Receita previsível na corretora de seguros: Entenda a importância!
receita-previsivel

Como passar a contar com uma receita previsível na corretora de seguros?

receita-previsivel

A receita previsível é um dos modelos de negócios que mais tem trazido resultados para as corretoras de seguros.

Afinal, com uma previsão concreta de faturamento mensal, se torna bem mais fácil conquistar uma carteira robusta de clientes. Automaticamente, fidelizá-los e conquistar cada vez mais investimentos.

E o modelo de receita previsível na corretora de seguros não é tão difícil de ser alcançado. Basta que você conheça um pouco mais sobre essa tendência e comece a aplicá-la.

Para tanto, vamos te dar algumas informações bem importantes sobre o assunto para que a aplicação em seu negócio seja mais prática e assertiva.

O que é uma receita previsível?

Receita previsível é um modelo de negócios onde a empresa consegue prever o seu faturamento dentro de determinado período, com o máximo possível de exatidão.

Essa previsão tão correta só é possível de ser realizada, devido a outra tendência de mercado que vem crescendo exponencialmente: a economia de recorrência.

O modelo da economia de recorrência se baseia na comercialização de serviços e produtos por meio de assinaturas e planos.

Dessa forma, se torna realmente possível prever quanto será faturado no período, considerando a clientela já “fixa” e associada ao que você vende.

Qual a importância de uma receita previsível para a corretora de seguros?

A proposta principal da metodologia da receita previsível, baseia-se na premissa de que, para aumentar as suas conversões, é essencial ter mais leads.

Dentro de uma corretora de seguros, capturar mais leads significa convencer esses possíveis clientes de um retorno positivo aos seus investimentos em seguros.

Em um momento de recessão como o que estamos vivendo, incentivar as pessoas a investir suas economias pode não ser tão simples quanto parece.

Por isso, quando você propõe uma metodologia de faturamento previsível, automaticamente consegue conquistar a confiança de possíveis associados.

Ao mesmo tempo, consegue organizar as finanças da própria corretora, baseado na previsibilidade do faturamento que conseguirá em determinado período.

Como funciona a receita previsível na prática?

A metodologia da receita previsível surgiu, principalmente, para otimizar os setores de vendas.

Na prática, seu sistema é muito simples: ao invés de realizar vendas únicas, em momentos pontuais, acompanhando a jornada de compra do consumidor, a proposta é comercializar o produto ou serviço por um período definido.

Para tanto, se recorre ao uso de assinaturas e planos. Um bom exemplo de um serviço com receita previsível, é a compra de planos de internet, que possuem um prazo de fidelidade.

Isso significa que, durante determinado período, você poderá contar com o pagamento mensal daquele cliente. Logo, pode inserir esse valor no seu faturamento com uma certa previsibilidade.

Nas corretoras de seguros, a receita previsível pode ser enxergada como investimentos realizados pelos associados dentro de um prazo pré-acordado. Em contrapartida, a oferta de benefícios agregados pode ser o retorno que eles desejam.

Benefícios da receita previsível

Você já entendeu que trabalhar com o modelo de receita previsível é extremamente benéfico, principalmente porque, em suma, ela te permite ter uma ideia real de quanto será o seu faturamento, certo?

Mas, esse é apenas o principal benefício. Associado a ele, uma série de outras vantagens podem ser conquistadas, justamente pelo caráter da previsibilidade, que cria uma base sólida de trabalho.

Entenda melhor o que estamos querendo dizer.

Maior estabilidade para o negócio

Quando você consegue prever qual será o seu faturamento, tem um maior controle sobre o livro caixa da sua empresa.

Além disso, passa a ter mais segurança para investir no desenvolvimento do negócio, expandir, contratar e, também, aumentar o mix de produtos e serviços.

A receita previsível permite que você organize o seu operacional para ter ainda mais eficiência, substituindo ou reforçando setores chave para melhorar o seu desempenho como um todo, que é o tema do nosso próximo tópico.

Garantia de eficiência operacional com receita previsível

Se você tem uma noção do quanto irá faturar, também consegue definir com mais exatidão onde poderá investir esse lucro.

Dessa maneira, a receita previsível contribui para que você fortaleça a sua equipe, oferecendo mais benefícios para a conquista de clientes fidelizados.

Outro ponto chave que essa metodologia pode oferecer, é que, com uma previsibilidade dos ganhos, você tem mais facilidade para captar recursos, lidar com parceiros e, até mesmo, negociar valores.

Oportunidades de Upsell e Cross-sell

Quando você já está trabalhando com uma renda previsível, tem maior liberdade para buscar o aumento da sua rentabilidade.

Nesses casos, trabalhar com táticas como upsell e cross-sell pode ser uma ótima opção para multiplicar seus ganhos.

Upsell e cross-sell são técnicas de vendas que consistem em oferecer produtos ou serviços que são complementares ao que o cliente adquiriu primariamente.

