Profissional liberal

Profissional liberal – Saiba quais são as profissões regulamentadas

Atuar como profissional liberal é uma alternativa para quem prefere erguer o próprio negócio, com liberdade, flexibilidade e grande autonomia sobre a carreira.

É uma atuação que demanda, além da capacitação reconhecida, muito preparo e empenho, pois o caminho solo apresenta desafios diários a serem vencidos.

Vantagens como trabalhar com a profissão escolhida, criar a rotina diária e se tornar o próprio chefe em tempo integral, nem sempre é simples como parece.

Se você tem a intenção de seguir no mercado como um trabalhador liberal, é imprescindível conhecer à risca suas características e responsabilidades.

Portanto, este conteúdo pode servir como um guia repleto de dicas e informações que mostram na prática tudo o que precisa saber. Acompanhe a leitura até o final!

O que é um profissional liberal?

Profissional liberal é aquele formado em alguma área, ou seja, possui formação técnica como graduação ou curso técnico, que seja fiscalizada e regulamentada por um órgão ou entidade de classe.

O estatuto da Confederação Nacional de Profissões Liberais (CNPL) denomina esse profissional como sendo legalmente apto à prestação de serviços com caráter técnico-científico, com total liberdade de execução profissional e abarcada por princípios normativos da profissão escolhida.

Portanto, o profissional está registrado no respectivo conselho profissional referente à sua categoria, como um advogado que responde à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou o médico ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Essa ligação também implica em contribuição recorrente ao sindicato referente à categoria.

Logo, o exercício da sua profissão pode ser executado a partir de vínculo empregatício ou não.

Fale com nosso especialista

Quais são os principais profissionais liberais?

Toda e qualquer profissão que seja regulamentada é passível de ser associada ao profissional liberal.

Desse modo, é de se esperar que existam incontáveis profissões à disposição do trabalhador liberal, abaixo selecionamos as principais.

  • advogados
  • arquitetos
  • biólogos
  • bioquímicos
  • contadores
  • engenheiros
  • enfermeiros
  • fotógrafos
  • fisioterapeutas
  • jornalistas
  • médicos
  • médicos veterinários
  • nutricionistas
  • odontologistas
  • professores
  • químicos
  • técnicos de segurança do trabalho
  • técnicos em contabilidade
  • tradutores e intérpretes
  • técnicos em informática

Como pode perceber, todos estes profissionais liberais – entre tantos outros, têm algo em comum, isto é, um nível profissional de graduação que os qualifica a atuarem com liberdade e autonomia.

As vantagens de trabalhar como profissional liberal

O profissional liberal atual está difundido no mercado e é responsável por movimentar grande parte da economia.

Sendo assim, essa modalidade de atuação possui inúmeras vantagens, você conhece 4 delas logo abaixo.

1. Poder fazer o próprio horário

A autonomia quanto ao expediente de trabalho é um dos benefícios de quem escolhe trilhar uma carreira como liberal.

Embora o profissional ainda tenha que cumprir uma agenda de horários, reuniões, consultas e atendimentos, é viável fazer com melhor distribuição do tempo.

Organizar o cotidiano dessa forma é uma alternativa para conciliar as atividades de trabalho com momentos recreativos e de atividades físicas, por exemplo.

Na prática, esse contexto se difere muito daqueles trabalhadores que seguem uma rotina de trabalho definida pela empresa ou por um líder específico.

Por fim, se torna possível empregar tempo na aquisição de mais conhecimento, no estudo aprofundado da profissão escolhida pelo profissional liberal.

2. Prospectar os próprios clientes

Vamos utilizar como exemplo o técnico em segurança do trabalho, devidamente capacitado por um curso técnico reconhecido.

Esse profissional liberal pode escolher se associar a uma empresa na prestação contínua do seu trabalho, mas isso o inibe de selecionar seus próprios clientes.

Todavia, a oportunidade de abrir um escritório próprio e trabalhar por conta abre margem para que o profissional crie sua carteira individual de clientes.

A liberdade é o elemento que contribui para o desempenho aperfeiçoado das habilidades, uma vez que há independência na definição de políticas pessoais de trabalho.

