PRONAMPE - Entenda como ele pode ajudar o seu negócio - Uphold
uphold_pronampe

PRONAMPE – Entenda como ele pode ajudar o seu negócio

Em tempos de pandemia, sabemos que o micro e o pequeno empreendedor teve bastante dificuldade para lidar com o financeiro do negócio. E o PRONAMPE (Programa de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) pode ser interessante para te ajudar nesse período.

Afinal, através deste modelo recém lançado, você pode pegar até 30% do seu faturamento e do empréstimo bancário e fazer uso dos benefícios desse programa.

Portanto, a Uphold Contabilidade especialista no atendimento de corretores de seguros, preparou esse conteúdo para te explicar melhor sobre o PRONAMPE e como ele pode ajudar sua corretora de seguros.

O que é o PRONAMPE?

O PRONAMPE (Programa de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) é um programa desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de colocar dinheiro na sua empresa para que você consiga manter suas atividades ou escalar a empresa de maneira sustentável.

Esse dinheiro pode ser utilizado como capital de giro para manter o fluxo de caixa saudável nos tempos de pandemia. Ou para investimentos, se a sua empresa não foi tão afetada por toda essa crise.

Para quem o PRONAMPE é indicado?

O programa do governo, assim como o nome sugere, é voltado para micro e pequenos empreendedores que precisam de crédito para manterem seus negócios de pé.

Ou seja, você poderá ter acesso ao programa caso sua corretora de seguros tenha o faturamento médio anual de até R$ 360 mil (microempresa) ou R$ 4,8 milhões ano (EPP) no ano base de 2019.

Como funciona o PRONAMPE?

A ideia do Governo Federal é a de conceder um crédito de até 30% do seu faturamento declarado no Simples Nacional.

Com a ajuda do seu contador, é possível acessar o ambiente eletrônico da receita federal e verificar o recebimento da carta de concessão de crédito vigente. Em cima dos documentos apresentados, o Governo, com o apoio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, e demais instituições financeiras públicas, fará uma análise de crédito e em seguida, informará o valor disponível liberado referente ao crédito solicitado.

E se minha empresa tem menos de um ano de vida?

Com o objetivo de ajudar esses pequenos empreendedores em processo de crescimento, o Governo Federal também poderá liberar o crédito baseado em cima do valor que você faturou até o momento. Ou, talvez integralizar o valor do financiamento, como o que você declarou na confecção do contrato social.

Quais as taxas do programa?

Assim como a solução em ofertar crédito para as empresas, o processo do PRONAMPE têm o objetivo de ser simplificado também na oferta de juros.

Podemos dizer que entre as opções disponíveis, essa pode ser uma das mais atrativas para o momento atual.

Ela leva em consideração o valor da Selic anual em vigor + 1,25%. Além disso, o pagamento pode ser feito em até 36 parcelas e sem qualquer tipo de carência.

Garantias

Sim, para que você utilize as soluções do PRONAMPE, é necessário apresentar algumas garantias específicas. No caso de corretoras de seguros, por exemplo, os sócios passarão a ser os avalistas deste contrato.

Ou seja, caso a empresa deixe de honrar o compromisso do pagamento da parcela, você estará automaticamente comprometendo seus bens pessoais como pagamento diretamente ao Governo Federal.

Outro fator de suma importância, é que, ao fazer uso desse crédito, você precisará honrar com o mesmo número de quadro de colaboradores.

Isso significa que, se você pegar o empréstimo e contar com 10 colaboradores em sua folha, precisará manter o número de 10 funcionários em sua folha de pagamentos durante o período de pagamento das parcelas escolhidas. 

Entretanto, não significa que você precisará ficar com as mesmas pessoas durante esse tempo. Apenas que, se algum colaborador sair da empresa, você obrigatoriamente precisará repor alguém para o seu lugar.

Onde buscar por empréstimos?

Primeiramente, é importante que você se dirija inicialmente para bancos de iniciativa pública, já que as taxas costumam ser mais atrativas e o processo de empréstimo, mais simplificado.

Para que você consiga ter acesso a esse crédito de maneira facilidade, poderá procurar instituições como:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Amazonas;
  • Banco do Nordeste.

Vale a pena usar o PRONAMPE?

Através deste conteúdo, o objetivo da Uphold Contabilidade foi o de trazer para você um panorama diferenciado de crédito que não envolva grandes instituições bancárias, e que os juros fossem atrativos ao bolso do corretor de seguros.

Portanto, antes de pegar o empréstimo, é muito importante que você avalie os pontos positivos e negativos e como isso poderia impactar o seu negócio de maneira geral.

E você? Já conhecia o PRONAMPE? Compartilhe suas dúvidas e opiniões conosco através da caixa de comentários.

por: Everton Rocha
Uphold Contabilidade para Corretores de Seguros

Ultimas Postagens