UpHold
  • Home
  • IRPF 2021
  • Solicitação de NFE
  • Para você
    • Corretores de Seguros
    • Profissional Liberal
    • Profissionais de Saúde
  • UpFlix
  • Blog
    • Corretor de Seguros
    • Pejotização
  • Contato

Você tem um sócio fake na sua corretora de seguros?

Você tem um sócio fake na sua corretora de seguros?

Quando começamos um negócio dentro do universo das corretoras de seguros, é normal precisarmos encontrar uma pessoa que seja parceira para dar entrada em documentos burocráticos.

Se você já tem a sua corretora de seguros aberta a bastante tempo, com certeza já conheceu pessoas ou até mesmo você, acabou procurando em pessoas próximas o “empréstimo do nome” como nossos pais, irmãos ou parentes próximos para prosseguir com a abertura da empresa, isso porque havia uma exigência expressa da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), obrigado que as empresas fossem no formato de “Sociedade”.

Neste caso, seria como se você tivesse um “sócio fake”.

Cuidados o sócio fake
Busque informação para não cometer erros na sua corretora de seguros

Porém, você sabia que nos dias de hoje a SUSEP pode considerar este método, muitas vezes indicado pelos próprios contadores de antigamente, uma fraude?

Por isso, separamos algumas informações sobre o assunto para que você não cometa erros do tipo na sua corretora de seguros.

Abrindo uma corretora de seguros antigamente

Na hora de abrir uma corretora de seguros, a SUSEP exigia que a nova corretora de seguros que estava para se formar fosse constituída no formato de sociedade, onde não importava qual o seu formato simples.

Ou seja, com a união de dois corretores técnicos ou qualquer outra pessoa que entendesse do segmento.

E se o empreendedor que tinha a ideia de abrir uma corretora de seguros e não tinha uma pessoa do mesmo segmento para abrir uma sociedade, colocavam uma pessoa próxima, assim como mencionamos anteriormente.

As dificuldades burocráticas podem aparecer
Evite dificuldades burocráticas para a sua corretora

Porém, apesar de não ter nenhum cargo efetivo dentro do negócio, a pessoa que está como sócia junto com você na sua corretora de seguros, dependendo do tipo de contrato social que tenha sido feito, pode ter os mesmos direitos que você sobre o negócio.

Um falecimento, separação entre conjugues ou qualquer outra situação atípica podem causar dificuldades burocráticas para sua corretora de seguros.

As modificações da SUSEP

Com tantos problemas e dificuldades que os corretores passavam por conta desta exigência, a SUSEP começou a ver que precisava fazer algumas mudanças em sua legislação para acompanhar as necessidades do mercado atual.

A partir disto, a SUSEP começou a permitir que os interessados em abrir sua própria corretora de seguros pudessem fazer todos os procedimentos de forma individual em diversos formatos.

Ou seja, você consegue abrir uma empresa individual, seja Firma Individual propriamente dito, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), ou até mesmo um novo formato chamado Sociedade Limitada Unipessoal.

O que devo fazer para regularizar a situação da minha corretora de seguros?

Por isso, se você ainda possui em sua empresa, quadro de sócios que não atuam de fato (a moda antiga imposta pela SUSEP), precisa fazer a atualização do contrato social e de toda a documentação perante aos órgãos em questão para que seu negócio não seja considerado uma fraude.

Além de evitar maiores problemas jurídicos perante aos orgãos de fiscalização, você garante que estará atuando com a empresa dentro de todos os formatos impostos pela lei atual.

Afinal, caso você passe por uma fiscalização da SUSEP e ainda não tenha feito as alterações necessárias, precisará atuar de forma emergencial em toda a documentação para evitar possíveis multas e impedimentos de trabalhos.

cuidado com a fiscalização
Uma fiscalização pode impedir a sua atividade de corretagem

Dependendo do caso, até o encerramento da sua empresa dentro da atividade de corretagem de seguros é considerada. 

Por esse motivo, se você ainda não tem um sócio que trabalhe na empresa que possa ser registrado de forma regular, pense em transforme seu negócio para o formato individual.

Caso precise de orientações para este tipo de serviço, você pode contar com o auxílio da Uphold Assessoria, empresa especializada em consultoria e serviços voltados para o crescimento da sua corretora de seguros.

Por: Everton Rocha
Contador CEO da Uphold Contabilidade Especialista em Corretores de Seguros

Artigo anteriorComo melhorar a performance da sua corretora de segurosAs formas de melhorar as vendas da sua corretora de segurosPróximo artigo Como se tornar um corretor de seguros protagonista?O novo mercado para os corretores de seguros

1 comment

Maria Aparecida disse:
13/10/2020 às 10:51 AM

Sou sócia com 10%, a corretora deve impostos, posso pedir para o dono tirar meu nome da corretora, não trabalho desde 2013

Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

About The Blog

Nulla laoreet vestibulum turpis non finibus. Proin interdum a tortor sit amet mollis. Maecenas sollicitudin accumsan enim, ut aliquet risus.

Posts recentes

Simples Nacional: o seu guia completo sobre o assunto (2021)18/04/2021
Confusão patrimonial – Como evitar em sua corretora de seguros?15/04/2021
Contabilidade Consultiva – Por que sua empresa precisa de uma?14/04/2021

Categorias

  • Blog
  • Corretor de Seguros
  • Pejotização

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Tags

#corretora de seguros #corretor protagonista abertura de empresa advogados apólice de seguros arquitetos arquitetura capital social comissões em apólices contabilidade especializada em corretora de seguros contabilidade para corretora de seguros em SP contabilidade para corretores corretor corretora de seguros corretora de seguros em SP Corretor de Seguros corretor de seguros em SP corretor de seguros protagonista corretores de seguros covid19 crm CRM de Vendas empreendedorismo engenharia engenheiros gestaofinanceira lgpd Lucro presumido mei microempreendedor individual médicos network pejotização profissionais de ti promotores de vendas pró-labore recadastramento susep regime de tributação seguros simples nacional sincor sociedade limitada susep tercerização de serviços uphold contabilidade

Temos mais de 10  anos no mercado e nossa prioridade é o tempo do nosso cliente, nosso time é ágil e assim atendem nosso cliente na velocidade que eles necessitam.

Fale Conosco

Rua Itapura, 239 - CJ 1504, Tatuapé, São Paulo, SP, 03310000
(11) 99432-3964 WhatsApp
contato@uphold.com.br
Seg. - Sex. 9h às 18h
Uphold Assessoria Contábil
Up Hold Assessoria Contábil. Site Contábil Desenvolvido pela Tactus

Sobre Nós

Temos mais de 10  anos no mercado e nossa prioridade é o tempo do nosso cliente, nosso time é ágil e assim atendem nosso cliente na velocidade que eles necessitam.

Posts recentes

Simples Nacional: o seu guia completo sobre o assunto (2021)18/04/2021
Confusão patrimonial – Como evitar em sua corretora de seguros?15/04/2021
Contabilidade Consultiva – Por que sua empresa precisa de uma?14/04/2021

Categorias

  • Blog
  • Corretor de Seguros
  • Pejotização