3. Crescer a empresa de acordo com as suas necessidades

Atuar como trabalhador liberal, mas com vínculo empregatício com uma empresa, impossibilita a expectativa de ampliar as demandas da sua profissão.

Isso porque o profissional tem como obrigação primária suprir as necessidades da organização a qual segue carreira.

O técnico em segurança do trabalho, por exemplo, pode atender muitas empresas por conta própria. Por consequência, ele amplia consideravelmente a sua demanda, de acordo com as necessidades do momento.

Caso perceba que em determinado mês houve um decréscimo do número de clientes atendidos, ele pode gerar novas oportunidades, seguindo uma agenda pessoal.

4. Maior possibilidade de ganho financeiro

A possibilidade de maior ganho financeiro é o que usualmente motiva a grande maioria dos profissionais liberais.

Imagine trabalhar em regime CLT em uma companhia. Certamente você segue uma folha de pagamento, possui um salário fixo e, em alguns casos, recebe bônus pelo bom desempenho.

Ainda assim, é mais vantajoso fidelizar clientes próprios, pois os ganhos são ampliados, já que não está sujeito a nenhum tipo de desconto.

Claro, salvo os casos em que há a exigência de pagamento de impostos específicos a algumas práticas liberais.

Em suma, você receberá pelo tempo e quantidade de trabalho empregado no dia a dia, podendo assim, maximizar seus ganhos.

Quais as desvantagens de um profissional liberal?

Mesmo que a maioria das pessoas pense que trabalhar como profissional liberal só tenha vantagens e seja um caminho mais facilitado, saiba que não é bem assim.

Há certas desvantagens que todos precisam considerar no momento em que decidem ingressar no mercado de trabalho.

Responsabilidades financeiras, eticidade no trabalho executado e maior empenho profissional, seja no atendimento a um paciente ou na criação de um projeto como arquiteto, são exemplos de deveres que todo profissional liberal deve considerar.

Sendo assim, todos estes elementos impactam nos resultados mensais, na consolidação do nome no mercado e crescimento profissional.

No fim das contas, as desvantagens que verá a seguir podem impactar na qualidade do trabalho, bem como nas finanças, acompanhe.

Fale com nosso especialista

1. Não ter um salário fixo

A não ser que o profissional ingresse no regime CLT, no qual existe um salário previamente estabelecido, uma das desvantagens é não ter total controle sobre os rendimentos.

O orçamento pode ser seriamente impactado em determinado mês que não há trabalho suficiente, obrigando o profissional a agir com urgência para reverter o quadro.

Inclusive, é interessante considerar também os imprevistos a que todos estão sujeitos, como em caso de doenças que impeçam o desempenho adequado das obrigações.

A única alternativa em casos similares é recorrer ao Auxílio-Doença, benefício concedido aos contribuintes individuais, como o profissional liberal.

Para ser elegível é preciso ter contribuído por um período mínimo de 12 meses, também conhecido como tempo de carência.

É uma grande responsabilidade assegurar um salário mensal previsível e exige empenho como em nenhuma outra vertente do mercado.

Como uma dica para ampliar a previsão do salário mensal, otimizando assim o controle financeiro, é ter uma atenção especial ao fluxo de caixa do negócio.

Tal processo evidencia as contas a pagar e receber, além de mostrar a situação real das finanças da empresa.

Por isso, colocar isso em prática é uma forma de diminuir os riscos de endividamento desnecessários ou mesmo precipitados.

2. Trabalhar a divulgação do seu serviço por conta própria

Geralmente o profissional liberal inicia suas atividades com o mínimo possível de auxiliares e assistentes, estratégia para enxugar custos.

Se por um lado essa atitude estimula maior economia para quem dá os primeiros passos, por outro pode dificultar a divulgação do trabalho.

Imagine por um momento o odontologista que decidiu montar seu consultório.

Então, o desafio agora é conseguir uma clientela que seja fidelizada pelo trabalho de qualidade, mas alcançar as pessoas certas pode ser desafiador.

