa física e o principal imposto a ser pago é o Imposto de Renda de Pessoa Física.

Pessoa Física

Para o dentista que não deseja ser um empreendedor, trabalhar em regime de CLT, sendo funcionário de outra pessoa, é a melhor opção.

Aquele que desejar fazer isso deve se preocupar principalmente em pagar contas ao Imposto de Renda e, para isso, é importante buscar uma consultoria contábil, a fim de evitar quaisquer problemas com a Receita Federal.

Pessoa Jurídica

Para quem deseja abrir uma clínica odontológica, a melhor opção é abrir um CNPJ.

Existem três regimes tributários em que a clínica odontológica pode se enquadrar – a depender do seu faturamento anual:

O planejamento tributário será feito e permitirá compreender em qual desses regimes a clínica odontológica será enquadrada.

Isso será muito importante a fim de se pagar a quantidade correta de impostos: nem menos, para não ter problemas com a Receita Federal, nem demais, o que diminuiria o lucro da empresa.

Por isso, ao fazer um plano de negócios, é imprescindível incluir nele o planejamento tributário.

Impostos são parte indissociável de qualquer empresa, portanto eles precisam constar em qualquer diagnóstico da saúde financeira dela.

Quando o planejamento tributário para dentistas pode ser feito?

O planejamento tributário deve ser feito durante toda a vida de seu negócio, ou seja, enquanto existir a sua clínica odontológica, o planejamento também deve existir e ser seguido.

Existem momentos cruciais de um negócio em que este planejamento é ainda mais importante, como no começo da empresa, em situações de checagem periódica e quando há perspectiva de expansão.

Início do negócio

No início de um empreendimento, é necessário se pensar muito bem o que ele pretende ser, quais metas pretende alcançar e quando, a que mercado vai servir, dentre outros.

Um ponto importante que deve ser decidido no início de um negócio é o formato legal da sua empresa, que pode ser uma Microempresa até um Sociedade Anônima.

Isso vai estar diretamente ligado ao faturamento do negócio e, consequentemente, à carga tributária associada a ele.

A fim de estimar ganhos, metas, receitas e todo o funcionamento e gerenciamento, o cálculo tributário precisa ser incluído no planejamento de sua clínica.

Isso porque esse é um dinheiro que necessariamente será debitado de seus lucros.

Auditoria fiscal

Engana-se quem pensa que auditorias fiscais são realizadas apenas por grandes empresas de capital aberto ou grandes faturamentos.

Mesmo para Microempresas, como uma clínica odontológica, as auditorias são extremamente importantes.

Um planejamento tributário pode ser feito por dentistas antes de uma auditoria ou como consequência dela.

Se no início de seu negócio foi realizado o planejamento de tributos, a auditoria pode ajudar a entender se as coisas estão realmente nos trilhos.

Ou, em outro caso, a auditoria pode ser necessária depois de alguma notificação do fisco ou a percepção de que algumas contas não estão batendo.

Nesses casos, a auditoria fiscal pode ser um primeiro passo para dar início a um novo planejamento tributário.
Pode ser, por exemplo, que depois de uma auditoria, se perceba que a clínica escolheu pagar o regime de Lucro Presumido, quando poderia ter pagado o Simples Nacional.

Isso significa a possibilidade de uma restituição dos impostos, além de um novo planejamento tributário enquadrado no novo regime.

Planos de crescimento

Para cada passo dado em direção à expansão da sua clínica odontológica, é necessário realizar um plano de negócios e, consequentemente, um plano tributário.

Com o crescimento do negócio, todo o fluxo financeiro irá mudar e isso inclui também a alíquota tributária.

Pode até ser o caso de que precise haver a troca de regime tributário devido a um aumento no faturamento – por exemplo, passar do Simples Nacional para o Lucro Presumido.

O dentista precisará então adotar um planejamento tributário completamente novo e adaptado ao atual contexto de sua clínica odontológica.