E, com o retorno garantido para o próprio cliente, as chances de ele adquirir mais serviços com você são enormes.

Fidelização de clientes

Essa talvez seja a principal vantagem de ter uma renda previsível em sua corretora de seguros: a fidelização de clientes.

Nenhum cliente que esteja obtendo vantagens com a sua empresa abandonará a parceria.

Por isso, utilizar essa metodologia permite que vocês vivam um sistema de “ganha-ganha”. Todo mundo sai satisfeito.

Tanto o seu cliente, que tem ótimos retornos, quanto você, que tem uma renda favorável e previsível.

Melhora no processo de indicações

Diretamente relacionado com o tópico anterior, cliente satisfeito faz propaganda gratuita para a sua empresa.

Por isso, quando ele está tendo bons resultados ao investir em sua corretora de seguros, principalmente pautado no método de renda previsível, irá indicar o seu negócio para conhecidos.

E esses, serão seus novos clientes!

A fidelização é o primeiro passo para o aumento da sua carteira, pois os próprios associados se encarregam de demonstrar os benefícios que você oferece e que eles poderão obter também.

O funil da receita previsível

Como todo bom método de trabalho, a receita previsível segue um padrão de etapas, que podemos considerar como um funil.

Nele, cada momento do processo deve ser orientado por práticas específicas, para que, no fim, se obtenha o resultado esperado, que é a previsibilidade do faturamento.

Vale a pena entender perfeitamente como funcionam essas etapas, de modo a aplicá-las com mais eficiência em sua empresa.

Assim, garantir a renda previsível com o mínimo de risco possível e com o máximo de satisfação dos seus clientes.

Identificar oportunidades

Para conseguir realizar vendas mensais e constantes, por meio de um plano, é essencial que o produto ou serviço que você oferece tenha essa demanda.

Para ficar ainda mais simples: o seu cliente precisa compreender a vantagem de realizar uma associação mensal, ao invés de comprar apenas quando quiser ou precisar.

Então, é fundamental que você identifique uma oferta que seja vantajosa para ele, a ponto de gerar um vínculo constante.

Para tanto, vale a pena realizar uma pesquisa de mercado, para poder compreender melhor quais os desejos e as dores dos seus clientes.

A partir desse resultado, você poderá criar uma oferta específica, que englobe as necessidades deles e, ao mesmo tempo, mantenha-o associado à sua empresa, por meio de uma mensalidade.

Padronizar uma oferta

Após criar o modelo de venda ideal, você deve padronizar esse serviço. Afinal, a ideia é que você desenvolva algo para ser oferecido a diversos clientes.

Logo, é essencial que esse “item” a ser comercializado siga um padrão de excelência. Nesse caso, estamos falando da qualidade que será entregue a quem comprá-lo.

Aproveitando o momento, nesta etapa você também deve padronizar o método de atendimento aos clientes.

Treinar a sua equipe para prestar um trabalho competente, organizado e gentil, também é uma forma de garantir a satisfação do seu público.

Atrair o público ideal de clientes

Após encontrar a oferta perfeita, desenvolver um item padronizado e treinar a sua equipe para se tornar uma verdadeira máquina de vendas, você precisa atrair os leads corretamente.

Principalmente quando falamos em economia de recorrência e renda previsível, é essencial trabalhar com clientes que já possuam o perfil de associações mensais.

Esses indivíduos são aqueles que conseguem perceber os benefícios potenciais ao realizar um pagamento constante, em detrimento do público que prefere comprar apenas quando precisa.

Ao identificar o seu público ideal, você passa a ter não apenas consumidores fiéis, mas promotores da sua marca, que irão propagar as vantagens da associação com a sua corretora de seguros.

Controlar recebimentos

Por fim, a última etapa que faz parte do funil da renda previsível, é a do controle do caixa.

Afinal, apesar de as entradas constantes serem uma das principais vantagens dessa metodologia, gerir uma carteira fixa de clientes mensais exige uma dedicação bem maior.

São boletos recorrentes, conferências de pagamentos, clientes entrando em contato mais vezes.

E a sua corretora de seguros deve estar preparada para tudo isso. Por isso, invista em um bom treinamento da sua equipe.

Além disso, vale a pena contar com o apoio de sistemas de gestão, que fazem a organização e gerenciamento de recebimentos de maneira automática para você.

O que a receita previsível pode fazer pelo seu negócio?

Após entender melhor o que é a metodologia da receita previsível, você deve ter notado que essa é uma alternativa concreta para multiplicar os seus ganhos.

Mas, principalmente, ela também é muito eficiente em fidelizar clientes.

E, quando unimos pagamentos mensais com clientes satisfeitos, temos uma receita imbatível para o sucesso do negócio!

Então, vale a pena aplicar a renda previsível em sua corretora de seguros. Ela é uma ótima opção para aumentar o seu faturamento e conquistar ainda mais associados.

Venha falar com a Uphold e nos deixe te contar todas as nossas ideias para a sua corretora!

Ultimas Postagens