Logo, essa é uma grande desvantagem da atuação liberal, visto que os ganhos dependem da quantidade de consultas, no caso do odontologista, por exemplo.

Uma das alternativas é implementar uma estratégia de divulgação utilizando o marketing digital, tanto em redes sociais quanto através de um site atrativo.

Selecionamos alguns passos que você pode e deve praticar para melhorar sua divulgação.

  • Conheça muito bem seu público-alvo.
  • Invista em estratégias digitais para a prospecção de clientes.
  • Trabalhe a fidelização dos clientes atendidos ou assessorados.
  • Simplifique o processo de pagamento para seu cliente enxergar mais valor.
  • Reforce o processo de networking, que é a sua rede de contatos.

Estes passos podem estimular bons resultados na divulgação dos seus serviços.

3. Precisar saber administrar o seu dinheiro

Um dos maiores gargalos a que todos os profissionais liberais estão sujeitos, independentemente da profissão ou segmento de atuação, é a falta de experiência na administração dos ganhos.

Já que o dinheiro possui um fluxo considerável surge a possibilidade de utilizar esse montante sempre que for preciso.

Todavia, esse é o primeiro erro na gestão financeira do profissional liberal, ou seja, acreditar que pode usar os lucros de forma descomedida e sem planejamento.

O resultado dessa ação é o enfraquecimento da saúde financeira, tanto pessoal quanto do negócio.

Vale salientar que você precisa, mais do que todos os outros profissionais, ter um rígido controle sobre as finanças.

Do contrário as dívidas começam a surgir e a empresa passa a ser afetada.

Inclusive, todo profissional que não possui vínculo empregatício tem por obrigação recolher alguns impostos, como:

  • Imposto de Renda (IR);
  • Imposto sobre Serviço (ISS);
  • PIS;
  • Contribuição Previdenciária (INSS).

Em outras palavras, a ausência da administração correta pode colocar até mesmo as obrigações fiscais e tributárias em risco, o que influencia diretamente sobre o exercício legalizado no mercado.

Para não correr esse risco, selecionamos algumas dicas que auxiliam e reduzem a complexidade do controle financeiro, confira.

  • Anote e planeje os gastos, por menor que seja, faz a diferença no fechamento das contas.
  • Saiba qual é o lucro líquido e administre as despesas.
  • Em hipótese alguma misture as contas pessoais e empresariais, pois cria desequilíbrio financeiro.
  • Crie uma reserva de emergência.
  • Assegure o cumprimento de cada contribuição à Previdência.

Se você procura ter sucesso e se consolidar no mercado como profissional liberal de referência, saber administrar seu dinheiro certamente é uma obrigação.

Profissional liberal

Vale a pena ser um profissional liberal?

Se você possui formação ou graduação, é regulamentado por algum tipo de conselho de classe ou ordem e tem a vontade de estruturar uma carreira profissional que seja reconhecida, tornar-se um profissional liberal vale a pena.

No entanto, é importante entender que a liberdade profissional é acompanhada de muitas responsabilidades, assim como mostramos acima.

Considere a competitividade do segmento que pretende atuar, a aderência a novos profissionais, o potencial para ganhos.

Além disso, é importante definir desde o início o melhor planejamento para atingir metas e objetivos profissionais.

O mercado está repleto de trabalhadores liberais que fizeram seus nomes e carreiras, mas que tiveram que sobrepor muitos desafios, especialmente quanto ao gerenciamento financeiro.

Uma outra questão pouco explorada é quanto às capacidades e conhecimentos. São poucos os profissionais que dão continuidade à aquisição de conhecimento, ou seja, esse aspecto pode se tornar o seu diferencial competitivo.

Portanto, esteja sempre à frente da concorrência a partir da ampliação das competências da sua profissão.

Esperamos ter apresentado um conteúdo repleto de dicas úteis e informações que possam ser postas em prática.

Caso tenha ficado com dúvidas, a Uphold Assessoria Contábil pode auxiliar, tanto no planejamento quanto nas demandas financeiras do seu negócio, não deixe de acompanhar nossas redes sociais!

Ultimas Postagens