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Tendências do mercado pós pandemia – Como estruturar sua corretora?

As tendências do mercado pós pandemia podem definir o futuro da sua empresa para o bem ou mal.

Sendo assim, toda atenção dada aos possíveis novos caminhos é extremamente válida.

Porém, fazer isso de forma errada ou equivocada pode trazer enormes prejuízos a sua empresa, ainda mais no nicho de corretagem de seguros.

Felizmente algumas tendências já estão próximas de serem realidades nas principais seguradoras e por isto, são facilmente identificáveis.

Para que você, gestor ou empresário, não fique atrás de nenhum concorrente, a Uphold Contabilidade vai mostrar a razão de entender melhor sobre as tendências do mercado pós pandemia para corretores.

Por que é preciso ficar de olho nas tendências de mercado pós pandemia?

As tendências do mercado pós pandemia são indicativas e mostram quais mudanças serão mais ou menos aceitas por parte dos potenciais clientes.

Um exemplo que mostra como o acompanhamento e a implementação das inclinações do mercado de corretagem se faz necessário é bastante simples.

Imagine que a sua corretora de seguros faz parte de uma corrida e ao seu lado estão os principais concorrentes.

Em uma corrida tradicional, a disputa começa apenas após o disparo inicial do árbitro, entretanto no mundo corporativo não há nada que impeça largar antes ou depois dos demais.

Pelo contrário, o gestor que sai na frente em busca do acompanhamento das novas tendências ganha destaque em relação aos concorrentes.

Ou seja, se você acompanhar e implementar as então mudanças causadas pela pandemia antes dos concorrentes, é certo dizer que a vantagem competitiva está na sua mão.

Agora vamos avançar ao tópico seguinte e entender como as tendências podem impulsionar uma corretora de seguros.

Como as tendências pós pandemia podem escalar uma corretora de seguros?

As tendências pós pandemia indicam novas formas de fazer negócio e caso a sua empresa esteja atenta é possível ter um aumento significativo no alcance e na prospecção de novos clientes.

Vale destacar também que as mudanças no mercado podem impulsionar a sua corretora de diferentes formas.

Ou seja, cada nova inclinação representa uma oportunidade então inédita e potencialmente explorável.

5 tendências pós pandemia que devem se destacar no mercado atual

Algumas tendências do mercado pós pandemia estão extremamente próximas ou até já fazem parte do cotidiano e você pode começar a implementar mudanças sutis desde já.

Contudo, você, gestor ou empresário, precisa ter em mente que fazer alterações e criar novos processos necessita de investimento.

Então, sempre busque se planejar da melhor forma possível.

A Uphold Contabilidade tem um artigo que mostra como o controle financeiro para corretora de seguros pode ser feito de maneira ágil e eficiente. Então não deixe de conferir!

Com isso em mente, descubra a seguir as 5 tendências do mercado pós pandemia que as corretoras devem ficar de olho.

1. Diversificação nos canais de atendimento

A primeira tendência e talvez uma mudança importante causada pela pandemia é a diversificação nos canais de atendimento voltados aos interessados em seguros.

Devido ao regime de quarentena, as pessoas passaram a contratar e fazer atualizações da apólice dentro da própria casa.

Isso resultou em canais de atendimento não tão explorados, como Whatsapp e Facebook.

Para você ter mais abrangência e facilitar o contato de novos e atuais clientes, implemente canais ainda não explorados, como Messenger, Whatsapp, e-commerce e até mesmo e-mail.

2. Presença digital da sua marca

O digital faz parte do dia a dia e no mundo dos seguros não é diferente. Justamente por isso, a sua marca também precisa ser digital.

Tornar a marca digital e afirmar a sua presença na internet demora e por isso começar cedo pode ser um importante diferencial. Além disso, o mercado pós pandemia na área de corretagem de seguros tem indicado mais investimentos nas promoções digitais.

Uma forma de reafirmar a sua presença neste meio é investir em estratégias voltadas exclusivamente para o digital, como marketing de conteúdo ou promoções em sistemas ADS.

3. Hiperpersonalização de serviços

Outro caminho que a pandemia revelou aos corretores de seguros a partir deste ano é a hiperpersonalização de serviços, com estratégias e serviços que são facilmente relacionados à marca.

Esta tendência também ganha bastante importância pelo fato de ser facilmente implementada.

A hiperpersonalização consiste em usar informações internas e externas com finalidade de executar um atendimento que considera todo o contexto do cliente em potencial.

Ou seja, você afasta a mecanização e passa a ouvir o cliente verdadeiramente, entendendo os desejos que precisam ser trabalhados em relação ao público alvo.

4. Análise de dados

A Internet das Coisas (IoT) está mais próxima da realidade brasileira e isso significa que muitos dados devem ser produzidos em relação ao seu público alvo nos próximos anos.

Segundo o levantamento da gigante tecnológica Cisco, o mercado de IoT deve movimentar 860 bilhões de dólares na América Latina entre 2020 a 2030, sendo que 352 bilhões apenas no território brasileiro.

Então busque digitalizar todos os seus processos de venda e comece o quanto antes. 

Com dados relevantes de seu público em mãos, sempre os use em momentos da tomada de decisões.

5. Atendimento humanizado

Embora a pandemia tenha limitado a proximidade entre as pessoas, muitas empresas viram a necessidade de humanizar ainda mais o atendimento.

Isto é, a conversa que antes era limitada em “boa tarde” e “volte sempre” passou a ter mais franqueza e intimidade.

Desta forma, o cliente em potencial se via mais próximo da corretora e por isso ficava mais confiante em tomar uma decisão positiva.

Felizmente, o atendimento humanizado pode ser facilmente aplicado em todos os seus processos, precisando apenas da prática constante da empatia com os seus atuais e futuros clientes.

O que a tendência pós pandemia pode ensinar aos corretores de seguro?

A tendência do mercado pós pandemia ensina aos corretores de seguro que a expansão iniciada em 2020 deve obrigar empresas novas e veteranas a se atualizarem caso queiram resultados ainda melhores.

Embora essas novas mudanças parecem dificultar ainda mais o ramo de corretagem, é possível ter uma visão mais positiva.

Ou seja, as empresas que acompanharem essas tendências a partir de 2021 devem ter mais facilidade para manter e prospectar clientes.

Vale a pena implantar novas tendências no seu negócio?

A história mostra que as tendências devem ser acompanhadas sim caso contrário até mesmo empresas mundialmente reconhecidas podem correr riscos, como aconteceu com a Kodak e a Blockbusters.

Então se você, gestor ou empresário, consegue investir e implementar as novas tendências do mercado pós pandemia ainda em 2021, comece suas mudanças e não perca tempo.

Caso o ambiente ainda não esteja favorável para adicionar novas ferramentas por conta de custos operacionais, refaça o seu planejamento e tente encaixar alterações sutis até tudo ficar de acordo com as inclinações do mercado.

E se você precisar de ajuda para deixar tudo de acordo com a futura realidade do mercado de seguros, tenha certeza que a Uphold Contabilidade está aqui para ajudá-lo!

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