uphold_proposta

Veja como demonstrar as comissões nas propostas comerciais

Para muitos corretores, as comissões nas propostas comerciais ainda são um grande tabu. E por isso, evitam ao máximo tratar o assunto de maneira menos alarmista. 

Isso resulta em desencontros de informações e, principalmente, na repetição de erros facilmente corrigíveis.

Se você trabalha com corretagem de seguros, deve saber que a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão regulamentador da venda de apólices de diferentes tipos.

Em uma de suas resoluções, o órgão criou a obrigatoriedade de mostrar os valores das comissões nas propostas comerciais de corretores, e isso acabou por gerar infinitas dúvidas.

Hoje, a Uphold Contabilidade preparou este conteúdo para tirar as dúvidas dos corretores e mostrar como os valores das comissões podem ser apresentados de maneira fácil e sem comprometer seus resultados.

O que diz a resolução 382 da SUSEP?

A resolução 382 da SUSEP criou a obrigatoriedade do corretor ou da corretora de indicar o seu percentual de ganho a partir da celebração do contrato.

Em linhas gerais, a nova medida compete à entidade criar e determinar como os contratos devem ser mantidos e quais atitudes são inaceitáveis.

Ou seja, a SUSEP tem poder de definir as cores dos papéis usados caso entenda que haja necessidade de interferir no assunto.

Desta maneira, se você fechar uma apólice de 25% de algum automóvel é preciso constar este percentual distribuído ao longo do período. 

Com isso, os 25% de comissão ficam distribuídos ao longo dos 12 meses de vigência do contrato, alcançando 2,08% ao mês.

A íntegra da resolução 382 da SUSEP apresenta ainda mais detalhes, mas o mais importante para os corretores neste caso, é entender a necessidade indiscutível de mostrar a sua comissão, evitando assim problemas futuros.

Corretores têm problema em expor as suas comissões nas propostas comerciais?

Não há problema em apresentar comissões nas propostas comerciais aos olhos da SUSEP, já que a informação é uma obrigatoriedade estabelecida por lei.

Ainda assim, corretores presumem de forma errada que a informação do ganho deve dificultar celebrações ou até prejudicar a categoria, algo até agora pouco provável.

A dificuldade de oferecer seguros não fica maior pela informação do seu percentual, isso porque todo serviço ou produto é vendido por um valor pré determinado.

Por exemplo, o advogado cobra honorários pelo seu conhecimento e experiência, e isto é algo naturalizado na sociedade. 

Um advogado pedir valores mais altos ou baixos mostra apenas a chance de ter sucesso ao fim de determinado processo.

No mercado de corretagem de seguros não é diferente.

Um percentual mais alto significa apenas que o seu conhecimento em determinada apólice é mais adequado para um cenário em questão.

Porém, apresentar essa porcentagem de maneira simples e direta pode ser um problema para muitos corretores.

Sendo assim, a Uphold Contabilidade mostra a partir de agora como fazer isso de forma rápida e eficiente no tópico a seguir.

Como demonstrar as comissões nas propostas comerciais

Demonstrar as comissões nas propostas comerciais podem ser feitas facilmente desde que você considere 5 importantes dicas separadas nos assuntos seguintes.

Porém, vale destacar que as dicas devem ser implementadas à risca com finalidade de evitar erros ao longo das celebrações das apólices. 

Dito isso, aprenda como demonstrar as comissões nas propostas comerciais.

1. Envie documentos timbrados

O uso de documentos timbrados deve ser algo frequente no segmento de corretagem de seguros.

Esta dica é fundamental pois mostra como a sua empresa está preparada para enviar todos os documentos referentes à apólice.

De modo geral, criar um documento timbrado é extremamente fácil. 

Primeiramente, crie um cabeçalho com todas as informações entendidas como essenciais da sua empresa e adicione o seu logo.

Caso procure por algo mais bem acabado e de alto nível, é possível contratar um design para realizar este serviço.

2. Formalize o contato por e-mail

Um erro comum durante o fechamento de apólices é esquecer de formalizar os entendimentos entre corretor e cliente por e-mail.

Por mais que as negociações estejam indo bem, seja por telefone ou redes sociais, nunca se esqueça de formalizar cada novo passo dado por e-mail.

Desta forma, você tem mais segurança para um eventual problema.

3. Evite centralizar informações

Concentrar as negociações apenas em um único canal, principalmente redes sociais como WhatsApp e Messenger, podem te prejudicar e fazer com que você se esqueça de apresentar comissões nas propostas comerciais.

Por exemplo, se o seu principal canal de atendimento é o WhatsApp e você apenas apresenta fotos e prints dos seus cálculos, tente parar de centralizar os contatos desta forma.

Algo simples de se fazer é distribuir informações por um site e também pelo e-mail.

4. Implemente modelo de proposta padronizado

Essa dica é a mais fácil de ser implementada, isso porque mais abaixo deste artigo a Uphold Contabilidade vai disponibilizar um modelo de proposta padronizado para apresentar as suas comissões nas propostas comerciais.

Assim, os novos contratos passam a estar certificados que estão ciente da sua porcentagem e assim você fica de acordo com a resolução 382 da SUSEP.

5. Crie apresentações sob medida

Por fim, dedique um pouco do seu tempo para criar apresentações únicas para cada tipo de proposta que você trabalha frequentemente. 

Através deste método, o cliente consegue entender ainda mais como funciona o seu tipo de serviço.

Inclusive, é fundamental que você crie a partir dos modelos aceitos pelo WhatsApp, Messenger e demais canais usados frequentemente.

Não economize e se for necessário busque ajuda de um design.

Modelo de proposta comercial para corretores

Para baixar gratuitamente um modelo de proposta comercial para corretores e assim trabalhar de acordo com as orientações da SUSEP, basta fazer o download aqui.

Uma vez que o documento for baixado, você está livre para usá-lo como bem entender no seu dia a dia de corretagem.

Vale a pena mostrar as comissões nas propostas comerciais?

As comissões nas propostas comerciais valem sim a pena ser mostradas por dois importantes motivos.

Primeiro, você passa a trabalhar adequadamente e fica de acordo com as diretrizes da resolução 382 da SUSEP. Isso reduz a zero as chances de sofrer algum tipo de penalização da entidade.

Por fim, o corretor executa um serviço e por este motivo não deve ter vergonha em cobrar uma porcentagem que acredita ser justa.

Vale destacar também que caso você encontre algum tipo de dificuldade ou impedimento nas suas atividades de corretagem, saiba que a Uphold Contabilidade está aqui de prontidão para ajudá-lo!

Ultimas Postagens