Ao começar uma corretora de seguros, além de pensar em alcançar a realização profissional e a liberdade de trabalhar no próprio negócio, o sonho de alcançar objetivos financeiros também existe.
Como em todo empreendimento, existe o período de acúmulo de patrimônio, investimento de energia, captação de clientes, para depois, colher os frutos como ter sua corretora de seguros começando a dar lucro.
Porém, você sabe afirmar exatamente qual o momento em que sua corretora de seguros irá começar a dar lucro?
Entenda como encontrar o ponto de equilíbrio ideal do seu negócio para alavancar sua empresa de maneira correta.
O que é ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio da sua empresa é o valor que você precisa faturar para conseguir equilibrar as suas contas.
Ou seja, é o valor que acaba não gerando lucro e nem prejuízo, conseguindo pagar todas as contas sem precisar desembolsar nenhum tipo de valor das suas economias pessoais.
Para saber qual é o ponto de equilíbrio atual da sua corretora de seguros, você precisa ter anotado ou até mesmo em uma planilha todos os valores das despesas fixas e variáveis que o seu negócio possui.

Seja água, luz, telefone, colaboradores, aluguel ou até mesmo despesas emergenciais como o concerto de um notebook que quebrou no escritório ou até mesmo um colaborador contratado para algum serviço emergencial. Some todos esses valores de pelo menos três meses e divida o resultado por três.
Além de encontrar o valor gasto de todos os meses, você conseguirá saber qual a média de gastos da sua empresa.
O que fazer para não ter problemas de faturamento?
A maioria dos corretores de seguros que sofrem dificuldades para fazer esse balanço financeiro são os que misturam os gastos da pessoa física e jurídica.
Em outras palavras, são empreendedores que fazem retiradas de valores da corretora de seguros tanto para o negócio como para suas contas pessoais.
Para aprender a equilibrar o caixa e pensar em como escalar os lucros do seu negócio, você precisa separar os valores em questão.

Ou seja, faça uma média de quanto o negócio gasta e quanto você, empreendedor, tem de gasto mensal.
Se o valor da sua vida pessoal estiver de acordo com a realidade vivida pelo negócio, comece a viver de pró-labore e utilize o dinheiro da vida pessoal de dentro da sua conta física.
Caso você esteja gastando mais do que deveria, tente economizar em um curto ou médio período para que consiga fazer a sua corretora de seguros crescer.
Como aumentar o lucro da minha empresa?
Como percebemos em algumas consultorias feitas pela Uphoad Assessoria ao longo de nove anos de mercado auxiliando corretores, muitos deles se preocupam em ter um excelente software de gestão operacional, com multi-cálculo e deixam a parte financeira totalmente de lado.
Para escalar um negócio e começar a criar estratégias de venda para gerar lucro para a corretora de seguros, você precisa saber quanto seu negócio gasta, quanto ganha e como pode atrair novos clientes para que os lucros comecem a vir de formas escaláveis e sustentáveis.
Uma solução que temos disponível para nossos clientes e parceiros corretores de seguros, é a utilização do software de gestão Conta Azul.
Este sistema consegue auxiliar na separação das despesas pessoais e empresariais de forma muito mais simples, prática e intuitiva.

Este sistema de gestão é ideal para ganharem tempo com o sistema financeiro e auxiliam no planejamento de estratégias e visão de quanto o negócio está faturando de fato.
Com uma visão mais ampla e realista da saúde financeira da sua corretora de seguros, você como empreendedor certamente conseguirá atrair novos clientes pensando em finalmente conquistar os lucros que tanto almeja sem nenhum tipo de problema.
Everton Rocha
UpHold Contabilidade Especialista em Corretora de Seguros