Benefícios do planejamento tributário para dentistas

O maior benefício do planejamento tributário para dentistas empreendedores é o controle do fluxo de capital e a estabilidade financeira do negócio.

Para que novos passos sejam dados em um empreendimento, é necessário um bom planejamento.

Empreender com fundamentos em projeções reais é muito mais seguro do que fazer isso somente a partir de um instinto.

Quando falamos de impostos, estamos falando de até 30% do faturamento anual de uma empresa.

Esse não é, nem de perto, um valor irrisório, o que reforça a necessidade de que ele seja incluído dentro de um plano de negócios mais abrangente.

Projeção de gastos

Para saber até onde ir, é preciso saber o que se pode esperar.

Em uma empresa é essencial ter uma projeção de gastos para evitar um passo maior do que a própria perna, ou seja, gastar mais do que se ganha.

A fim de se fazer uma projeção de gastos realmente adequada, é necessário calcular também quanto de impostos será pago, já que é um gasto fixo e inevitável.

Se sua clínica odontológica possui um planejamento tributário adequado, consequentemente sua projeção de gastos será bem mais simples de executar e fidedigna.

Estimativa de investimentos no curto e médio prazo

Para investir em sua empresa, é preciso saber quanto se ganha e quanto se gasta, essa é a única forma de calcular o montante disponível para investimento.

Dentre os gastos, os impostos nunca podem ficar de fora, o que às vezes acontece por não ser uma coisa com a qual as pessoas possuem muita familiaridade.

Além disso, quando uma empresa cresce, a tendência é que a taxação acompanhe proporcionalmente essa expansão.

Com um bom planejamento tributário, é possível calcular essas proporções para decidir até onde o orçamento aguentaria o investimento e em quanto tempo.

Afinal, todo crescimento precisa ser sustentável. Não vale a pena investir se não será possível continuar com uma clínica mais custosa.

Fluxo de caixa previsível

Para quem tem um negócio, inclusive dentistas, é muito importante manter o controle de quanto dinheiro entra e quanto sai.

Isso não é verdade apenas para o momento presente, mas também para projeções futuras.

Mantendo um bom acompanhamento das tendências de entradas e saídas, é possível prever com certa margem de erro o fluxo de caixa dos próximos meses.

Um empreendedor que tem uma receita variável, mas gastos quase sempre estáveis, ter essa previsibilidade é extremamente importante, porque ajuda a controlar as contas.

É claro que, sem um planejamento tributário, essas previsões nunca serão de tão grande ajuda, porque uma boa fatia dos gastos anuais ficarão de fora da conta, gerando um resultado que não condiz com a realidade.

Planejamento estratégico do negócio

Todo negócio para ser sustentável precisa de um bom planejamento estratégico que acompanhe seu desenvolvimento.

Um bom planejamento estratégico, por sua vez, define com um bom nível de clareza quais são os objetivos de seu negócio e as etapas para conseguir chegar lá.

O planejamento tributário deve estar contido no planejamento estratégico de sua clínica odontológica para que esteja sempre em situação de funcionamento legal e não perca dinheiro pagando mais impostos do que deveria.

Vale a pena contar com um planejamento tributário para dentistas?

Se você já possui ou pretende abrir uma clínica odontológica, um planejamento tributário para dentistas é essencial para a saúde e a sustentabilidade do seu negócio.

O mundo tributário é um ambiente sombrio para a maioria das pessoas, o que torna essencial ter alguém que saiba onde está pisando para explorar esse lugar.

Se você é um dentista dono de uma clínica odontológica e precisa fazer um planejamento tributário para a sua empresa, você não precisa se especializar em uma outra área.

A UpHold Contabilidade possui um time de especialistas preparados para te atender.

Nós cuidaremos do seu negócio como se fosse nosso e não deixaremos sua empresa pagar nem um centavo a mais (nem a menos, claro), do que de fato deve.

Para uma clínica odontológica próspera e lucrativa, nós estamos aqui para te ajudar a cada passo do caminho!

Ultimas Postagens